Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

... tu és o Filho de Deus, tu és o Re i de Israel!

  Estamos no ano dois da era cristã. O Governador da cidade de Jerusalém outro nao é senao Antibas, o Herodes da época.
  Pois bem, ouvindo falar que na insignificante Belém- Efrata havia nascido aquele que se chamaria o Rei dos Judeus, Antibas, o Herodes de Jerusalém em muito se perturbou e, nessas condições, determina a morte dos meninos de dois anos para baixo. Com esta medida, ao inquirir sobre o tempo em que aparcera a estrela de Belém, Antibas pretende que, dentre o contingente de crianças sacrificadas, esteja o tão propalado "Rei dos Judeus".
  Jesus, diante das providências divinas, havia se retirado para o Egito para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta:... - "Do Egito chamei ao meu Filho!".
  A mãe de Natanael, impossibilitada de retirar o seu filho do inferno da mortandade, oculta-o em um poço que nao produzia água e, o instruindo, dis:... - "Menino não respondas a ninguém".
  A matança ocoreu e, retirando-o do esconderijo a sábia genitora, lembrou ao menino a importância de nao contar o acontecido até a sua maturidade. Nessa estranha e neófita empreitada sugere-se morreram 14.000 crianças, outros dizem que foram 64.000 e um grupo menos expressivos de teólogos supõe 144.000; eu, todavia, creio que o número exato alcança os 64.000 - não há registros históricos precisos.
  Antibas morreu com a idade de setenta anos e com uma extensa lista de assassinatos.
  Jesus, adulto, por volta do ano vinte e nove ou trinta é batizado por aquele que dizia:... - "Ego vox clamantis in deserto... - eu sou a voz que clama no deserto e, assim, começa a compor o seu Colégio Apostólico. Primeiro encontra a André e depois a Simão chamado Pedro, a João e a Tiago, o seu irmão e, então, segue na sua escolha. Filipe fala a Natanael de Jesus, o homem que revela Cristo entre os homens, e este infere a seguinte pergunta:... - "De onde ele vem?". De Nazaré, responde Filipe. Natanael observa... - e de Nazaré pode vir alguma coisa boa? Filipe atropela; vem e vê...
  Os dois vem chegando e Jesus, ao ver Natanael infere:... - "Eis aí um israelita em quem não há dolo!". Natanael contesta:... - "De onde me conheces tu?". Jesus aclara:... - "Antes que Filipe te chamasse te vi eu estando tu debaixo da figueira".
  Jesus se referia ao momento do chamado de Filipe, ainda que, como Deus onisciente, onipresente e onipotente soubesse do fato acontecido na infância natanaelina. Natanael, entretanto, não atentou para o fato de que, conversando com Filipe acerca do Messias, espreitava-lhes uma figueira e, assim, pensou:... - "Espera... - somente quem sabe disso sou eu e minha mãe, se esse está dizendo isso, então Ele é Deus... - perturbado, exclama:... - "Rabi (Senhor em hebraico) tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!".
  Jesus lhe explica:... - Porque te disse te vi debaixo da figueira creste, pois eu te digo que coisas maiores do esta verás. Verás os céus abertos e os anjos de Deus descendo e subindo sobre o Filho do Homem, uma expressão que infere o Filho de Adão, não o homem, mas a humanidade... - Deus não criou o homem, mas a humanidade através do homem Adão... - verdade é!
l     .

 
YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 03/11/2007
Código do texto: T721611

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
YOSEPH YOMSHYSHY
Arujá - São Paulo - Brasil, 74 anos
300 textos (24919 leituras)
16 e-livros (210 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 19:31)
YOSEPH YOMSHYSHY