Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

GUERRAS OCULTAS?

Ontem a imprensa nos noticiava que uma ação solidária da ONU   estaria assentando em diversos países, inclusive aqui, povos reféns dos diversos conflitos sociais armados espalhados pelo mundo.
Destacava com ênfase, que esses povos estariam muito felizes ao  reiniciarem a vida num país como o nosso, sem guerras.
Na verdade, realmente somos um país abençoado em vários aspectos.
Gozamos duma biodiversidade invejável, dum clima e duma terra em que "em se plantando...ainda...tudo dá".
Ocorre que, quando conceituamos ausência de "guerras", a mim, na atualidade, não me vêm à idéia apenas conflitos armados!
Há semanas, lia sobre a estatística de mortes por causa externas que atinge a faixa da população econômicamente ativa, jovens cujas vidas são ceifadas de modo abrupto e trágico, por acidentes de trânsito e pela demais violência urbana. O número é chocante para um país em Paz! Grandes metrópoles enfrentam a violência que mata mais que qualquer guerra.
Tudo isso, sem falar da fome, que apesar de todos os esforços de mídia, ainda faz suas vítimas, bem aqui, sob os narizes das grandes cidades...
Parei para analisar que,quando uma nação está em conflito, embora não se justifique em hipótese alguma perda de vidas, a morte é algo esperado.Ou se mata ou se morre.
Mas quando uma nação enfrenta a violência urbana, a ponto de se sair de casa torcendo para que se consiga voltar...rezando para que cessem as balas perdidas das cidades...eu pergunto:afinal , em que estado social estamos? Por acaso é estado de Paz?
Guerras sociais ocultas, que lesam a cidadania e o estado de direito, conflitos de interêsses, aonde a vontade e necessidade de muitos sucumbe às batalhas dos interesses de  poucos, são tão danosas ao futuro e à segurança duma nação, quanto os conflitos armados explícitos.
É bom que paremos para pensar.
Que tipo de paz estamos realmente oferecendo ao mundo!...
MAVI
Enviado por MAVI em 22/09/2007
Reeditado em 24/09/2007
Código do texto: T663456

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
MAVI
São Paulo - São Paulo - Brasil, 57 anos
5422 textos (339063 leituras)
991 áudios (86925 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 04:54)
MAVI