TIPOLOGIA

Quando crianças, eu e meu irmão adorávamos brincar de adivinhação, um tentando adivinhar o que o outro estava pensando, apesar da reprovação de nossa mãe que dizia que só Deus conhece nossos pensamentos e que Ele não gostava de adivinhações.

Sempre acreditei nas palavras de minha mãe, pelo menos até o ano de 2010 quando conheci Akinator , o gênio web! Um personagem virtual que sempre acertava o que eu estava pensando, ou melhor em quem eu estava pensando. Claro que eu precisava responder a algumas de suas perguntas, mas nem por isso deixava de ser surpreendente e prazeroso vê-lo acertar. A brincadeira era simples, bastava pensar em alguém, real ou personagem e responder as perguntas do gênio.

Na verdade, Akinator era um programa sofisticado de computador desenvolvido no ano de 2007 por Jeff Deleau, Arnaud e Olivi, três programadores franceses que provavelmente se inspiraram no famoso jogo 20Q Twenty Questions, que consistia em adivinhar o que outra pessoa estava pensando através de vinte perguntas. Se você pensar em um personagem bíblico, Abraão, Noé, Josué ou qualquer outro, é muito provável que Akinator consiga acertar com menos de 20 vinte perguntas.

Tomemos uma situação hipotética. Suponha que Akinator faça algumas perguntas a um respondente e obtenha as seguintes respostas:

Akinator – Seu personagem é uma mulher?

Respondente – Não.

Akinator – Ele veio do céu

Respondente – Sim.

Akinator – Ele já existia antes de seus pais nascerem?

Respondente – Sim.

Akinator – A 1º letra do nome de seu pai terreno é “J” e de sua mãe é “M”?

Respondente – Sim.

Akinator – As duas primeiras letras do nome seu pai terreno é “Jo” e de sua mãe é “Ma”?

Respondente – Sim.

Akinator – Quando ele apareceu na Terra como um bebê indefeso, uma estrela foi vista?

Respondente – Sim.

Akinator – Quando cresceu passou a realizar proezas incríveis, verdadeiros milagres?

Respondente – Sim.

Akinator – Quando apareceu na terra, um homem mal cujo nome começa com a letra “H” oprimia o povo judeu?

Respondente – Sim.

Akinator – Após a morte de seu pai terreno começou a cumprir sua missão aqui na Terra?

Respondente – Sim.

Akinator – Antes de começar sua missão retirou-se para um lugar deserto?

Respondente – Sim.

Akinator – Passou então a ajudar os fracos e oprimidos?

Respondente – Sim.

Akinator – Mas, por amor, renunciou seu extraordinário poder e se tornou semelhante ao homem mortal?

Respondente – Sim.

Akinator – Para salvar a humanidade sacrificou sua própria vida?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele foi ferido no peito por algo pontiagudo?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele morreu de braços abertos entre o Céus e a Terra?

Respondente – Sim.

Akinator – Seu corpo desapareceu do túmulo?

Respondente – Sim.

Akinator – Uma mulher foi a primeira a descobrir que ele retornou dos mortos?

Respondente – Sim.

Akinator – Após vencer a morte ele subiu aos Céus?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele foi espancado, ferido e desapareceu de cena, mas retornou com grande poder e glória?

Respondente – Sim.

Akinator – O Planeta Terra estava ameaçado de destruição por uma tríade maligna?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele retornou quando ninguém acreditava e destruiu a tríade maligna?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele destrói seus inimigos com o sopro de sua boca?

Respondente – Sim.

Akinator – Dos seus olhos saem como chamas de fogo?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele escuta os clamores das pessoas de qualquer parte do mundo?

Respondente – Sim.

Akinator – Sua história foi contada por escritores judeus?

Respondente – Sim.

Akinator – Ele ressuscitou na semana da pascoa?

Respondente – Sim.

Nesse momento o gênio web abre um presunçoso sorriso e responde triunfante: Você pensou em Clark Kent, o Superman! E mais uma vez ele acerta.

