Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O planeta em xeque

Arrisco-me a dizer que o ser humano e a terra-mãe estão passando pelo maior teste em todos os tempos.

Nem poderia ser menor a dimensão, porque agora ela é global nas ramificações e no conhecimento que se tem da crise.

Em outros momentos, a História nos conta, os seres humanos enfrentaram disputas, violência, abusos, catástrofes, desastres, tirania, doenças, pestes, medo, pânico, etc.

Parece, entretanto, que essas mazelas não atingiam a todos e com tal intensidade o tempo todo. E tampouco parece que todos tomassem conhecimento, ao mesmo tempo, do que acontecia em geral no mundo.

Convivemos, portanto, com os problemas em si e com a consciência de que eles se repetem em todo a parte, o que dissemina o medo em escala inédita.

Ninguém está aqui menosprezando os progressos obtidos pela civilização, nem querendo voltar no tempo em busca de idades do ouro ou da época em que se amarrava cachorro com linguiça. Mas somem todas as guerras e atentados terroristas; os distúrbios; a criminalidade; os problemas urbanos como tráfego e poluição; o abuso de drogas e a prostituição; os desastres ecológicos; o cinismo e a arrogância; a miséria e a fome; as pestes, endemias e pandemias; a corrupção; a especulação financeira, o excesso de consumo e a opressão do capital...Bicho, a coisa tá feia demais! E as organizações políticas não está segurando a onda, de modo que o enfrentamento entre países é uma realidade crescente.

Ansiamos por uma nova cultura, que brote do inevitável temporal. Não há progresso, conforto ou riqueza que pague este sofrimento. Basta!
Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 14/11/2005
Reeditado em 19/11/2005
Código do texto: T71689
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nelson Oliveira
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 55 anos
345 textos (25589 leituras)
2 áudios (313 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 12:47)
Nelson Oliveira