Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE E OS JOVENS ESTUDANTES


“ Não se ganham competições sem preparo, tampouco se fazem campeões sem competência”
                       
Içami Tiba

Não querendo utilizar-me dos exemplos futebolísticos , como sempre o faz nosso presidente Lula, mas já os utilizando, penso que o que está acontecendo com a equipe do São Paulo Futebol Clube, nesse campeonato brasileiro, é o que está ocorrendo com a grande maioria dos jovens estudantes: faltam a eles objetivos e motivação.
Assistir aos jogos do tricolor do Morumbi, atualmente,  está sendo um verdadeiro sofrimento. Os jogadores estão andando em campo, pisando a bola, cabeceando contra o próprio gol, assustando-se com passes um pouco mais rápidos dos colegas, e tudo isso porque já estão classificados para a  Libertadores da América. Nessas alturas do campeonato, classificar-se em qualquer lugar, que não seja o primeiro, não tem valor algum, não faz a diferença.
Assistindo a uma partida entre Milan e Juventus, pelo campeonato Italiano, vi o quanto é diferente um jogo de futebol em que um título importante está em disputa. Existe a pegada, a gana de invadir e permanecer no campo adversário, existe a explosão de uma vibração incontida — de criança que ganha um presente muito desejado — que parte de técnicos, reservas e da torcida quando o gol acontece : existe vida.
A desmotivação  e a apatia dos jogadores do São Paulo lembram muito o desinteresse pelos estudos com que a maioria dos jovens, hoje, atormentam a vida dos pais e dos professores.
Mesmo para os jovens que freqüentam escolas particulares e que vêm de famílias mais estruturadas, independentemente de sua classe social, e que aparentemente estão à margem de risco social,  falta perspectiva de ascensão social diante das dificuldades de se conquistar o primeiro emprego e de se profissionalizar. A falta de política cultural, esportiva, de saúde e educação, além da enxurrada diária de incentivo ao consumismo, violência e sensualidade a que todos estamos à mercê por todos os meios de comunicação que vão desde a televisão até a Internet, acabam por influenciar negativamente estes jovens que, para se auto-afirmar ou conquistar espaço e respeito em seu grupo de convívio, partem para práticas violentas e ilícitas que vão desde consumo de álcool e drogas, podendo chegar a homicídio qualificado.
Assim como os jogadores do tricolor paulista garantem que, no torneio mundial interclubes, marcado para dezembro, eles não decepcionarão sua torcida, assim também os jovens garantem aos seus pais que, no momento oportuno, saberão   mostrar todo o seu potencial, garantem que passarão nos exames vestibulares, garantem que podemos ficar frios, e já conhecemos o final dessas histórias.
Sabemos que não é assim que as coisas funcionam.
Quem não está habituado aos constantes estudos, pesquisas, à concentração, ao desgaste de avaliações e confrontos, às exigências do cotidiano, não conseguirá superar-se no momento em que atitudes mais firmes e duras forem exigidas para consecução de objetivos.
É importante que se saiba aonde chegar, e apertar  o passo na dança da vida, pois o tempo é curto, e a música pode acabar.



Tórtoro
Enviado por Tórtoro em 04/11/2005
Código do texto: T67333
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Tórtoro
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, 67 anos
176 textos (27938 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 18:50)
Tórtoro