Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Uma saída, o esporte!


Para que algumas situações no Brasil mudem, temos que começar por baixo, através da escola.
Primeiramente, fazendo com que crianças e adolescentes não fiquem com tempo ocioso, podendo caminhar em direção oposta daquela imposta pela sociedade.
A direção oposta seriam as drogas, violência e crime, aquela que sabemos que, muitas vezes, o fim é trágico, acaba com o choro de uma mãe pelo seu filho que, infelizmente, não está mais sob seus olhos.
Para que esses fins possam ser cada vez menores, cada um precisa fazer sua parte e a mudança de alguns conceitos e pensamentos precisam acontecer o mais rápido possível.
Os pais têm que olhar e cuidar mais de seus filhos, os políticos têm que pensar em saídas para combater a entrada desses jovens nesses caminhos sem volta e a escola, como um papel fundamental na educação, deve pensar em alternativas para reverter esse quadro, que parece aumentar a cada dia.
Um exemplo são as atividades esportivas, que ajudam no desenvolvimento e cidadania de jovens e adolescentes. Mais do que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma eficaz ferramenta para formação do cidadão. Esse paralelo rende ainda disciplina, auto-estima, respeito e companheirismo.
Uma saída são as atividades fora do horário de aula, como se fosse um passatempo, e não uma obrigação, que eles fossem por livre vontade, sem pressão de horário e professores.
A atividade esportiva, como já vimos, além de melhorar a qualidade de vida, estimula a mente a pensar, a desenvolver estratégias, a aprender a lidar com perdas e ganhos e instrui a lidar com regras, que podem ser usadas na vida e no futuro.
Ainda têm os campeonatos esportivos entre escolas, os chamados interclasses, que unem colégios de diferentes comunidades.
Esses campeonatos fazem com que jovens de diferentes raças e classes sociais se juntem, discutam idéias, compartilhem diferentes ou semelhantes experiências e estimulem a capacidade de entender e ajudar o próximo. Além de motivar e incentivar o aluno, auxilia no convívio com outras pessoas e no desenvolvimento do trabalho em equipe.
O esporte possibilita a superação dos limites individuais, quebrando barreiras internas - típica de qualquer jovem -, como a timidez, a aceitação, auto-estima, entre outras.
Entretanto, muita gente precisa despertar e sair do mundinho em que vive, pensar em alternativas para os problemas do Brasil, pensar em alternativas para os jovens, que são o futuro desse País e merecem um pouco mais de atenção.

Samantha Valdívia
Enviado por Samantha Valdívia em 27/08/2007
Código do texto: T626365

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Samantha Valdívia). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Samantha Valdívia
Guarujá - São Paulo - Brasil, 31 anos
71 textos (5339 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 17:40)
Samantha Valdívia