Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mensagem para Vender

Põe em ordem a tua casa.
(Isaías 38:1)

Conta-se que certo camponês, saqueou uma loja e investiu o produto do roubo em uma pequena propriedade rural. Com o passar dos anos, tornou-se um importante homem de negócios. O medo de ser preso e após o cumprimento da pena, ficar ainda mais pobre, fê-lo decidir “laranjar” dois amigos, transferindo para seus nomes, noventa por cento de suas terras.

Cresce como praga, um tipo de negócio onde cargos os mais diversos são criados, de acordo com o investimento ou produção dos atores. A firma, não raras vezes, uma mera “revendeca”, ou “franquieta”, procura valer-se da capilaridade (presença) mundial da “multi”, que, com empinado peito de pombo, diz representar.

Cada Empreendedor (vendedor), precisa comprar um kit de produtos que varia de 500 a 10.000 reais. Todos serão treinados para vender a parentes e amigos, mercadorias caríssimas. As pessoas muito chegadas, constrangidas com a necessidade do parente ou amigo, diluindo-se em multiplicada misericórdia, efetuam a coercitiva compra.

Aos novos kits adquiridos, segue-se a vasta e alegre distribuição de cargos informais, que incentiva a continuidade do negócio, até chamuscar os relacionamentos construídos durante toda a vida da antes, íntegra pessoa. Inadvertida e involuntariamente, forjam-se novos picaretas para saquear o mercado.

Tem gente que vai mais além: junta os bens da família aos dos amigos mais próximos e constituem um “empreendimento” semelhante. Desistem de fazer análise mercadológica, porque entendem que a oportunidade possa passar sem ser aproveitada. E assim, uma progressão geométrica de esperteza irá crescer cada vez mais nesse “toma lá e não dá cá”.

Caro Leitor. Se você saiu da empresa onde trabalhava e tem participado de infindáveis processos seletivos, para apenas fazer constar seu nome de um gigacadastro de "buscadores" de inexistentes empregos, que tal uma Mensagem para Vender? Então vejamos:

Produto
Antes de adquirir algum produto ou kit, assegure-se de que as vantagens comprovadamente apresentadas sejam no mínimo suficientes para levar o usuário a recomendar com prazer, outras pessoas a procederem de igual modo. Ou você quer vender uma vez e sumir?

Serviço
Se você domina uma área, verifique se o mercado já é atendido por essa expertise. Caso positivo, detecte as deficiências e tente oferecer soluções para elas. Você gosta de solucionar problemas?

Degustação
Tem um fabricante de tela “anti-mosquito” (janela furadinha) que oferece uma grátis. Todo mundo acaba gostando, comprando as outras e recomendando. O que impede você de agir assim?

Divulgação
Um técnico, enquanto esteve aqui em casa, para consertar a televisão, conversou com o porteiro, pedindo-lhe para colocar nos escaninhos dos moradores,  folhetos publicitários de seu negócio. Alguém esteve em uma festa gaúcha e, deitado em todas as mesas do clube, estava o material de divulgação desse homem. Você acha que ele tem visão?


Exceção
Quando identificada a tempo, é o grande principio inovador para quem deseja estar à dianteira de algum promissor negócio.  Existe até o famoso escritor fantasma: o "carinha" redige o texto e coloca o nome da pessoa que o remunerou. Talvez um compositor possa fazer música de aniversário e vender a alguém que concorde em pagar. Isso já era feito no passado pelos autores das óperas.  Um contador pode tornar-se um “deslaranjador”, retirando idiotas que estão em sociedades só para constar e que estão destinados à cadeia.

Lazer
Durante anos, tenho defendido a tese de que as pessoas importantes, transformam todas as coisas em negócio. A tv, paga os direitos de transmissão de um casamento ou qualquer festa de uma pessoa em evidência.

Alguns jogos são conhecidíssimos como de negócio: Golfe e Tênis. Em uma multinacional onde trabalhei, alguém ligou para meu chefe para marcar uma partida de tênis. Não precisei ser inteligente para antever parte do futuro dos dois, que se associaram em uma indústria.

O homem empreendedor precisa atuar como se vivesse a escrever um palíndromo. Sabe o que é palíndromo? É uma palavra ou frase que você pode ler da direita para a esquerda ou ao contrário. Exemplo: “socorram-me subi no ônibus em Marrocos”. Agora mesmo, no Campeonato US Open de Tênis, gente de destaque na sociedade, fez questão de dizer que comparece a todas as partidas no mundo inteiro, justamente para fechar negócio.

Um dos laranjas, sócio do camponês, acabou por denunciá-lo, após ter sido negada a importância exigida para ficar de bico lacrado. Agora o sujeito está velho e com uma segunda família. Valeu a pena  ter saqueado a loja?

Reflita, estude, conheça, treine e vá o mais longe que puder. Enfrente e desafie limites. Avance mesmo. Trabalhe bastante e facilite as vidas das pessoas. Depois você comemora, faz a festa! Sua história de sucesso será a legítima e inconfundível, Mensagem para Vender.
Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 05/09/2007
Código do texto: T639273
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gilberto Landim
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 68 anos
528 textos (25661 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 21:43)
Gilberto Landim