Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NOMENCLATURA ESPÍRITA

NOMENCLATURA ESPÍRITA:
Principais Termos Usados no Espiritismo


AERÓBUS - carro aéreo espiritual de transporte de espíritos que não podem locomover-se.

AGÊNERE. (do grego, a, privativo, e géiné, geinomai, engendrar; que não foi engendrado). Variedade de aparição tangível; estado de certos Espíritos que podem revestir, momentaneamente, as formas de uma pessoa viva, ao ponto de fazer completa ilusão.
 AURA - Emanação fluídica do corpo humano e dos demais corpos.

APARIÇÃO – como é formado de substância etérea, o Espírito, em certos casos, pode, por ato da sua vontade, fazê-lo passar por uma modificação molecular que o torna momentaneamente visível. É assim que se produzem as aparições.

ANIMISMO – é o fenômeno pelo qual a pessoa arroja ao passado, os próprios sentimentos, “de onde recolhe as impressões de que se vê possuída”.

ÁGUA FLUIDIFICADA – água que recebe os eflúvios magnéticos dos planos espirituais através das nossas rogativas fervorosas e sinceras.

ANJO DE GUARDA – é sempre um Espírito Superior.Chefe de falange ou da legião espiritual a que pertencemos , Espírito de alta elevação moral e intelectual.

ANJO – um espírito purificado.

BATEDOR - Qualidade de certos Espíritos. Os Espíritos batedores são os que revelam sua presença por meio de pancadas e de ruídos de diversas naturezas.

BATISMO – João batizava os homens na água, e Jesus no Espírito – e o batismo de Jesus é a vida do Espírito, porque seu batismo é a palavra – e as palavras de Jesus são espírito e vida.

BICORPOREIDADE – é a faculdade, ou dom, que têm certos indivíduos de se apresentarem ao mesmo tempo em dois lugares distintos.
BÔNUS-HORA - Remuneração espiritual relativa a cada hora de serviço prestado nas colônias espirituais.  .

CARMA – débitos ou créditos perante a Justiça Divina, resultantes de nosso procedimento em encarnações anteriores.

CENTRO ESPÍRITA – é o local onde se aprende o Espiritismo e a Moral Cristã.

CLARIAUDIÊNCIA – é a faculdade pela qual a pessoa ouve os Espíritos com nitidez.

CLARIVIDÊNCIA – é a faculdade pela qual a pessoa vê os Espíritos com grande clareza.

DESOBSESSÃO – não é caça a fenômeno e sim trabalho paciente de amor conjugado ao conhecimento e do raciocínio associado à fé.

DEUS – é o conhecimento, a sublime claridade, um raio da qual ilumina toda consciência humana.

DESDOBRAMENTO – é uma ação natural do Espírito encarnado que, no repouso do corpo físico, recupera parcialmente a sua liberdade.

DESENCARNAÇÃO – é mudar de plano, como alguém que se transferisse de uma cidade para outra, aí no mundo, sem que o fato lhe altere as enfermidades ou as virtudes com a simples modificação dos aspectos exteriores.

ECTOPLASMA – é o nome que se dá ao fluído, de natureza psicossomática, oriundo dos médiuns de materialização, e do qual se servem os Espíritos para tornarem-se visíveis e tangíveis aos olhos e ao tato humanos.

ERRATICIDADE. Estado dos Espíritos errantes, quer dizer, não encarnados, durante os intervalos de suas existências corporais.

ESPÍRITA. O que tem relação com o espiritismo: partidário do espiritismo; aquele que crê nas manifestações dos Espíritos. Um bom, um mau espírita; a doutrina espírita.  .
ESPIRINAUTA. Adepto da Doutrina Espírita que freqüenta ou participa de sites ou trabalhos relacionados à Doutrina na internet.
 
ESPÍRITO. No sentido especial da doutrina espírita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o universo fora do mundo material, e que constituem o mundo invisível. Não são seres de uma criação particular, mas as almas daqueles que viveram sobre a terra ou em outras esferas, e que deixaram o seu envoltório material.

ESPIRITUALISMO. Diz-se no sentido oposto ao do materialismo (academia); crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é à base de todas as religiões.
 
