Foto - Cláudia Gelb, Charqueadas/RS

Leão Farrapo


Com seus mitos e verdades, construções ideológico-literárias e fatos históricos, a Revolução Farroupilha, ao final das contas, criou uma identidade para o Rio Grande do Sul. Inicio por esse tema somente para, mais uma vez, a propósito da data, salientar brevemente o nome do charqueador charqueadense José Manuel de Leão, o Juca Leão.

Republico, com esse fim, parte de um texto desta coluna de setembro do ano passado: “Juca Leão, já coronel e vereador em segundo mandato em Triunfo, é revolucionário de primeira hora quando eclode o 20 de Setembro. Contemporâneo e amigo do triunfense Bento Gonçalves, mantém correspondência com este e com outros líderes rebeldes, como David Canabarro.

“Ao iniciar a revolta, farda e arma cerca de cem escravos de sua propriedade e os entrega ao comando farrapo, além de atuar militarmente na região em favor destes. No processo aberto contra os farroupilhas em 14 de outubro de 1836 no Juízo de Paz do 2º Distrito de Porto Alegre, seu nome é o quarto na lista dos réus, abaixo somente de Bento, Onofre Pires e do Dr Marciano Pereira Ribeiro.

“Em 18 de setembro de 1839, pela madrugada, sua charqueada próxima ao arroio [dos Ratos, em Charqueadas] é cercada e Juca e Chico Leão são mortos em combate por tropas imperiais compostas por quarenta homens de cavalaria e sessenta de infantaria”. Feito o registro.

######

BEM-ME-QUEER, MALMEQUEER – Essa celeuma toda provocada pelos grupos contrários ao conteúdo das obras da exposição Queerrmuseu, no Santander, em Porto Alegre, acabou dando uma dimensão pública ao evento que, de outra forma, ele não conseguiria. Eu mesmo não possuía conhecimento da exposição e, assim que percebi o furdunço, fiquei interessado em ir ver. Mas o Santander resolveu encerrá-la antes do prazo previsto e, por isso, recebeu duras críticas de praticamente todos os jornalistas de opinião da imprensa gaúcha. Não vou opinar pelos olhos de terceiros, eis que não vi a Queermuseu, mas creio na liberdade de expressão como fundamento basilar de uma sociedade democrática.

######

ALCEU COLLARES
– O primeiro (e até agora único) negro prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul, nascido em Bagé, completou 90 anos no último dia 7. Atualmente enfrenta problemas de saúde. Torcemos pela recuperação deste advogado e político que escreveu seu nome na história do RS e do trabalhismo brasileiro.

######

PROFESSORAS NA LUTA
– Não tem como existir educação de qualidade sem a valorização de seus profissionais. Nesse sentido, a greve das professoras estaduais deflagrada dia 5 de setembro é uma medida adotada pela categoria visando justamente obter isso. Sem receber o piso nacional, enfrentando problemas de violência crescente nas escolas, com salários e 13º parcelados, o movimento do magistério estadual está mais do que justificado e no seu direito. Na foto acima, professoras e professores paralisados em frente à escola Cruz de Malta, em Charqueadas. Boa luta, gurias e guris.


Texto publicado no jornal Portal de Notícias, versões impressa e onlinehttp://www.portaldenoticias.com.br