A BÍBLIA É PARA SER ... INTERPRETADA

Texto: Josué 1.8; Salmo 1.2; Sl 119.97

INTRODUÇÃO: Este artigo nasceu de uma longa controvérsia que tive com um certo cidadão chamado FÁBIO VIDAL, da denominação dos “Nazarenos”, filho de um ex-prefeito da cidade de Jerônimo Monteiro-ES, incidente este realizado na sacada da “Pousada” da Dona Nadir, não sabendo qual o dia e o mês exatos. Só tenho consciência que se deu no ano de 2007.

Este cidadão, vindo de Vitória, me dissera que “a Bíblia não é para ser estudada ou interpretada, mas consolidada”. Disse ainda que “não se pode estudar Deus”. Disse também que “temos que receber revelação”. (Misticismo puro!).

De pronto, respondi-lhe que podemos estudar suas doutrinas, seus ensinos. Que o caráter de Deus não podemos estudar, mas seus ensinos contidos na Bíblia, sim!

É possível até estudar Deus, só que ficaremos limitadíssimos. (2 Pd 3.18). Jamais poderemos entendê-lo perfeitamente devido a nossa finitude. Não ensinamos tudo ao bebê o acervo cultural, só as coisas básicas, pois ele é ainda limitadíssimo, sua mente é curta. Nele ainda não há nenhum amadurecimento para suportar ensinos longos ou difíceis. Assim é o pouco que aprendemos da natureza e caráter de Deus, pela Teologia Sistemática ensinada nos seminários e faculdades de teologias. E ainda assim, ficamos por aprender muita coisa!

Colhi do Pr. V. REDMAN (adventista), certa ocasião, num sermão proferido pela TV: “Para entender Deus a gente precisa de uma eternidade, mas para crermos nEle, só um momento. No dia que o homem entender Deus, Ele deixará de ser Deus”. (FONTE: Programa “Está Escrito”, de novembro de 1997).

Citei ainda ao meu interlocutor, o texto de Mt 22.29: “Errais por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus”. Como também João 5.39; Oséias 6.3 e Ap 1.3, fazendo também algumas outras aduções.

Completemos o assunto, indo ao cerne da questão de que a BÍBLIA É PARA SER, além de vivenciada, LIDA, ESTUDADA, MEDITADA e INTERPRETADA.

I. EMBAZAMENTO:

(1) Js 1.8; Sl 1.2; 119.97- Estes trêss textos (dentre muitos outros contidos no VT) são denominados de “mandamentos positivos para o indivíduo” sobre o dever de ler, meditar, interpretar o texto sagrado, que não podem ser olvidados, mas meditados dia e noite. Fazem parte das Escrituras.

(2) Ne 8.8 – (lida e explicada por um líder – Escriba Esdras, num longo período de tempo) c/c Jr 31.31-34. (Aqui em Jeremias está a idéia embrionária do sacerdócio universal de todos os crentes, como também as primeiras idéias de que até mesmo algum professor humano pode ser dispensado, porque, como está claro no texto “todos me conhecerão” – ou seja, através da leitura, meditação, interpretação da mesma Bíblia).

(3) Atos 17.11 (os bereanos examinavam-na a cada dia para conferir tudo o que os apóstolos lhes falavam a viva voz, mesmo sendo o apóstolo Paulo – o maior teólogo de todos os tempos, quem, lhes houvera falado ou ensinado parte das Escrituras!) Os bereanos jamais aceitavam ser teleguiados com interpretações errôneas. Conferiam tudo de todos!

(4) Lucas 4.16-21 (Jesus sabia de cor e onde se encontrava a referência. Tinha hábito de ler os textos sobre os quais iria explicar em público). Ele abriu o seu rolo correspondente, lia, fechava-o, devolvia ao Mestre-sala (ou encarregado da Sinagoga), e, em seguida, sentava-se para explicar a porção lida diante de seu público! Há quem diga que, o encarregado saía do ambiente da palestra de Jesus para levar o rolo para outro compartimento ou sala, dando a entender que o livro não poderia ficar ali diante dos demais, para ninguém cair na tentação de idolatrá-lo. A atenção das pessoas deveria se fixar nos ensinos ou explicações de Jesus – jamais no livro ou nas letras do livro!

(5) Lucas 24.45 (Jesus abriu o entendimento dos discípulos para que entendessem as Escrituras). Esta foi uma das ocasiões em que as pessoas, apesar de lerem, não haviam entendido por completo. Mas, esses discípulos do caminho de Emaús, estavam tão tristes pela morte de Jesus, que não perceberam que os textos lembrados a eles versavam exatamente sobre a morte de Jesus. Estavam totalmente desligados devido a profunda tristeza que os abatia, pela ausência de seu Mestre.

(6) 2 Tm 3.14, 15 (Timóteo lia-a desde a meninice. Precisava apenas recordar o que havia lido).

