Um povo faminto e desinformado NÃO FAZ REVOLUÇÃO!

Durante as lutas junto aos trabalhadores em defesa dos seus direitos, em suas organizações, em Assembléias e outras batalhas enfrentadas, sempre ouvia as palavras de ordem e as orientações com muita atenção e cautela, participei de muita análise de conjuntura e ouvi explanações lúcidas e outras, as vezes, até sem sentido...E Até bravatas de pseudos radicais.

O discurso ideológico das lutas radicalizadas e de enfrentamento mais classista, ouvi muitas doutrinações...

As lições que tirei ao longo destes anos é que os discursos ideológicos e os rumos revolucionários apontados, são até romanticos e sedutores em muitos aspéctos., É inegável que existem classes sociais, mas o nível de compreensão da grande maioria dos trabalhadores e do povo, aproximam-se muito mais do chamado lumpenzinato, há uma grande fragilidade de entendimento, de compreensão das complexas relações de exploração da sociedade.

Acredito que não se pode negligenciar os aspectos legais e as leis existentes, não adianta falar que a lei é burguesa ou operária, afinal as leis de todos os países e povos, foram feitas de fato para uma minoria ter o controle sobre a maioria, seja nos países capitalistas ou ditos socialistas.

Nas lutas por emprego, salário e direitos básicos precisamos ser objetivos e focar questões práticas e objetivas. Os trabalhadores precisam morar, comer, estudar e ter como levar o sustento a sua familia, pela dor não se aprende nada de forma objetiva e clara, existe sim o desespero de causa que não é aprendizado efetivo de nada.

Assim vi muitos dirigentes de Sindicatos proferindo discursos radicais, pregando ruptura de classe , revolução e até luta armada, para trabalhadores que, as veze, ficam apavorados com a possibilidade de ter que fazer uma greve por salários mais justos...

Assim, vejo que esta luta meramente ideológica e despreparada não leva o trabalhador a lugar nenhum e ele, ainda fica mais amedrontado e descrente de tudo. É preciso organizar lutas objetivas e ter em mente as limitações impostas pela limitação cultural e do aprendizado de cada pessoa.

É preciso ter noção que o mundo vive uma relação de exploração e até mesmo nos países chamados socialistas como Cuba, China etc,,,Essa relação existe e , as vezes, é até pior que em alguns países capitalistas mais amenos ou social democratas.

Não adianta chamar pra revolução um cidadão desempregado e faminto...As pessoas se movem por necessidades e por motivações bem claras e que lhe dizem respeito.