ESPIRITUALISTA. O que tem relação com o espiritualismo; partidário do espiritualismo. Quem creia que tudo em nós não é matéria, é espiritualista, o que não implica, de nenhum modo na crença nas manifestações dos Espíritos. Todo espírita é necessariamente espiritualista; mas pode-se ser espiritualista sem ser espírita; o materialista não é nem um, nem outro. Diz-se: a filosofia espiritualista. - Uma obra escrita com as idéias espiritualistas - As manifestações espíritas são produzidas pela ação dos Espíritos sobre a matéria. - A moral espírita decorre do ensinamento dado pelos Espíritos. - Há espiritualistas que ridicularizam as crenças espíritas.

Nesses exemplos, a substituição da palavra espiritualista pela palavra espírita, produziria uma confusão evidente.

ENERGIA – é matéria liberada.

ENERGIA MENTAL – é a origem de todos os acontecimentos nos planos espirituais, sejam estes elevados ou inferiores.

EPÍFISE ou GLÂNDULA PINEAL – é a glândula da vida mental. O casulo das energias do inconsciente, a sede do espírito, pela possibilidade de ser a zona medianeira de transição entre o energético e o físico.

ESPÍRITA – o que tem relação com o Espiritismo; adepto do Espiritismo; aquele que crê nas manifestações dos Espíritos.

ESPIRITISMO – é a verdade religiosa, é o renascimento do Evangelho, é a ressurreição do verdadeiro cristianismo, é, em suma, o amor à criatura e a adoração a Deus, princípio e fim da missão do homem na terra. Doutrina fundada sobre a crença da existência dos Espíritos e de suas manifestações.

ESPIRITUALISMO. Diz-se no sentido oposto ao do materialismo (academia); crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é à base de todas as religiões.

ESPIRITUALISTA. O que tem relação com o espiritualismo; partidário do espiritualismo. Quem creia que tudo em nós não é matéria, é espiritualista, o que não implica, de nenhum modo na crença nas manifestações dos Espíritos. Todo espírita é necessariamente espiritualista; mas pode-se ser espiritualista sem ser espírita; o materialista não é nem um, nem outro. Diz-se: a filosofia espiritualista. - Uma obra escrita com as idéias espiritualistas - As manifestações espíritas são produzidas pela ação dos Espíritos sobre a matéria. - A moral espírita decorre do ensinamento dado pelos Espíritos. - Há espiritualistas que ridicularizam as crenças espíritas.

ESPÍRITO – “são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível”. Não são seres oriundos de uma criação especial, porém, as almas dos que viveram na terra, ou nas outras esferas, e que deixaram o invólucro corporal.

ÉTER – fluído que gerou tudo o que existe. Sem ele nada existiria, e com ele tudo pode ser produzido.

ESTEREOTITO. (do grego, stéréos, sólido). Qualidade das aparições tangíveis.

ERRATICIDADE – estado dos espíritos errantes, ou erráticos, isto é, não encarnados, durante o intervalo de suas existências corpóreas.

EVOLUÇÃO – é o desenvolvimento de um plano lógico para a vitória do espírito sobre a matéria.

EXPIAÇÃO – é a conseqüência do mal praticado, o esforço para repará-lo.

FALSOS PROFETAS – são os que pregam uma moral que não praticam.

FLUIDO – um vapor luminoso, mais ou menos brilhante, e que pode tomar outras colorações – azul, vermelha, escura etc. – não só em razão da evolução de cada um, mas também como resultante de um estado acidental da alma, em virtude de doença física ou moral.
FLUIDO VITAL - Princípio orgânico que produz os fenômenos da vida material.

GUIA ESPIRITUAL – um espírito elevado que, representa a Misericórdia Divina, ampara-nos e orienta-nos para a luz.
IDEOPLASTIA - Modelagem da matéria pelo pensamento.

INTUIÇÃO – é à base de todas as percepções espirituais.

JESUS – O médico das almas capaz de curá-las todas do pecado que as enferma, causando-lhes males. Portador ao mundo e distribuidor do divino perdão, base de sua medicina.Ele muda a enfermidade em saúde , transformando a morte em vida , que é a salvação.

LEI de CAUSA e EFEITO – lei de retorno pela qual cada um recebe de volta aquilo que tem dado.
LETARGIA - Perda temporária da sensibilidade e do movimento.

LEVITAÇÃO - Elevação de objetos ou pessoas sem o concurso físico.
LIVRE-ARBÍTRIO – é a liberdade de fazer ou não fazer, de seguir este ou aquele caminho para seu adiantamento, o que é um dos atributos essenciais do Espírito.
 
