Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MÍDIAS ESPÍRITAS

MÍDIAS ESPÍRITAS

  "Alegria será rejubilar-se. Rejubilar-se, contudo, não é licenciar os sentidos; será dar-se. Dar-se, todavia, não é engrossar a injustiça; será receber. Receber, porém, não será envilecer a dádiva; será amar. Amar, entretanto, de modo algum significa rendição à sombra..." ANDRÉ LUIZ (SOL NAS ALMAS, cinco, CEC).

Sabe quantas Rádios Espíritas existem no Brasil?
Três. Isto mesmo.  Apenas três. Dizendo de outra forma: “0,12  Rádio Espírita por Estado”! Talvez seja porque não dá “Ibope”. Engano de quem assim pensa. Está, sim, faltando ousadia aos espíritas. Há uma crescente - e muito mal explorada - demanda. Vejamos se programas espíritas dão IBOPE:
A Federação Espírita do Paraná comprou o espaço de 1 hora em uma das Rádios FM de Curitiba-PR para colocar no ar um programa espírita. Resultado: líder do horário. Em Itajubá-MG há na Rádio local um programa semanal espírita de 30 minutos, também líder do horário. A Rádio Espírita do Rio de Janeiro transmite aos domingos pela manhã um programa espírita de 1 hora, também líder do horário.
 Não podemos falar somente para nós mesmos, temos que valorizar mais o Rádio e a Televisão. O mesmo Geraldo Guimarães disse-me que em sua vida deve ter feito mais de 3.000 palestras espíritas para um público aproximado de 150.000 pessoas. Em mais de 40 anos de oratória espírita conseguiu atingir um público de 150.000 pessoas. No programa em que coordena na TV Bandeirante - RIO, de 1 hora de duração, ele – quando participa - fala para 600.000 pessoas! Veja bem: Em uma hora de programa Geraldo Guimarães atinge quatro vezes mais público do que seus 40 anos de pregação!
Por que não utilizamos à força da televisão?
Se Jesus voltasse à Terra que mídia será que utilizaria para atingir o maior público possível? Isto. Você acertou: Televisão. O capítulo 5 do livro “Boa Nova” (de Humberto de Campos, psicografado por Francisco Cândido Xavier, FEB), transcreve as normas de ação que Jesus passou aos seus discípulos para que realizassem a concretização dos ideais cristãos. Em dado momento Jesus falou aos seus discípulos:
“O que vos ensino em particular, difundi-o publicamente; porque que o que agora escutais aos ouvidos será o objeto de vossas pregações de cima dos telhados” (Vide Mateus, capítulo 10, versículo 27, “Os doze e sua missão”).
Numa interpretação atual, será que a expressão “vossas pregações de cima dos telhados” não poderia ser uma antevisão da necessidade da divulgação através da televisão? Pois, o que hoje vemos em cima dos telhados são antenas de televisão. Não é?
Uma outra boa notícia é que a SEDA – Sociedade Espírita de Divulgação e Assistência, que aos domingos das 10h às 12h transmite o programa “Espiritismo Via Satélite”, recebeu da Embratel o canal TV SAT Digital. Agora só está faltando a união dos espíritas em prol de um bom trabalho a ser apresentado por esse canal.
Uma pergunta:
Por que, nosso estado (SP), o mais rico estado do país não tem na televisão um programa espírita num bom horário?
Para quem não sabe num dos últimos livros de Divaldo Pereira Franco o espírito João Cleofas informa que há Sanatórios na espiritualidade que têm como principal clientela, espíritas desencarnados arrependidos. Espíritas que não entenderam, quando na terra, que ser espírita é uma missão.
Diz Allan Kardec no capítulo XVIII do livro “A Gênese”:
“Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas visões, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração”. Se o Espiritismo é, como diz Kardec, a Doutrina mais apta a secundar o movimento de regeneração (que se avizinha), será que devemos deixar só para nós – seguidores do Espiritismo - este vastíssimo conhecimento que a Doutrina Espírita proporciona?
Uma importante observação:
Não pense caro leitor, que este empenho em despertar a importância da divulgação da Doutrina Espírita seja porque creio que todos devam ser espíritas. Não é isso. Penso que a Terceira Revelação não pode caminhar timidamente como está ocorrendo. Afinal de contas é a “Terceira Revelação”. As pessoas não precisam ser espíritas, mas os postulados espíritas precisam ser conhecidos por todos. Alguém já disse que o Espiritismo não será a religião do futuro, mas sim, o futuro das religiões.
