Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação no Brasil - Dia dos professores

Educação no Brasil - Dia dos professores

 http://blogchicao.tripod.com/

No Brasil todos defendem a educação. Da boca para fora, é lógico. Na prática ninguém a valoriza, o resultado é que temos um dos piores sistemas de ensino do planeta. Nossos alunos tiram notas piores do que "potências econômicas" como o Paraguai. Não há um só culpado. Existem inúmeros.

Vamos a alguns dados:

Em São Paulo, faltam professores em mais de 70% das escolas estaduais. Mesmo assim isto não é motivo para grandes discussões. Compare este problema com o tal apagão aéreo: qual é o mais importante e significativo? Qual esteve mais tempo na mídia? Quantas vezes você viu equipes de repórteres nas escolas, que não seja por motivos de crimes?

Incrível!!!! Mesmo assim o ex-governador de São Paulo foi considerado por 81% dos empresários como um exemplo de planejador e realizador. Se eles dessem o devido valor para a educação é provável que nem 3% o apoiasse.

Ou seja, investir em educação é perder a eleição. Que o diga a Luisa Erundina e Marta Suplicy. Quando o Serra assumiu ele detonou todos os programas que visavam gerar qualidade no ensino da prefeitura de S Paulo. Mesmo assim saiu bem avaliado da prefeitura.

Hoje, dia 15, um jornal dá a notícia de que os professores do Acre recebem 39% a mais que um professor de S. Paulo. Uma barbaridade, levando em conta que o Acre é um estado pobre.

E o que falar dos professores, dos pais e dos alunos? Também não assumem suas responsabilidades, com raras excessões.

Temos que retomar o conceito de que educação é esforço e que este esforço é bem recompensado com uma vida melhor. Vida financeira melhor, vida pessoal melhor. Quem estuda com afinco desenvolve a capacidade de raciocíocínio, de resolutibilidade de problemas, além de disciplina e perseverança.

Nas campanhas que faço dedico parte do tempo a explicar aos pais que devem acompanhar e incentivar os filhos nos estudos. Eles devem estudar pelo menos 2 horas por dia em casa, repassando as lições dos dias anteriores. Recomendo aos pais a comprarem brinquedos pedagógicos, compartilharem com os vizinhos brinquedos como quebra-cabeça, etc.

Os programas da família podem mudar: ao invés de irem a lanchonetes, irem a biliotecas públicas. Ao invés de refrigerante comprarem canetas e papel para desenho. Ao invés de televisão, brincadeiras educativas e estudos.

Eu explico também que eles podem e devem exigir que os professores passem lições mais difíceis para os alunos que possuem melhor base e mais esforço, portanto melhor desempenho.

Muito pode ser feito. Mas, estudos é esforço e dedicação.

PS: esqueci de escrever algo importante. A responsabilidde maior pela educação das crianças é:

1) dos pais

2) dos professores,

Com os recursos que existem a disposição poderíamos ter uma educação MUITÍSSIMO melhor.

Portanto, a desculpa do salário ruim como causa principal do baixo nível das escolas é conversa para boi dormir. Gostaria muito que fossem bem melhores, gostaria que houvesse mais treinamento também. Mas, não importa o salário o trabalho tem que ser muito bem feito. Como dizia Paulo Freire: para estudar precisa de vontade, giz e cuspe.

http://blogchicao.tripod.com/
Chicão Dois Passos
Enviado por Chicão Dois Passos em 03/11/2007
Código do texto: T721922

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Chicão Dois Passos e link para http://blogchicao.tripod.com/). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Chicão Dois Passos
Campinas - São Paulo - Brasil
32 textos (8530 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/08/17 16:30)