MEDIANIMIDADE. Faculdade dos médiuns. Sinônimo de mediunidade. Essas duas palavras, a miúdo, são empregadas indiferentemente; querendo fazer uma distinção, poder-se-ia dizer que mediunidade tem um sentido mais geral, medianimidade, um sentido mais restrito. Há o dom da mediunidade. A medianimidade mecânica.

MEDIANÍMICO. Qualidade do poder dos médiuns. Faculdade medianímica.

MEDIUNATO. Missão providencial dos médiuns. Esse nome foi criado pelos Espíritos.

MÉDIUM – é o intermediário obrigatório entre dois mundos. Ser médium é, sobretudo, viver o Evangelho, seguir os ensinamentos de Jesus, amando o próximo, perdoando e respeitando o semelhante, ajudando-o, inclusive, a crescer; (do latim, médium, meio, intermediário). Pessoa podendo servir de intermediária entre os Espíritos e os homens.

MÉDIUM AUDIENTE – os que ouvem os espíritos.

MÉDIUM CURADOR – os que têm o poder de curar ou de aliviar o doente, pela só imposição das mãos, ou pela prece.

MÉDIUM de EFEITOS FÍSICOS – os que têm o poder de provocar efeitos materiais, ou manifestações ostensivas.

MÉDIUM de TRANSPORTE – os que poder servir de auxiliares aos espíritos para o transporte de objetos materiais.

MÉDIUM ESCREVENTES ou PSICÓGRAFOS – os que têm a faculdade de escrever por si mesmo sob a influência dos espíritos.

MÉDIUM POLIGLOTA – os que têm a faculdade de falar, ou escrever em línguas que lhes são desconhecidas.

MÉDIUM PSICOFÔNICO – na obra de desobsessão, os médiuns psicofônicos, são aqueles chamados a emprestar recursos fisiológicos aos sofredores desencarnados para que estes sejam socorridos.

MÉDIUM SENSITIVOS – pessoas suscetíveis de sentir a presença dos espíritos, por uma impressão geral ou local, vaga ou material. A maioria dessas pessoas distingue os espíritos bons dos maus, pela natureza da impressão.

MÉDIUM VIDENTES – os que, em estado de vigília, vêem os espíritos.A visão acidental e fortuita de um espírito, numa circunstância especial, é muito freqüente; mas, a visão habitual, ou facultativa dos espíritos , sem distinção é excepcional.

MEDIUNIDADE – é a benção de Deus, quando colocada a serviço da caridade.
 
PALINGENESIA - Reencarnação.

PICTOGRAFIA - Faculdade hipernormal em que o médium produz desenhos ou pintura terrenos ou extraterrenos.

PERISPÍRITO. (do grego, péri, ao redor). Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito.

PNEUMATOFONIA. (do grego, pneuma, ar, e de phoné, som ou voz). Voz dos Espíritos: comunicação oral dos Espíritos sem o concurso da voz humana.

PSICÓGRAFO. (do grego, psuké, borboleta, alma, e graphó, escrevo). O que usa a psicografia; médium escrevente.

PSICOGRAFIA. Escrita dos Espíritos pela mão do médium.

PSICOFONIA. Comunicação dos Espíritos pela voz de um médium falante.


PERISPÍRITO – é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual; (do grego, péri, ao redor). Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito.

PSICOMETRIA – o médium revela o passado, conhece o presente, desvenda o futuro.

PNEUMATOFONIA. (do grego, pneuma, ar, e de phoné, som ou voz). Voz dos Espíritos: comunicação oral dos Espíritos sem o concurso da voz humana.

REENCARNAÇÃO. Retorno do Espírito à vida corporal, pluralidade das existências.

SEMATOLOGIA. (do grego, semá, sinal, e logos, discurso). Linguagem dos sinais. Comunicação dos Espíritos pelo movimento dos corpos inertes.  .
TRANSE - Estado de inconsciência em que se verificam diversos fenômenos psíquicos.

TRANSFIGURAÇÃO - Mudança de aspecto do médium.

TIPTOLOGIA. Linguagem por pancadas; modo de comunicação dos Espíritos. Tiptologia alfabética.

TIPTÓLOGO. (do grego, tuptó, eu bato). Variedade dos médiuns aptos à tiptologia. Médium tiptólogo.

UBIQUIDADE - Faculdade que têm os Espíritos de se apresentarem em vários lugares ao mesmo tempo. Os Espíritos, conforme seu grau de adiantamento / irradia para diversos lados.

VAMPIRISMO - Absorção das forças psíquicas de encarnados e desencarnados por parte de Espíritos obsessores.

