Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Toda decisão importante na vida – como a escolha da carreira ou do cônjuge – costuma vir acompanhadasde tensão. Daí a importância do período de namoro ou do estágio remunerado...
 
Recentemente, precisávamos encontrar um profissional para fazer a reforma da nossa casa. Solicitamos três orçamentos. Um dos pedreiros mediu a obra, perguntou se já havíamos comprado o material – e nunca mais apareceu. O segundo, mais afoito, apresentou logo sua proposta financeira.

Já o terceiro mediu a obra, pediu um tempo para pensar e voltou com sugestões para melhoria do projeto, mostrando que se importava com nosso empreendimento. Sem contar seus hábitos pessoais (bom linguajar, assíduo, pontual, honesto, não fumante), ele demonstrou ser digno de freqüentar nosso ambiente familiar. Tornou-se um verdadeiro amigo.

Se você está pensando em contratar um ‘Personal Sei-lá-o-quê’, saiba que está numa condição bem semelhante à que eu me encontrava. Mas fique de olho: este profissional passará a freqüentar sua casa e partilhará de algumas informações que você, no mínimo, deseja que sejam tratadas com respeito.

Antes da contratação de um Personal Teacher, especificamente, vale à pena considerar alguns pontos. Certifique-se de que ele...

Ofereça uma aula demonstrativa gratuita
Pra começo de conversa, este é o período do namoro. Lembre-se que quem vai pagar pelas aulas após o contrato é você! Nada mais justo do que ele (ou ela) investir na empreitada uma simples visita... e arcar com a passagem de ônibus!

Seja entusiasmado pelo que faz
Como vocês irão passar algumas boas horas juntos, é bom encontrar alguém que te deixe sentindo melhor do que te encontrou. Fique de olho: se o Teacher começar a trazer com freqüência os problemas de casa, tenha coragem: passe você a cobrar pelas aulas!
 
Tenha disponibilidade de horários
Se ele vive correndo de um compromisso para outro para completar a renda familiar, o ‘Personal’ refere-se a si mesmo, e não a você. Mantidas as devidas proporções, as necessidades de aprendizado do aluno fazer parte constante da lista de prioridades do professor.

Saiba conversar sobre assuntos diversos
Além do entusiasmo, a versatilidade nos temas das aulas também é um fator importante. Se você já mantém um bom nível de conversação, pergunte sobre a possibilidade das aulas serem conduzidas nos campos de seu interesse.

Seja um constante aprendiz
Conforme diz o ditado, “Só desperta a paixão de aprender quem tem paixão de ensinar.” Acredito que o amor pelo ensino tenha sua origem na alegria do aprendizado. Quem tem gosto em aprender, acaba contagiando os outros.

Ofereça alternativas de aprendizagem
Se até os bombeiros precisam ter mais de um modelo de camisa de força ao recolher um indivíduo fora de controle, quem se candidata a adentrar os portais da mente e da esperança deve conhecer também diversas abordagens! Um Personal Teacher bem preparado estará em condições de oferecer-lhe diversas alternativas para que você atinja seu pleno potencial.

Tenha referências
Nada contra os iniciantes no ramo. Toda árvore frondosa tem também seus galhinhos verdes. Mas fique à vontade para pedir referências ao seu Personal Teacher. No final das contas, o que você busca mesmo é um resultado tangível.

Pratique um valor coerente com o mercado
Pergunte qual é o valor praticado no mercado. Se a resposta for franca, pode ser um indício de que ele está sintonizado e valoriza as informações que são importantes para você também. (Conforme o caso, já cheguei a indicar outro professor cujo valor das aulas fosse mais acessível.)

Tenha um contrato claro e bem definido
Em se tratando de finanças, são muitas as chances de surgir um mal-entendido. Paga-se antes ou depois de estudar? Numa data fixa, ou a combinar? Em cheque, dinheiro ou transferência bancária? Quando se pode cancelar uma aula? Como são feitas as reposições? E por aí vai...
 
Bem, agora é com você. Caso tenha alguma dúvida sobre aprendizagem de idiomas, conte comigo. Mas se estiver pensando em reformar sua casa...

Será um prazer te indicar meu Personal Bricklayer* :)

*bricklayer: pedreiro

Artigos Relacionados:

Quando NÃO Contratar Um Personal Teacher
Em Aprendizagem de Idiomas, 1+1 é Sempre Mais Que Dois

Charlles Nunes
Enviado por Charlles Nunes em 07/11/2007
Código do texto: T727177
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Charlles Nunes
Volta Redonda - Rio de Janeiro - Brasil, 48 anos
99 textos (239490 leituras)
17 áudios (3452 audições)
5 e-livros (57957 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 05:42)
Charlles Nunes