Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mais que um amigo!

O homem vem procurando desde da época das cavernas uma relação de amizade com os animais de estimação, um deles em especial, participou e participa ainda hoje de sua existência, o Cão. Hoje observamos a figura do cão desenhada em cavernas, junto à gravuras de figuras humanas primitivas, simbolizando a família

Na verdade existe uma necessidade mútua, uma espécie de simbiose entre o homem e o cão. As crianças quando atingem quatro, cinco anos de idade, começam a pedir aos seus pais um cãozinho como animal de estimação e algumas vezes seus apelos não são atendidos. Para os pais mais resistentes a ideia de ter um animal em casa, aqui cabe algumas observações.

Quantas vezes nós pais, ensinamos aos nossos filhos a mandar? Normalmente achamos que os filhos só precisam aprender a obedecer, esquecemos que aprender a comandar é tão importante quanto a obedecer, para a formação do caráter do indivíduo adulto.
As crianças vêm nos cães à primeira oportunidade do exercício do comando, é na realidade o único membro da família que hierarquicamente estaria sob sua responsabilidade. A nós pais, cabe o cuidado para orienta-los corretamente nessa difícil tarefa.

Artigos sobre comportamento humano relatam que aqueles pequenos momentos diários que nós adultos passamos brincando com nossos animais de estimação, são importantíssimos para manter o equilíbrio emocional e diminuir o estresse de cada dia. Famílias que possuem cães sofrem menos de ataques cardíacos e se medicam menos com tranquilizantes do que as que não possuem animais de estimação em suas residências.

Na terceira idade, os que possuem animais de estimação não se deixam abater facilmente pela solidão, pelo contrário são pessoas alegres que demonstram otimismo e prazer pela vida.
MAIS QUE UM AMIGO, o cão faz parte da nossa família e exerce um papel relevante em nossa própria evolução.























 
paulo cesar coelho
Enviado por paulo cesar coelho em 02/11/2005
Reeditado em 20/07/2015
Código do texto: T66474
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
paulo cesar coelho
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
2589 textos (470922 leituras)
57 áudios (6064 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:28)
paulo cesar coelho

Site do Escritor