E isso é tudo. (Alkíndar de Oliveira é consultor de empresas e autor do livro “Viver bem é simples, nós é que complicamos”, Editora Espírita Didier).
Integrando as suas emissoras próprias: Rádio Boa Nova – 1450 AM, com alcance em toda a grande São Paulo, e a Rádio Boa Nova – 1080 AM, atingindo Sorocaba e parte da região sudoeste do Estado de São Paulo, iniciamos a rede Boa Nova de Rádio. Através de parcerias com outras emissoras de rádio, a Rede Boa Nova pretende manter um ritmo de expansão contínuo. Com uma nova linha de programação e produções bem elaboradas, tanto de cunho espírita quanto de notícias, além de toda a informação de caráter humanitário, a Rede Boa Nova já desponta como uma inovação no cenário atual de radiodifusão. Aliando tecnologia de ponta com qualidade, pretende comunicar, transformando.
RÁDIO RIO DE JANEIRO
A Emissora da Fraternidade
A Rádio Rio de Janeiro, 1400 AM, é um dos meios pelo qual a Fundação Cristã e Espírita Cultural Paulo de Tarso - FUNTARSO -, sua mantenedora, propicia a aplicação de sua missão:
"Divulgar os postulados cristão-espíritas e propugnar pela educação, cultura e formação moral e ética do ser humano, através dos meios de comunicação disponíveis".
Também com este propósito, o site da Rádio Rio de Janeiro pretende difundir pela grande rede a sua missão.
Torre de transmissão da
Rádio Rio de Janeiro em Magé (RJ)
Nossa História
Geraldo de Aquino, este seareiro das lides espíritas, foi quem conduziu o processo para a aquisição da Rádio Rio de Janeiro. Geraldo nasceu na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1912. Ainda católico praticante, Geraldo participava do programa “Hora Espiritualista” dirigido por João Pinto de Souza, na antiga PRA-3, Rádio Clube do Rio de Janeiro, em 1937.
Geraldo de Aquino entrou para o Espiritismo em 1939, por causa de fenômenos mediúnicos ocorridos em sua família. Nesse mesmo ano passou a freqüentar a então Liga Espírita do Brasil, atual USEERJ – União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Logo foi eleito como Primeiro Secretário da Instituição.
Com a desencarnação de João Pinto de Souza, em 1943, Geraldo assumiu a direção daquele programa, que passou a se chamar “Hora Espiritualista João Pinto de Souza”. Foi naquela Emissora que, em 1º de novembro de 1948, ele inaugurou a "Meditação e Evocação da Ave-Maria", que continua ainda hoje das 18h às 19 horas diariamente na Rádio Rio de Janeiro. Este programa de caráter religioso-assistencial deu origem a atual Assistência Cristã e Espírita Paulo de Tarso, por ele fundada em 06 de janeiro de 1950.
Foi grande a luta empreendida por Geraldo de Aquino para aquisição de uma emissora para os espíritas do Brasil, ideal que já era de João Pinto de Souza. Até que em 19 de dezembro de 1970, Geraldo reuniu a Família Espírita na Assistência Cristã e Espírita Paulo de Tarso, que funcionava à Rua César Zama, 19 – Lins de Vasconcelos, superlotando assim o Auditório Simão Pedro. Para que juntos os espíritas estudassem a proposta, do Dr. Luiz George de Oliveira Bello, até então proprietário da Rádio Rio de Janeiro, para aquisição daquela Emissora. Com a aprovação unânime de mais de 1.500 pessoas, teve início assim a campanha para a aquisição da emissora dos espíritas, através da Fundação Cristã Espiritual Cultural Paulo de Tarso – FUNTARSO, instituída em 05 de fevereiro de 1971. Em 02 de agosto daquele mesmo ano, a FUNTARSO adquiria a outorga da concessão para exploração do serviço de radiodifusão, através do qual a Emissora da Fraternidade tornou-se o meio de aplicação da seguinte missão estabelecida por sua mantenedora:
“DIVULGAR OS POSTULADOS CRISTÃOS ESPÍRITUAIS E PROPUGNAR PELA EDUCAÇÃO, CULTURA E FORMAÇÃO MORAL E ÉTICA DO SER HUMANO”.
Geraldo de Aquino torna-se, assim, o primeiro Presidente da FUNTARSO / Rádio Rio de Janeiro, até sua desencarnação, em 22 de março de 1984, na cidade do Rio de Janeiro. Sua história de vida verdadeiramente se confunde com a da Emissora da Fraternidade, bem como com a da própria radiodifusão espírita em nosso País.
