Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

3 Idéias para Uma Boa Aula de Conversação

No texto ‘Speak English and Make Friends’ – compartilhei idéias que possibilitam a organização de um grupo de conversação. Neste artigo, sugiro como se conduzir uma aula interessante para alunos individuais...

1. Ao conversar com os peixes, fale sobre minhocas

Pra começar, pergunte sobre um tema que seja de domínio do seu aluno. Eis algumas perguntas que já fiz, e que me renderam um grande aprendizado:
 
Pastor – Pode me explicar como é organizada sua igreja?
Vendedor – Quais os desafios do cliente você já solucionou com seu produto?
Estudante de Engenharia – Quais são as oportunidades para um formando na sua área?
Técnico de Segurança – O que é, e para que serve um PPSA?
Psiquiatra – Como posso reverter um caso extremo de baixa estima?
Pediatra – O que te levou a escolher esta profissão?
Estudante de Cinema – Pode me contar um filme que você assistiu recentemente?
Professor de Administração – O que acha das idéias de Peter Drucker? Quem você considera como melhor exemplo de administrador?
Formando de Letras – Por que você acha que os alunos não terminam a faculdade falando fluentemente o idioma estudado?
Ateu – Em que você baseia sua crença (ou descrença)?
Professor de Educação Física – Quais os aparelhos básicos para se montar uma academia?
Voluntário – O que mais te encanta neste tipo de trabalho?

Pode-se também pedir ao aluno que assuma temporariamente um outro perfil – e responda à pergunta pertinente. Escreva ou grave uma série de respostas e peça aos alunos que as associem às respectivas perguntas.

Vale lembrar que o professor não precisa ser um profundo conhecedor destes assuntos – basta se interessar de verdade pelo que está sendo dito, e se manter atento a fim de identificar no dia-a-dia os fatos que poderão se tornar em temas interessantes...

Em alguns casos (do pastor ou do  professor de educação física), o vocabulário costuma ser bastante específico. Neste caso, faça uma pesquisa conjunta com o aluno, ajudando-o a desenvolver um vocabulário básico dos termos específicos.

2. Faça anotações

Como a aula visa o desenvolvimento da comunicação, procure não interromper o fluxo de idéias do aluno.

Certa vez, fui anotando os verbos que o aluno utilizava no tempo presente, embora devessem er sido utilizados no passado. Ao término do assunto, mostrei-lhe as anotações e ele identificou por si mesmo o problema. Fizéssemos uma atividade divertida de memorização e ele passou a conjugar 10 verbos corretamente – sem a necessidade de consultar a lista de verbos irregulares para a tradicional ‘decoreba’.

3. Altere as regras do jogo

Há alguns anos, carrego comigo um jogo de cartões com verbos, números e palavras que complementam os respectivos verbos (vide exemplo no ‘100 Verbos em Inglês’ – que se encontra na seção de E-books)

Com eles, pode-se jogar de diversas maneiras, de acordo com a capacidade do aluno. Eis algumas delas:

a. Jogar uma carta e fazer uma pergunta.
b. Jogar uma carta e traduzir o verbo
c. Jogar a carta e dizer a forma do verbo no passado
d. Criar uma situação na qual o verbo apareça, sem mostrar a carta ao colega
e. O que sua imaginação permitir

Espero que estas simples idéias possam animar sua aula. Caso contrário, consulte o texto ‘Speak English and Make Friends’ e organize logo um Grupo de Conversação na sua cidade!
Charlles Nunes
Enviado por Charlles Nunes em 31/10/2007
Código do texto: T717760
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Charlles Nunes
Volta Redonda - Rio de Janeiro - Brasil, 48 anos
99 textos (240980 leituras)
17 áudios (3465 audições)
5 e-livros (57997 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/17 04:29)
Charlles Nunes