Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VALORES AGREGAGOS


Fala-se hoje de valores que podem ser agregados aos produtos, tornando-os preferíveis a outros, ainda que estes possuam a mesma qualidade aparente.

Nós também vamos falar de valores que podem ser agregados aos servos e filhos de Deus, bem como, particularmente às mulheres, enriquecendo-as.

Ainda que todos sejamos iguais diante de Deus como seus filhos, é possível adquirirmos valores que podem nos enriquecer e nos distinguir.

Quando alguém vai comprar um bem móvel, procura ver as qualidades em função do preço. E se existem vários bens sendo oferecidos por um mesmo valor, o comprador procura aquele que ofereça certas vantagens que o possa distinguir, ou que lhe possibilitem condições mais satisfatórias.
Exemplo: Quem procura um carro para comprar. Se ele encontra vários carros do mesmo ano, nas mesmas condições de comercialização, iguais de lataria e motor, o comprador então busca outras vantagens, como: opcionais, rádio, toca-fitas, ar-condicionado, alarme, etc. Mas além desses valores, podem existir ainda outros, como: O carro não ter sido de praça; ter sido de um só dono; ter rodado pouco; ser carro de mulher; que éconsiderada cuidadosa, etc. Mas podem também ter ainda outros valores, subjetivos, como: ter pertencido a alguma pessoa famosa, ou ser de uma série especial, ter sido produzido em quantidade reduzida, ser importado, ser de marca famosa, etc.

Assim, também, alguém pode ter valores considerados positivos e que lhe distinga dos demais.

Exemplo: Uma mulher é uma mulher. Mas uma mulher nunca é igual à outra mulher. Assim, pra quem busca uma mulher para sua esposa, vai considerar aquilo que para ele deve ser considerado como principal. Os valores que ela possui. Como: Escolaridade, idade, maturidade, condições físicas e psíquicas, condição sócio-econômica, relacionamento familiar. Mas existem outras coisas que, apesar de serem de pouca importância, tem sido consideradas positivas e até prioritárias por alguns, e que podem ser: cabelos, cor, olhos, bustos, pernas, mãos, altura, etc.

Entretanto existem valores que poderíamos chamar de valores agregados, e que devem ser considerados já que são altamente positivos.

Diz a Escritura: Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. Quais seriam esses valores?

Outra Escritura diz: Vós, mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como Sara que chamava a Abraão de Senhor, da qual sois filhas, se não tiverdes nenhum temor. Outra Escritura fala de mulher de espírito manso e tranqüilo que é precioso diante do Senhor. Veja que as Sagradas Escrituras não falam de mulher, branca, loura, morena; alta ou baixa; magra ou gorda. Mas fala de mansidão e tranqüilidade, dizendo que isso éprecioso diante de Deus. Isso seria valor agregado que deve ser considerado numa mulher, já que todas podem servir para o mesmo fim, qual seja: ser esposa, companheira, dona de casa, senhora, etc.

Esses valores mencionados pelas Escrituras deveriam ser os principais, e os considerados antes que outros. Pois aquele que fez o homem sabe o que é bom e o que é positivo não só para ele como para aqueles que são seus filhos.

Mas alguém diria: Quem muito escolhe, acaba sem nada. Nesse caso é melhor não confiar em si mesmo, muito menos na vista, já que ela é enganosa, mas sim naquele que conhece o fim desde o princípio. Pois diz a Escritura que a boa esposa vem do Senhor.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/09/2007
Código do texto: T633472
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 67 anos
2149 textos (181702 leituras)
245 áudios (2546 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/10/17 16:14)
oliprest

Site do Escritor