Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

         AGRESSÃO  -  forma de defesa

Em muitas ocasiões pessoas agridem outras com palavras como uma forma de defesa. Por sentirem-se inseguras de seus sentimentos, por estarem confusas, sem mesmo entender a posição em que se encontram, em determinadas situa- çóes, o melhor que lhes aparece é a  agressão.
O ato de agressaõ para algumas pessoas, parecem-lhes estar exorcizando a influência de outro em sua vida,   ou em sua própria pessoa.
Acredita-se haver uma  melhora, um alívio ao afastar-se de alguem que julgam prejudiciais, mas que nem sempre foi assim. Pode, após  o fato passado, os ânimos esfriados,  chegar o arrependimento por atitude drastica, mas será pior pois será tarde para retomar uma reconciliação, ou chegar-se a um entendimento agora educado e mais compreensivo.
Tudo pode ser dito para quem desejamos o afastamento, tudo pode ser falado ou escrito mas de modo sem grosseria,  com educação, pois pior será para a própria pessoa. Acredito  que ninguém fica bem, apos diminuir outro, humilhar , rebaixar, após ter esquecido os valores mínimos de uma educaçao simples que seja.   Como disse, tudo pode ser falado, da forma que melhor acharem, mas de modo gentil, educado, para que  quando o arrependimento  surgir , não da parte do ofendido, este é a grande vítima, mas sim, da parte de quem fez a ofensa; se de bom carater que deixou-se levar por um rompante de raiva..após isso passar, surgira´o mal estar pelos danos provocados.
Deve-se avaliar a condição educacional e formação do  sujeito em questão.
Tudo é influência para o modo de agir de cada um...a bagagem que  trazem pela vida, pelo estudo e principalmente pela educação obtida por familiares ou não. Se não  tiveram nenhum apoio,  se vivem de ilusões de certeza, sem saberem que não há certo e errado ao se tratar de relacionamento com outro ser, que deve haver um respeito pelo outro independente de se gostar ou não..
A diferença entre animal racional e animal irracional é que o Homem pensa, raciocina e toma decisões, já os  animais irracionais agem por instinto e estes  só atacam ou agridem se estiverem defendo-se ou a sua cria.. Ao agredir-se um semelhante, estamos agindo nem mesmo como animal, seremos apenas pessoas coitadas que não têm condições de discernir entre uma  palavra forte mas educada ou uma palavra agressiva que possa ofender...Não pode se comparar aos animais, seria por demais injsuto para os pobres que nunca ferem por prazer, de caso pensado.
naja
Enviado por naja em 25/10/2007
Código do texto: T710056
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
naja
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
1207 textos (236300 leituras)
147 áudios (33086 audições)
525 e-livros (50965 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/17 13:16)
naja