Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

As Amazonas



Donas de armas, cavalos e com uma estrutura social própria, as mulheres guerreiras chamadas de Amazonas foram imortalizadas na maioria das lendas como assassinas de homens. Como viviam em ilhas ou perto do mar, essas mulheres recebiam visitas de aventureiros, e dizem que elas engravidavam deles e ficavam somente com as filhas, escravizando ou matando os filhos.

Segundo uma lenda, as Amazonas eram filhas de Ares, deus da guerra. O deus teria dado um cinturão para a rainha Hipólita como símbolo do poder que a Amazona exercia sobre seu povo. O cinturão tem uma simbologia com "ligar". Além de transmitir força, poder e proteção – tem valor iniciático.
A mais célebre luta das Amazonas aconteceu com o herói Hércules, que foi com alguns voluntários ao país das guerreiras a pedido da filha de Euristeu, Admeta, para buscar o Cinturão de Hipólita. Hércules raptou Hipólita e provocou a guerra das Amazonas contra Atenas.

Hipólita resolveu entregar o cinturão a Hércules, mas Hera se disfarçou em amazona e provocou uma briga entre as habitantes do local e os companheiros de Hércules. O herói, achando que foi traído por ela, a matou.

Combates famosos como a Guerra de Tróia tiveram presença das Amazonas. Na Ilíada, o herói Aquiles travou combate com Pentesiléia. Os Argonautas também se defrontaram com essas mulheres enquanto procuravam o Velo de Ouro. Dizem que foram bem recebidos e até esqueceram sua missão durante um bom tempo. O herói Belerofonte, montado no cavalo voador, Pégaso, fez um massacre no país das guerreiras.
(...)

Texto completo na coluna Mito em Contexto:

www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/colunistas/sfirmino/sf0033.php
Solange Firmino
Enviado por Solange Firmino em 20/09/2007
Código do texto: T661289
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Solange Firmino
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
196 textos (61829 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 16:08)
Solange Firmino