Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A crise política se aprofunda

Realmente, o clima em Brasília anda extremamente alto, muitas cabeças estão rolando e vão rolar. Cada vez mais, o governo coloca fogo quando parece que o incêndio ameaça diminuir. É algo incrível que está ocorrendo, que esta triste história  ficará registrada na paginas do Brasil  para que as gerações futuras possam se envergonhar.

A crise política está caminhando para uma dimensão incontrolavel, já não começamos ver um final feliz, embora que todos nós brasileiros gostaríamos de ver tudo sendo esclarecido com os responsáveis punidos exemplarmente.

O que iniciou como uma CPMI do correio, acabou gerando uma outra CPMI, o  das compras e votos e a CPMI do mensalão. O  Judiciário, obrigou a  instalar a CPI dos bingos  e finalmente  agora o Senado pede a CPI do caixa dois sem contar a Comissão de Ética que vem caminhando para a cassação de vários deputados.

O governo a cada dia que passa vem se desgastando mais e mais. Ele mesmo querendo intimidar a oposição acaba acendendo mais a crise, provocando a ira dos partidos oposicionistas. Estamos assistindo uma panacéia e poderemos até começar a se preocupar de forma intensa sobre o desenrolar desta crise.

Se realmente esta CPI do caixa dois for instalada, será um grande barril de pólvora que instalará no Congresso, que certamente atingirá uma grande parte do Executivo, do Legislativo. Será  um salve-se quem se puder. Tenho até mesmo medo de uma intervenção no Congresso, pode até ser um inicio de um Golpe Institucional.

Nesta crise política já derrubaram vários presidentes de partidos políticos. Derrubou o presidente da Câmara , provocou a renuncia de deputados e vários outros estão sentado no banco dos réus. Cada  final de semana a imprensa, por meio de entrevistas e documentos certamente repassados por motivações políticas tem colocado mais e mais personagens nesta crise.

Se continuarmos neste embalo certamente, será necessário uma reunião do Conselho da Republica para discutir a situação real e os rumos do país.

Segundo meu ponto de vista, de acordo como a  carruagem está andando, somente uma reformulação total do Congresso Nacional e no Executivo Federal, poderá sanar esta grave crise política que o Brasil atravessa.

O que fica difícil é confiar numa saída pacifica desta triste realidade. Quando Lula venceu o povo estava cansado e querendo mudanças substanciais, isto ficou comprovado pela votação maciça do eleitorado que acreditou numa mudança no rumo do país. A votação expressiva de Lula era uma esperança profunda no fim de uma política  neo-liberal  de FHC, e que com a vitória de Serra seria a continuidade desta política.

A frustração do eleitorado é que, muito embora o dólar retraiu; o risco Brasil caiu; se diz que cada ano o superávit cresce; há aumento das exportações a sociedade na pratica não está vendo benefícios algum, pelo contrario,  o que se vê é aumento de custo nos serviços públicos, uma retração na renda percapta do brasileiro, desemprego enfim, se diz que há algumas melhorias mas no bojo pouco a sociedade tem sido beneficiada. Em suma, na verdade este governo está sendo a continuação do anterior, com um agravante, a corrupção exposta e vergonhosa.

Quando vejo as pesquisas apontarem Serra como forte candidato à sucessão, isto é triste demais, pois ele representa a continuidade desta política adotada por FHC, continuada por Lula e que de fato leva a sociedade numa frustração política.

Fundamental seria que surgisse uma personalidade que pudesse representar para sociedade a possibilidade de mudança. Que levante a auto estima que foi abalada pela frustração com Lula; porque a eleição de Serra será uma resposta de decepção da sociedade. A eleição de Serra, será um voto de protesto.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 27/10/2005
Reeditado em 27/10/2005
Código do texto: T64388
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1218957 leituras)
5 e-livros (11751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 00:45)
Ataíde Lemos

Site do Escritor