Surpreso com a resposta? Se não estiver convencido do êxito de nosso adivinho, lhe convido a ler a explicação a seguir :

Com a iminente destruição de Kripton, Jor-El decide enviar seu filho Kal-El para um planeta distante chamado Terra. Passaram-se vários anos até que a nave chegasse ao seu destino, período no qual seus pais terrenos, Jonathan e Martha , nasceram. Ao entrar em nossa atmosfera uma estrela foi vista, além de uma chuva de meteoritos.

Já na adolescência surgiram os primeiros sinais de seus grandes poderes que lhe possibilitaram realizar grandes proezas, verdadeiros milagres como, por exemplo, voar. Outra curiosidade (e pura coincidência), quando o Super-homem apareceu pela primeira vez, um homem mal cujo nome começava com a letra “H” oprimia o povo judeu.

A primeira aventura do Homem de Aço foi publicada em 1938 , ano que um homem mal chamado Hitler começou a perseguir os judeus .Clarck inicia sua missão após a morte de seu pai . Retirou-se para um lugar deserto . Desde então passou a ajudar os fracos e oprimidos. Mas, por amor, renunciou seu extraordinário poder e se tornou semelhante ao homem mortal . Para salvar a humanidade sacrificou sua própria vida.

Ele foi ferido no peito por algo pontiagudo .

Em Superman, O Retorno, filme dirigido por Bryan Singer, há uma cena em que ele aparentemente morre e cai em direção à terra com os braços abertos. Na entrevista conduzida por Stephen Skelton, autor do livro "O Evangelho Segundo o Maior dos Super-Heróis", Bryan disse ainda:

“Lembro de sentar com um dos roteiristas, estávamos vendo os efeitos visuais da cena perto do final em que ele [o Superman] cai na Terra. As mãos dele estão estendidas e ele cai de um jeito muito... [nesse ponto Skelton completou: É a pose do crucifixo. E Bryan concorda] Isso. E o roteirista olhou pra mim - ambos fomos a escolas católicas - e disse: Quer dizer que nós... Não devíamos abrir as pernas dele um pouco mais? Não é muito evidente o que estamos fazendo? Eu respondi: Se é essa a história que estamos contando, então vamos contá-la.”

Após a morte, uma enfermeira é a primeira a descobrir que seu corpo desapareceu do hospital. Ao voltar à vida Superman sobe até aos céus. Ele foi espancado, ferido e desapareceu de cena até retornar com grande poder e glória. Quando nosso planeta estava ameaçado de destruição por uma tríade maligna liderada pelo general Zod, nosso herói misterioso retornou, quando ninguém mais acreditava nele e destruiu a tríade .

Com seu sopro congelante e sua visão de calor, ele derrota os inimigos. E sua super audição lhe permite ouvir os clamores do mundo inteiro. A história de Superman foi criada e contada por escritores judeus, Jerry Siegel e Joe Shuster. Para finalizar o homem de aço ressuscitou na semana da pascoa .

Você provavelmente supôs que o personagem imaginado pelo nosso hipotético respondente fosse Jesus. Na verdade isso seria perfeitamente possível, pois todas as perguntas e respostas se encaixam perfeitamente tanto para Jesus quanto para Superman. Isso ocorre pelo simples fato de que Superman foi largamente inspirado em Jesus, além de algumas coincidências. Se ainda resta alguma dúvida quanto a essa inspiração, observe as palavras ditas, em uma entrevista, por Bryan Singer, diretor do filme Superman – O retorno: “Superman é o Jesus Cristo dos super-heróis.”

Por isso podemos dizer que Superman é um “tipo” de Jesus. Tipo é derivado da palavra grega tupos que possui diversos significados, entre os quais: modelo, semelhança, figura. É uma palavra tradicionalmente usada para descrever semelhanças, encontradas na bíblia, entre pessoas e eventos (pode-se referir também a instituições como a igreja, Israel, etc).

Bruno Renan
Enviado por Bruno Renan em 15/09/2017
Reeditado em 18/09/2017
Código do texto: T6114575
Classificação de conteúdo: seguro