O projeto de uma TV de coerência Espírita e Espiritualista
Conforme todos sabem, a Rede Visão, que havia entrado no ar em 11 de novembro de 2004, havia dado uma paralisada e voltou agora, com força total, a partir do último dia nove de dezembro de 2005, com a sua imagem e som, via satélite, para todo o País, com objetivos de ficar. Estamos 24 horas no ar e precisamos mais do que nunca, do apoio de todos para que esta luz alcance o maior número possível de brasileiros que estão necessitando conhecer propostas de coerência, bom senso e razão.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESPÍRITA
RÁDIO E TV
Rede Boa Nova
Composta pelas Rádios Boa Nova 1450 AM (Grande São Paulo/SP) e 1080 AM (Sorocaba e parte da região sudeste/SP), a Rede Boa Nova tem uma ampla programação espírita, além de notícias e informações de caráter humanitário. Ligada ao Centro Espírita Nosso Lar e à Fundação Espírita André Luiz, mantém ainda o programa semanal Boa Nova na TV.
Momento Espírita
Idealizado e mantido pela Federação Espírita do Paraná, divulga mensagens de otimismo, esperança e consolo. É transmitido em mais de 175 rádios pelo país e já virou livros e cd's. Leia textos e ouça os programas pelo website. Também em espanhol.
Rádio Rio de Janeiro
A rádio é administrada pela Fundação Espírita Cristã Cultural Paulo de Tarso (Rio de Janeiro/RJ), e foi fundada por Geraldo de Aquino. Tem uma excelente e variada programação espírita.
Programa Reflexão Espírita - NEU
Exibido na TV a cabo de Londrina/PR e mantido pelo Núcleo Espírita Universitário, o programa semanal divulga o Espiritismo e leva mensagens de fé, paz e solidariedade.
 OUTROS
Relação das Rádios que transmitem o programa "Momento Espírita”.
Coordenado pela Federação Espírita do Paraná.
208 rádios transmitindo no Brasil.
NO ESTADO DO CEARÁ
Beberibe - CE. Rádio FM Centro Beberibe - A Cabo
Segunda à Sexta - 7h, 11h, 17h
Cascavel - CE.
Rádio Fama FM – 106,1 MHz
2ª a domingo – 6h
Milagres - CE.
Rádio Palmares FM - 104,9 MHz
Domingo 11h
Paracuru - CE.
Rádio Cultura de Paracuru AM 1070 kHz
Diariamente 6h55, 12h30, 18h55
Ubajara - CE.
 Rádio Cultura FM de Ubajara - 93,7 MHz - domingo 7h30
durante o programa Ubajara Espírita
Como se denota nesse capítulo a Comunicação Social ou os Meios de Comunicação é por demais valiosos para a divulgação do Espiritismo. Apesar de poucos meios de mídia televisiva e sonora, com o passar do tempo denotamos que mesmo assim com dificuldades o Espiritismo no Ceará e no Brasil tem crescido bastante. À parte da mídia que mais tem sido usada para divulgar o Espiritismo ainda é a escrita, mas com o passar do tempo e o desenvolvimento natural da Doutrina Espírita e o grande crescimento de adeptos a situação tende a melhorar. O Espiritismo trabalha exclusiva para a caridade e ações fraternas. Tanto é verdadeiro que o lema do Espiritismo é: “Fora da Caridade não há Salvação”. Não visamos lucro e sim o bem-estar das pessoas, ajuda aos excluídos e estropiados. E para encerrar esse capítulo colocamos para o conhecimento de interessados nomes de vultos do Espiritismo no Brasil e no mundo.
Cine-Bem
A Associação dos Divulgadores do Espiritismo do Ceará promove todo segundo domingo de cada mês o Cine-Bem, nas dependências do Cine Benfica, no Shopping Benfica de Fortaleza. A cada mês são exibidos filmes com temática espiritualista para ser debatido sob a coordenação de um expositor espírita convidado respondendo perguntas da platéia. A sessão de cinema começa às 10 horas, mas desde as 09 horas, no hall do cinema acontece uma mini feira do livro espírita. Informações: (85)3283-6000 e (85)3249-6812.
FONTES:
*Artigos acadêmicos sobre (CUNHA, 1999, p.308).
*http://www.cnt.com.br/canais.htm
*imprensa@febnet.org.br.
*www.redevisao.net/televisão
*ANDRÉ LUIZ (SOL NAS ALMAS, cinco, CEC).
*Alkindar de Oliveira: alkindar@terra.com.br


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE


Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 28/08/2007
Código do texto: T627908
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2228 textos (809187 leituras)
1 e-livros (164 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/17 17:54)
Paivinhajornalista