Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Excentricidade Humana na Enfermagem, A

A Enfermagem é uma ciência e arte ampla, digna de um espaço versátil e expansível caracterizado pela sua essência terapêutica, por isto abrangendo as mais variadas possibilidades do homem é perceptível o aspecto social, emocional, biológico, técnico, administrativo, investigativo, literário, científico, metodológico, teórico, prático e demais possibilidades que reforçam a exapansibilidade dessa profissão que é também um arte.
A história da Enfermagem é traçada por diversas mudanças e progressões, através de mentes visionárias no campo teórico-prático a ciência terapêutica ganhou incríveis avanços, sejam estes simples ou complexos fazendo com que o perfil da profissão ganhasse revoluções técnicas e sociais. Grandes personalidades inventaram e descobriram bastante meios de avançar a profissão.
Maus conceitos surgiram quanto a profissão e seus avanços, como era de se esperar quanto ao tratamento social negativo e desconfiado criado pelas sociedades humanas, tal caso sempre é mostrado pela filosofia e ciências humanas e sociais com freqüência, gênios sempre foram tidos como loucos e nunca é diferente, nas artes o processo é idêntico, gênios excêntricos que não se adequam aos parâmetros do sistema regido por padronizações, senso comum, cultura de massa, manipulação intelectual e policiamento social mostram que a excentricidade comportamental humana é algo mal visto e temido pelas massas presas a maniqueísmos e vícios comportamentais como pré-conceitos, julgamentos mal formulados, teorias infundamentadas, congelamento de uma imagem pré-definida com negativa e assim por diante.
O renovador social é sempre um foco importantíssimo na sociedade, nota-se isso ao presenciar a filosofia, história, sociologia, antropologia, ciência política, literatura, artes plásticas e muitas outras vertentes do conhecimento humano. Todas as conquistas que tivemos até hoje só aconteceram por existirem os exóticos homens e mulheres além de seu tempo, a contemporaneidade da evolução humana se deve a renovar a estrutura de vários setores humanos, por esse método definimos que o agente estranho na sociedade pode aplicar suas hablidades criativas em prol de novas condições para o estilo de vida individual e coletivo, assim surge uma dualidade muito freqüente em correntes teóricas filosóficas ocidentais e orientais que afirmam a dualidade do Universo e do homem, sendo ambos conectivos entre si, então igualmente podemos estabelecer uma dualidade semelhante entre o enfermeiro e seus clientes que devem se ajudar em conjunto, pois para as terapias alterntivas a dualidade do tratamento se deve ao fato do terapeuta tratar metade do problema e a outra metade depende da vontade pessoal do indivíduo que deseja se recuperar.
A divergência de idéias alimenta a expansão do conhecimento, isso é notável até entre as formas de comportamento, a concorrência e competição aguçam instintos naturais do lado animalesco humano, tal fonte de poder psíquico sustentam a sobrevivência social e o crescimento pessoal, tornando assim o homem em um ser mais equilibrado se este mantiver consiciência aprimorada de seu papel como ser complexo dotado de capacidades materiais e espirituais que envolvem diretamente sua racionalidade, emotividade, instintos, sentidos, pensamentos, desejos, saúde, atividades e adaptação natural ao meio em que vive, esses aspectos de tão complexos criam várias vertentes em busca de uma possível verdade, nesse caso ela não é absoluta, pois cada pensador tem seu modo de interpretar a si e ao mundo, então sabe-se que correntes filosóficas vivem em conflito entre si e entre outras idéias opositoras.

Na Enfermagem o conflito entre teorias e práticas é constante, tornando o profissional mais livre para se adaptar a regras já inventadas podendo também ampliar suas capacidades racionais, perceptivas, empáticas, técnicas e científicas, com criatividade, integralidade, multidisciplinaridade, harmonia grupal, estabilidade emocional, liderança, postura, respeito, imponência, seriedade, responsabilidade e humanização é interessante observar o crescimento profissional de forma constante pelo hábito do estudo e trabalho dentro da arte do cuidar.


N.A: Esse artigo ainda é um rascunho, tenho mais coisas a formular até finalizar... vou me ocupar com outros projetos enquanto isso. Até lá espero que possamos nos ajudar para desenvolver um conhecimento ainda maior sobre a versatilidade da prossisão e o papel do renovador social dentro da carreira. Depois eu falo sobre os estereótipos, arquétipos, problemática e outros termos, tenho que ler algo, só fazer tudo de cabeça não rola.

- Mensageiro Obscuro.
Outubro/2006.
Mensageiro Obscuro
Enviado por Mensageiro Obscuro em 10/09/2007
Reeditado em 13/01/2009
Código do texto: T647131
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Sempre deve-se citar minha autoria e se possível meus contatos virtuais.).
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mensageiro Obscuro
São Gonçalo - Rio de Janeiro - Brasil, 33 anos
226 textos (21751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/17 08:12)
Mensageiro Obscuro