Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A absolvição de Renan Calheiros

 

            Renan já se encontra excluído da presidência do Senado pelo que ocorreu na quarta-feira (12/07/2007). Todo os incidentes na sessão, a reunião secreta estes episódios tiraram a transparência da votação. 

            Embora, ele ainda permaneça como presidente na casa, seus dias estão contados. Bom seria se tivesse sido cassado para o andamento do legislativo, assim a casa continuaria seus trabalhos. Não adianta querer dar vida alguém que já morreu, ou querer ficar velando defunto por dias. O mau cheiro começa exalar e ninguém mais consegue ficar perto do corpo. 
  

            Certamente, ainda que alguns não admitam esta derrota, a "vitória" de Renan é mais um desgaste para o governo Lula, alias ele (Lula) é mestre em governar o país em conflito com o legislativo e dando ibope para a mídia. É mestre em fazer noticias. 

            Não houve vitória da democracia, pelo contrario, houve mais uma derrota da ética que cada vez torna rara na vida dos políticos. Pena que o país é governado por eles. Enfim, o país é governado por pessoas completamente sem ética, sem compromisso com a nação com raras exceções.  

            O que salva nosso país ainda é uma grande parte da sociedade civil organizada que não aceita este tipo de coisas e não se cala.  Isto vem ocorrendo, as ongs (organizações não governamentais)  estão dando respostas para esta vergonha ocorrida da absolvição de Renan e a mídia não vai dar fôlego enquanto ele não cair da presidência ou se renuncie.  

            A oposição está certa em boicotar as votações, pois hoje Renan não tem credibilidade nem pra ser senador quanto mais ser presidente de um Poder tão importante quanto os demais. Não há duvida que se o julgamento fosse pelo voto dos eleitores ele sofreria uma derrota esmagadora. A sociedade inteira pediria sua cassação. 

            Certamente a maioria da sociedade apóia a atitude dos senadores que votaram pela cassação de Renan e concordam com a obstrução das votações dos mesmos. O protesto é um direito constitucional. Neste caso até poderíamos dizer que esta obstrução é um protesto com uma reivindicação justa, isto é, tirar do comando alguém que não tem credibilidade para exercer uma cadeira de tão alta relevância.  

            A novela continuará por longo período ainda. É uma crise iniciada há três meses, mas que certamente arrastará por meses ou anos. Mais uma crise que Lula entrou sem “necessidade” que o desgastará ainda mais que a dos próprios senadores. Enfim, Lula é mestre em criar crises. Pode até ser uma estratégia política, afinal dele podemos esperar tudo.  

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 14/09/2007
Reeditado em 14/09/2007
Código do texto: T651832
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 52 anos
5343 textos (1251199 leituras)
5 e-livros (11964 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/17 08:33)
Ataíde Lemos

Site do Escritor