Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Exemplo do Rio

Convidado pela Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro-FEERJ, estive no Estado para um período de palestras e visitas a instituições espíritas. Recebido carinhosamente, pude sentir o perfume da fraternidade dos inúmeros companheiros que nos recepcionaram. Tudo aconteceu no período de 1 a 5 de novembro.

O programa foi bem variado. Pudemos realizar um total de sete palestras e visitar instituições notáveis. Tudo começou com palestra no Grupo Espírita da Fé, em Niterói. Impressionou-me o trabalho dos companheiros. Respira-se dedicação e fidelidade doutrinária ali. Pode-se sentir o empenho e o amor à Doutrina.

No dia seguinte, o gentil casal Yeda/Fernando proporcionaram um lindo passeio nas belezas naturais do Rio e de Niterói. Na ocasião fomos visitar também a Casa Maria de Magdala, um exemplo de solidariedade.

Dedicada a atender doentes terminais, carentes e rejeitados pela família - em função do soropositivo de HIV -, a instituição acolhe enfermos e crianças cujos pais já faleceram e muitas delas também como soropositivo. Um trabalho notável: 350 voluntários em turnos de 4 horas, de domingo a domingo.

Verifica-se ali a presença marcante da solidariedade e do amor fraterno. E note-se, a instituição também precisa de ajuda. Visite o site www.casamariademagdala.com.br para conhecer a excelência do trabalho.

Durante a tarde, tivemos o seminário na sede da FEERJ, apresentado conjuntamente com Abel Glaser sobre a vida e obra de Cairbar Schutel. Foi um momento de grande felicidade.

No sábado de manhã, mais duas palestras e um visita que abriu a visão do trabalho dedicado e persistente: estivemos no GAM - Grupo de Auxílio ao Menor - em São Gonçalo. Primeiro falamos aos trabalhadores e depois às famílias atendidas pela instituição. Foi uma experiência muito rica.

À tarde, estivemos em Duque de Caxias, numa instituição que leva o nome do próprio Cairbar Schutel, mesmo tema de nossa palestra. Ambiente acolhedor, também inspirado pelo trabalho cristão com a Mansão que atende idosas e mantida pelo Centro. Foi um grande intercâmbio.

Já no domingo, com muita chuva, estivemos no "Irmã Scheila", em Nova Iguaçu. Grupo unido, dá gosto de ver. Muita fraternidade no ambiente, muito trabalho de união à vista e sem dúvida uma marca: muito estudo e comprometimento com a Doutrina. Almoçamos juntos, falamos sobre a Doutrina numa manhã muito feliz. Foi muito bom ter conhecido novos companheiros e ter estado nas terras de Leopoldo Machado e do Prof. Newton de Barros.

Depois foi a vez de visitar o Centro Espírita Leon Denis, em Bento Ribeiro, também no Rio-RJ. Carinhosamente recebido, fiquei impressionado com o trabalho desenvolvido pelo Centro, seja pela organização e bela livraria, seja pelos cursos e programação mantida, como pela obra social Antonio de Aquino que atende mais de 900 famílias, com alimentos, roupas, alfabetização, dentista, médico, creche e muito mais. Realmente um exemplo para todo o movimento espírita.

Tudo funcionou perfeitamente, com grande entrosamento entre as cidades e instituições envolvidas. Nossos amigos Hélio, Yeda e Fernando da FEERJ tudo fizeram para o bom andamento do programa. Todos os Centros envolvidos trouxeram muito conforto ao nosso coração e nosso estimado Altivo Pamphiro esteve conosco todo o tempo para que o trabalho pudesse alcançar seus objetivos e pudéssemos retornar com tranquilidade. Divulgando a vida e obra de Cairbar Schutel, foi uma experiência extremamente agradável e produtiva.
Orson
Enviado por Orson em 10/09/2007
Código do texto: T646322
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 57 anos
298 textos (96224 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 22:59)