VIDÊNCIA - Faculdade que possuem alguns médiuns de ver com os olhos da alma.

UMBRAL - Zona obscura localizada em torno do Planeta.

XENOGLOSSIA - Faculdade de falar ou escrever línguas estranhas ao próprio médium. Muito rara.

ZOOVIDENTE - Animal (principalmente cães e cavalos) que tem a faculdade anímica de vidência de Espíritos desencarnados.
Fonte: "O Espiritismo de A Z" - FEB
No meu livro: “O Espiritismo Eclético” afirmo o seguinte: Queria nessa monografia (obra), repassar alguns conhecimentos que aprendi no dia-a-dia, nas reuniões, palestras, ensinamentos doutrinários e na leitura, bem como, nas conversas com irmãos de ideal espírita mais experientes, que enriqueceram a minha mente, trazendo para meu aprendizado muitas nuanças que estavam inertes no meu inconsciente. Ensinar os menos aculturados e ansiosos por saber o que representa o ser humano na sua permanência na Terra. É minha destinação, através do Espiritismo. Mensagens, artigos, preces, passes, mesas mediúnicas fazem parte de minha vida espiritual. Enalteço aqui a pedagogia espírita, através de Pestalozzi e Allan Kardec, figuras exponenciais da doutrina. Alguns estudiosos chamam o Espiritismo de o grande desconhecido. Todos falam de Espiritismo, bem ou mal, mas poucos o conhecem, normalmente associam a outras crenças como: Umbanda, Quibamba, Candomblé e Macumba. Porém, são nossos irmãos de crenças, como também, os membros de outras religiões. Considerar o Espiritismo como seita comum é ledo engano. Os que pensam dessa maneira podem ser considerados leigos ou neófitos em Doutrina Espírita ou mesmo em espiritualismo. O Espiritismo, jamais deve ser rotulado como religião e sim uma doutrina filosófica, calcada em base cientifica, embora sendo de conseqüência religiosa, filosófica e cientifica. Não obstante, o Espiritismo ser um doutrina moderna (1857), perfeitamente estruturada por um grande pensador, escritor, pedagogo francês, homem de letras e ciências, famoso por sua cultura e seus trabalhos científicos, podemos dizer que ainda estamos no ABC, visto que temos muito que aprender nesse mundo de provas e expiações. O Espiritismo supera os limites da vida física, moral e se projeta no plano das relações do homem com a Divindade. “Fora da Caridade não há salvação”, é seu lema: “Ides e orais”. A morte não é o fim de tudo, pois para os espíritas ela é apenas uma passagem do mundo material, para o espiritual. É o despojamento do corpo carnal, é indolor e as dores são da carne, afirma Kardec, no Livro dos Espíritos. O Dr. Bryan Weiss após várias sessões de regressões de vidas passadas chegou à conclusão de que a reencarnação existe. Yan Stevenson grande cientista americano com mais de trinta anos dedicados ao estudo da reencarnação, provou que ela existe, confirmou através da ciência mais de 3.800 casos em todo o mundo.
O PERISPÍRITO ABANDONA O CORPO CARNAL APÓS A MORTE
FOTO EXTRAÍDA DO LIVRO: PROJEÇÃO DO CORPO ASTRAL DE SYLVAN J. MULDOON E HEREWARD CARRIGTON/ EDITORA PENSAMENTO/PÁGINA 175. E IMPRESSO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE.

CASO DE DESDOBRAMENTO OU APOMETRIA:
Nesse caso o corpo espiritual abandona temporariamente o corpo material é um fenômeno mediúnico. Extraído do mesmo livro, pág. 63.
CASOS DE MATERIALIZAÇÕES ATRAVÉS DO ECTOPLASMA:
IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE (INTERNET)
ECTOPLASMIA:
COM O MÉDIUM CEARENSE PEIXOTINHO

Obras Básicas da Codificação: O Livro dos espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; A Gênese; O Céu e o Inferno/ http://www.wikipedia.org/ www.oespirito.org.br/ Federação Espírita Brasileira/ Revista Espírita (Allan Kardec) / Dicionário Espírita de A/Z(Federação Espírita Brasileira) / Imagens colhidas do Google (Internet); Livro projeção do corpo astral ( Sylvan J. Muldonn/Hereward Carrington).

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE
Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 01/09/2007
Código do texto: T634015
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2229 textos (809561 leituras)
1 e-livros (164 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/08/17 05:52)
Paivinhajornalista