Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DOM PEDRO, HUGO CHAVES, LULA E OUTROS



Ainda me lembro do orgulho que sentia ao saber que eu havia sido vassalo de Dom Pedro II (quase), uma vez que ele já havia morrido. Afinal, de toda a América, apenas o Brasil havia sido um império.
O império dos incas eu não levava em conta, era coisa do passado distante.
Outras vezes senti até revolta contra os republicamos que ousaram mudar a nossa história. E assim, por muito tempo, vivi nesta luta de idéias.
Agora, no entanto, acabou-se o privilégio de ter sido o Brasil o único Império das Américas. Outros estão sendo construídos e talvez até o Brasil volte a ter império.
Já vivemos no império da corrupção e do medo.
Mas o império a que me refiro trata-se de regime de governo e nada tem a ver com nossa insegura segurança.
O senhor Chaves conseguiu através de artifícios constitucionais transformar-se no segundo Imperador das Américas e em pleno século vinte, numa época onde dizem que a alternância de poder é salutar a democracia.
Essa democracia que já deve estar dando enjôo àqueles que a criaram. Ela toma tantos aspectos diferentes que os conceitos que temos del, ou é falso ou absurdo.
O Senhor Chaves pelo menos é mais inovador, denomina seu regime de Socialismo. Vivemos degustando tantos conceitos que dificilmente iremos fazer deles uma boa digestão no futuro. Bem, voltando ao Rei da Venezuela, auto-proclamado por alguns dólares e a compra de algumas consciências (consciências?), ele consegui se tornar imperador até que a morte  interrompa sua brilhante trajetória ou mesmo alguma trajetória errada de alguma bala perdida, que irá achar o caminho certo.
O certo mesmo é que agora, com este segundo império, perdemos o privilégio de ter sido o único, a menos que algum  “amigo” resolva seguir seus passos e refazer o nosso.
Já temos muitos adjetivos superlativos, tais como: império da corrupção, do desgoverno, da violência, dos abusos governamentais. Daí para restabelecer novo império, basta apenas mudar a constituição e isso é fácil, basta comprar alguns deputados e senadores e alguns deles estão para isso mesmo.
Fazer leis para combater o império da corrupção, do medo, isso não interessa, não dá voto. Afinal, como falar depois de algo que já não existe, falar de uma violência que já não existe.
É, enquanto o Senhor Chaves toma conta de seu país, aqui alguns continuam saqueando o nosso e levando as riquezas para fora, afinal, sabe-se lá onde existe segurança. Talvez em Cuba. É, mas este país não serve para os que desviam dinheiro dos cofres públicos, lá não dá para morar. O local ideal destes é Nova York ou em algum  outro país mais evoluído da Europa.
Esses piratas modernos fazem o mesmo caminho que faziam os antigos. Quem não se lembra do terrível Barba Negra? Foram tantos piratas famosos, que nem mais me  lembro os seus nomes, eram muitos.
Hoje voltaram a atuar, sem a perna de pau, “mas com a cara”, agem de forma direta, sem se preocupar. Basta dizer que é inocente, que o povo acredita, afinal eles recebem cestas básicas pra isso...
E  assim a América dá mais uma aula de democracia para o resto do mundo. Muito embora no resto do mundo a mesma palavra também frutificou e ainda dá frutos estranhos.
E vivam os impérios!...


09/11/07-VEM




Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 09/11/2007
Reeditado em 27/09/2010
Código do texto: T729668
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vanderleis Maia
Imperatriz - Maranhão - Brasil
1412 textos (112354 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/10/17 20:37)
Vanderleis Maia