Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Redação no Vestibular: Beleza é tudo



Quem nunca ouviu o ditado popular que diz: “a primeira impressão é a que fica”? Embora o conceito de beleza seja um universal a ser alcançado, um texto limpo e organizado  não faz mal a ninguém, antes deixa  _  está lembrado do ditado acima?_  uma boa primeira impressão.

Recebi um texto de um aluno meu, que aqui eu vou chamar de Chico, e me assustei com os hieróglifos que o garoto escreveu. Talvez ele tenha esquecido que o nosso sistema de escrita seja o alfabético e por isso tenha inventado uma forma de escrever bastante particular. De início, disse-lhe que era muito criativo inventar uma forma diferente de escrever, mas depois deixei claro que a principal função da escrita é a comunicação e para isso ocorrer é necessário que o leitor entenda o que o redator quis informar.

Um erro comum é o uso incorreto dos parágrafos. Em um texto, principalmente nos escritos à mão, os parágrafos  devem estar alinhados um após o outro de forma linear. Os espaços que iniciam os parágrafos têm de formar uma linha reta e não um rio sinuoso.

Outro erro comum são as feridas. Não, o texto não está com doença alguma, mas está feridento. Chamo de feridas àqueles erros de grafia onde uma palavra é riscada, ficando aqueles borrões. Se por algum motivo você errar uma palavra na hora de escrever na folha de resposta do vestibular, não precisa ferir completamente seu texto, basta colocar a palavra entre parênteses e passar um discreto risco. Pronto! O problema foi resolvido.



Atenção!
Caligrafia é uma palavra que significa “uma grafia bonita”. Então, não acredite em alguém diz que “sua caligrafia é feia”. Dizer isso é uma incoerência das bravas!



Não se engane!
As pessoas que corrigem as redações do vestibular não são médiuns para ter a capacidade sobrenatural de desvendar os garranchos que muitos escrevem. Lembra-se do Chico que falei no início deste texto? Sua redação podia ter a melhor tese já desenvolvida sobre a educação, mas eu não entendi nadinha.

Solução?
Para resolver este problema não é preciso correr de para um lado para o outro, gritando desesperadamente. Basta recorrer a um método muito clássico: O caderno de caligrafia. Existem hoje no mercado cursos de caligrafia, mas recomendo recorrer a este caderninho que não faz vergonha a ninguém. Não precisa iniciar pelos cadernos da pré-escola. Existem os números 3 e 4 que são para pessoas que já conhecem o sistema alfabético, mas que tem necessidade de melhorar a grafia.

Então, fica o recado: cuidado com um texto feio. Ele pode dizer muito sobre a pessoa que o escreveu, como por exemplo, se a pessoa é ou não organizada, observadora. Se escrever um texto muito desorganizado,  pode passar a informação de que você é uma pessoa incapaz para exercer  uma função que exige organização. Isso em um concurso pode ser fator decisivo para aprovação ou não.

Fica, então, o conselho:  Beleza é fundamental.


Valeu e até mais!
Amael Oliveira
Enviado por Amael Oliveira em 19/10/2005
Reeditado em 30/11/2007
Código do texto: T61189

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Amael Oliveira
Aracaju - Sergipe - Brasil
70 textos (36652 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 19:53)
Amael Oliveira