Da ciência, do método, dos fenômenos regulares e das leis científicas (Conceitos básicos)

Da ciência, do método, dos fenômenos regulares e das leis científicas (Conceitos básicos)

- Da ciência

Ciência vem do termo latino "scientia", que quer dizer conhecimento. A ciência é o conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos. Sistemático porque segue um método e seguro porque busca a compreensão através de provas.

O conhecimento, que era conhecido pelos gregos por "epistéme", quando é alcançado pela ciência é denominado epistemologia.

Os objetivos da ciência, em "lato sensu", é tornar este mundo, em se tratando dos fenômenos dele, compreensível em sua ordem. A partir desta compreensão, podemos saber, também, que a ciência objetiva prever situações naturais e o controle da natureza.

- Do método

O método científico é o procedimento que se realiza para se chegar ao fim último, que é o resultado do processo de busca do conhecimento.

- Dos fenômenos regulares e das leis científicas

Os fenômenos regulares são os inúmeros fatos do mundo que ocorrem regularmente. Para reconhece-los é necessário, dentro do processo de busco do conhecimento pelo método, analisa-los e classifica-los. Por meio da análise e da classificação, obtidas pelo procedimento metódico, formulam-se leis científicas que, no sentido da ciência que estamos estudando, são “enunciados generalizadores que procuram apresentar relações constantes e necessárias entre fenômenos regulares.”

Entendamos os conceitos enunciados acima como sendo definições de ciências da natureza.

OBS.: Texto realizado em minha aula de Filosofia. Resumo da ula a pedido do professor Marcos Almeida.

Whallison de Maria

15 de setembro de 2017.

Whallison Rodrigues
Enviado por Whallison Rodrigues em 15/09/2017
Reeditado em 15/09/2017
Código do texto: T6114770
Classificação de conteúdo: seguro