Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FAMÍLIA E ESCOLA JUNTAS NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO

A educação é vista como a solução para a maioria dos problemas que permeiam a sociedade contemporânea, sendo designada como eixo norteador do desenvolvimento de uma determinada comunidade. Fatores definidos por todas as camadas letradas ou não. No entanto sabe-se que educar nos dias de hoje é uma tarefa complexa onde uma gama de atores são envolvidos e  em suas diversidades desempenham papéis relevantes.
       Nesse contesto está a escola e a família como instituições de grande poder transformador na sociedade. por essa razão escola e família devem caminhar juntas, buscando interagir nos diferentes contextos que emanam os problemas sociais. Ambas devem fazer valer sua credibilidade diante de suas crianças, adolescentes, e jovens e até mesmo da própria sociedade que as conceituam com bases de apoio e referência para o ser humano.
Assim é fundamental a presença dos pais na escola como principais interessados na qualidade de uma educação para seus filhos. Não basta apenas cobrar da escola, é preciso lembrar que família e escola formam uma integração na construção do processo ensino aprendizagem. Estimular os filhos em casa a gostar e querer estudar , acompanhado esse processo é o primeiro passo para um compromisso da família com a escola. Pois como afirma Freire ( cartas a Guiné Bissau; p. 16 ), “a ajuda verdadeira é aquela em que nela se envolvem, se engajam mutuamente, crescendo juntos no esforço comum de conhecer a realidade que buscam transformar.”
A família é a primeira educadora dos filhos, depois á escola, daí a importância dessas duas instituições estarem em consonância, compartilhando dos mesmos projetos, objetivos e visão de futuro. Portanto o bom relacionamento e a integração que ambas apresentam, influenciam nas representações que o aprendiz faz de si próprio e do mundo que o cerca.
Muitos pais encarregam á escola a formação integral de seus filhos e esquecem que muitos dos aspectos de formação do individuo enquanto pessoa humana, acontecem ou devem acontecer em primeira instância no convívio familiar, onde os filhos passam maior parte de seu tempo.
Na sociedade pós- moderna, caracterizada por um capitalismo avassalador e por grandes transformações tecnológicas, não dar mais para ficar culpando á escola pela falta de uma qualidade de ensino, ou culpar a família pela falta de limites, moral imposta aos filhos. Nesse processo não devem existir culpados, porque na verdade o que existe são duas instituições  presentes e, ou, ausentes na formação do ser humano. É hora, de família e escola se unirem, construírem uma ponte ,forte, estruturada onde alunos-filhos possam caminhar com segurança, buscar novos horizontes e construir um futuro com responsabilidade e compromisso para com toda a humanidade.
A família é a base de uma sociedade justa, igualitária. A escola é um pilar edificado no meio dessa base onde é possível a realização de projetos pessoais e profissionais. Mas para que essa junção aconteça, um como suporte do outro, é necessário que cada um assuma seu importante papel na formação integral do ser humano.
Maré
Enviado por Maré em 18/09/2007
Código do texto: T657580
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maré
Jardim do Seridó - Rio Grande do Norte - Brasil, 42 anos
2 textos (1526 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/12/14 02:58)



Rádio Poética