(7) 1 Tm 4.13 (Paulo exortou a Timóteo a persistir em ler a Bíblia). Em nenhum momento Paulo escreveu a Timóteo ou a Tito ou a quaisquer companheiros, para que chamassem rabinos ou teólogos para explicarem para eles. Apenas dizia para eles “persiste em ler”. O simples fato de recomendar a leitura, fica implícito que quem lê, vai entender. Se entende, é porque medita. Se medita é porque a interpretação é mesmo pessoal e individual. Fica patente a “competência do indivíduo” com as Escrituras. (Vide item IV adiante).

II. OUTROS ARRAZOADOS:

2.1 ARRAZOADOS DE UM MÉDICO: Outro dia, um certo médico, em plena consulta, conversamos sobre temas bíblicos, ele me disse: “Você é muito letrado, Fernando!”

2.2 ARRAZOADOS DO VIDAL: Após ouvir minhas respostas, ele me saiu com esta velha afirmação que muitos fazem, quando perdem as estribeiras: “A letra mata”.

Mas quanto a isto, temos a dizer o seguinte: a letra que “mata” (2 Co 3.6) é a Lei Mosaica escrita em pedras, nua e crua, o legalismo, que não considera o amor, o contexto. É a fria lei sem considerar o contexto. Isto é o que mata. (Ver 2 Co 3.7 e Dt 4.13).

Deus nos deu um raciocínio, para usarmos. O mesmo Deus que fez o coração, que abriga a nossa fé, também fez o INTELECTO, para através deste, defendermos as suas doutrinas e também para achegarmos a Ele.

Não é racional saber que Deus fez o nosso INTELECTO, mas não permite que seu Espírito Santo use esse mesmo INTELECTO, para que o homem se chegue a Ele. O principal para nos achegarmos a Deus é a fé (Hebreus 11.6), mas também temos o raciocínio que Deus nos deu, para entendermos seus ensinos e também nos achegarmos mais a Ele! Afinal de contas, a Sua Palavra está repleta de ensinos lógicos que requerem nossos raciocínios. São muitos, em nossos dias, os INTELECTUAIS que se converteram a Cristo através de razões e lógicas respostas que lhes foram dadas. Mas isto é matéria para outro assunto.

III. EXPERIÊNCIA DE QUEM NÃO LÊ:

Certa pessoa idosa, pentecostal, disse: “Já passei do estágio de ler a Bíblia. Não leio mais. O Espírito Santo me revela tudo de que preciso”.

ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA:

(1) Coitada, aprendeu um 3º testamento, perigoso e não recomendado para ninguém!

(2) Ela possui um novíssimo testamento, pois recebe revelações após o cânon da Bíblia estar fechado. Esse foi um dos mais velhos problemas do cristianismo: alguém falar em nome de Deus não estando mais autorizado.

(3) Aprendeu uma “contracultura Bíblica”. Igual aquela idosa, há muitos em nossos dias!

(4) Com essa frase, aquela idosa fez um LOUVOR à preguiça, ao contrassenso e a acomodação.

(5) Leiamos Is 8.20. A Palavra de Deus é o suficiente!

IV. A COMPETÊNCIA DO INDIVÍDUO DIANTE DAS ESCRITURAS

Deus nos fez competentes. A competência do indivíduo solta aos nossos olhos e mãos. Somos competentes para ORAR, PREGAR, TER ACESSO A DEUS, LER, MEDITAR E INTERPRETAR as Escrituras.

Gl 2.20: A Trindade que habita em meu coração, me faz capaz.

CONCLUSÃO:

O teólogo, expoente máximo dos “Batistas Renovados”, senhor Eneas Tognini, que faleceu há alguns anos, quando, na década de 60, foi organizar outras Igrejas pela Convenção Batista Nacional (após deixar a CBB – Batistas Tradicionais), desfez-se de toda a sua Biblioteca. Deve ter doado todos os seus livros a outras pessoas ou instituições, numa flagrante desvalorização do estudo ou do valor que há no intelectualismo, como se não mais precisasse deles doravante. Ou talvez que daquele dia em diante não mais iria estudar outros livros. Décadas depois, voltou às primeiras idéias e, inclusive escreveu um novo livro sobre a “Vida de Moisés”, cujo exemplar possuo.

Não precisava tanto! Ninguém vive só de orações: é preciso atos, comportamentos, estudos e tudo o mais que nos eleve na espiritualidade. Nada deve ser dispensado. Pode ser um certo atraso mental.

Precisamos ler, meditar, estudar, ensinar (e ser ensinados), como também interpretar a Bíblia. Seja em grupo (coletivamente), como a sós!

Jerônimo, teólogo latino, muito celebrado pelos romanistas, quando traduziu sua “Vulgata Latina”, na capela da Natividade, em Belém (Israel), ESTAVA SOZINHO! Nunca li que tivesse ao seu lado uma equipe para fazer tal proeza. Eis aí, mais um exemplo da competência do indivíduo! É preciso lembrar ainda que Jerônimo era eremita – um homem que vivia a sós, em oração! Dificilmente fez seus estudos e traduções estando acompanhado!

Rive (ES), 16 de setembro de 2017 / Fernandinho do forum