Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CONSELHOS DE UM SÁBIO

BONS CONSELHOS
Sou fascinado pela literatura bíblica poética! Os livros poéticos da Bíblia lavam a alma humana, com seus ensinamentos traduzidos através das figuras de linguagens. São metáforas, metonímias, paradoxos, comparações... Que ensinam os valores éticos, santos e morais do viver.

Como aprendo com a história de Jó! Uma prosa, que me ensina que o sofrimento é um caminho de descoberta espiritual e melhoria das percepções de um Deus amoroso, que não desampara aqueles que o respeita. Os Salmos com seus hinos de louvor ao Eterno, me ensinam que quanto eu adoro ao criador eu fico mais parecido com ele, na maneira de pensar, falar, agir; pois afinal de contas, agente fica muito parecido com quem agente adora! Se uma pessoa adora um espírito, desses que se recebe e se incorpora, por certo, seu caráter, vai ser similar, a esse espírito. Portanto vai aqui um conselho! Cuidado com quem você está invocando, pois ficarás parecido com quem invocas!

Quando meus olhos correm as páginas dos cânticos dos cânticos ou cantares de Salomão, viajo naquele hino de amor, entre um homem e uma mulher; a celebração do amor e da dança conjugal. Ainda cito o Eclesiastes, com as decepções de um homem que fez da vida uma escala de conquista, e quando chega ao fim da vida, observa que o mais importante é: “temer a Deus e livrar-se do mal.
Bem! Pelo que parece, ficaram apenas os provérbios com suas máximas, fruto de experiências vividas, com acertos e erros; por isso temos muito a aprender com eles. É sobre os provérbios de Salomão que quero refletir. Aliás os primeiros versículos dos Provérbios, informam para que eles servem. Salomão diz: “Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos” (Pv 1.2). Valorizar a sabedoria é uma arte! Quando buscamos a sabedoria através daqueles que já passaram, já vivenciaram as experiências da vida, e tem o que falar e ensinar. É pertinente aqui atentar para os ensinos das pessoas que já vivenciaram situações na vida, que adquiriram sabedoria na prática, através dos exercícios dos anos. Os conselhos, contrariamente ao provérbio, popular brasileiro que diz: “se conselho fosse bom, não dava, mas vendia”; a Bíblia enfatiza como é importante observar os conselhos; mas também, observar qual é a fonte do conselho. Bons conselhos, conselhos de pessoas que através da vida adquiriram experiência e se tornaram mestres no discernimento das coisas, situações que o ser humano vive debaixo do sol.

Quando olho esse texto bíblico e vejo que eu posso confiar nos seus conselhos, sinto seguro para a prática do meu dia-a-dia. Ele me ensina que se eu observar os seus ensinos, serei profundo e profícuo na vida. Portanto o livro dos Provérbios é uma coleção de máxima, de conselhos de gente que amadureceu no caminho da vida. Ele propõe a ensinar os moços a se dar bem na vida, a ser profundo, não deixando se levar por gente malvada, por conselhos de pessoas sem escrúpulos e criminosas.

Orienta Salomão: “Esses ditos podem ensinar os moços serem ajuizados; aos sábios aumentarem sua sabedoria... enfim são utilíssimos!” (Pv 1.5). Salomão inicia seus conselhos dizendo: “Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz,” (Pv 1.8). Que conselho maravilhoso! A pessoa que tem maior interesse no bem estar de um ser, é o pai. Ouvir pai e mãe é caminhar rumo ao sucesso. Ouvir nossos pais faz com que rejeitemos os conselhos de pessoas que não tem nenhum interesse pelo nosso bem estar. Certa vez estava lendo uma revista, dessas publicadas para adolescentes. Uma adolescente, lá do Nordeste do país, pedia um conselho a uma orientadora e conselheira da revista, ela solicitava o seguinte conselho: “Eu namoro um rapaz há seis meses, ele me pede uma prova de amor, insiste que o se eu o amasse faria sexo com ele...”. A resposta da orientadora da revista: “Minha filha, se você se sente que isso vai trazer felicidade e gosta dele, vai fundo!”. Esse tipo de conselho é muito atrativo para um jovem que vive uma fase de insegurança na vida. É próprio da adolescência o sentimento de insegurança, querendo ser amado e aceito, ele faz qualquer negócio; por isso pessoas más, investem nos jovens e adolescentes. Atente nesses versículos: “Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes. Estarão vivas e com saúde quando nós a encontrarmos acabaremos com elas. Venha com a gente, que nós acabaremos e com elas e repartiremos o que roubamos. Filho não ande com gente dessa laia. Fique longe deles” Pv 1.10-15). Um conselho de uma pessoa de televisão, de revista, conhecido nacionalmente, por certo levou aquela garota a um caso sexual com seu namorado que a explorava e a chantageava com essas conversa de prova de amor. Quem ama respeita e espera, não faz chantagem. Por certo pai e mãe daria outro conselho e a pouparia de dores e problemas futuros.

Salomão salienta que os jovens podem (costumeiramente) fascinar por essa gente mal, que esse tipo de pessoa pode exercer com certa facilidade uma grande influencia sobre os mais novos. Mesmo porque, os jovens são fortes na força física e frágeis na experiência da vida, lhes falta o discernimento, que é adquirido através da experiência do viver e também através da observâcia da experiência dos mais velhos. Portanto os menos experientes, em qualquer área, podem e devem recorrer àqueles que já viveram mais, e também (principalmente) recorrer as Escrituras Sagradas que é o manual do conselheiro maior. Deus, como pai que quer que as suas criaturas e filhos sejam bem-sucedidos; afinal, Ele os criou para o sucesso.
Que o Eterno nos ajude!

IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”. Cultos: Domingos às 18:30H e às Quartas-feiras 19:30H. Av. Vasco F Coutinho 1152, Próximo à Praça do Interlagos I - Linhares-ES Aconselhamento pastoral agende horário, fone: 3371-8663.
CIRLON PEREIRA
Enviado por CIRLON PEREIRA em 28/08/2007
Código do texto: T627395

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (: cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
CIRLON PEREIRA
Ilhéus - Bahia - Brasil, 45 anos
208 textos (26529 leituras)
12 áudios (367 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 00:25)
CIRLON PEREIRA