Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escolhas

Caminhar pela vida é fazer escolhas, sejam elas conscientes ou não. Deste modo, o que somos hoje, seja na vida pessoal ou profissional é resultado de nossas escolhas e obviamente das ações adotadas posteriormente.  Ao escolher, estamos fazendo uma opção que trás consigo suas conseqüências e nos direcionam a novos caminhos e novas escolhas.

A todo o momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos fazendo escolhas. Algumas são essenciais e importam decisões sobre o resto de nossas vidas, como o papel social que vamos ou não desenvolver, nossa escolha religiosa, ou seja, escolhas existências e morais. Já outras, são apenas corriqueiras, operacionais, como a fazer a barba ou escolher o que vestir para sair.

Quanto antes despertarmos para isto, melhor. Quem não lembra de Cecília Meirelles, que no poema: “ou isto ou aquilo”, nos mostra claramente as conseqüências das escolhas. Mas particularmente o verso: “Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, / ou compro o doce e gasto o dinheiro”, ficou marcado em minha vida.  Este verso é muito duro quando se é criança, pelo menos no meu caso, foi. Colocava-me diante da necessidade familiar, de economizar e o desejo de criança em comprar o doce que tanto almejava. Situação que se repete ao longo da vida em que precisamos optar entre o doce prazer de consumir e o limitado recurso financeiro.

Outro verso cheio de interpretações, que também me encantava ainda na época de escola: “Quem sobe nos ares não fica no chão / Quem fica no chão não sobe nos ares”. Uma breve reflexão é suficiente para identificarmos nossos medos e dificuldades de subir aos ares, de crescermos, ou seja, de avançarmos mais um degrau da escada pessoal. Cecília Meireles conclui o poema com o seguinte verso: “Mas não consegui entender ainda / qual é melhor: se, é isto, ou aquilo”.

Todos nós sabemos que é difícil, mas é indispensável optar, fazer a escolha, seja qual for se quisermos dirigir as nossas vidas ou simplesmente seremos mais um barquinho sem rumo no imenso oceano.

É necessário que sejamos o timoneiro consciente da nossa vida. E uma vez conscientes de nossas escolhas, nos permite assumir responsabilidades, especialmente de que somos os únicos responsáveis por elas, que fizemos ou estamos fazendo. É tendo consciência dessa responsabilidade que nos determinará se continuaremos a agir da mesma forma ou se mudamos.

As escolhas são diárias, portanto, as oportunidades para novos rumos, novos caminhos, também são. A diversidade e a adversidade são fatores constantes nas nossas vidas. As necessidades embora diferentes, se apresentam de forma ilimitada para todos, mas o resultado sempre é fruto das escolhas.  O ponto de chegada é diferente para cada um, mas o importante é quanto caminhamos. Esse percurso está relacionado com as diferenças individuais e com as decisões de cada um sobre os rumos de suas vidas.

É fundamental compreender que temos a capacidade, o poder de escolher, aceitar ou não o que nos é determinado, ou seja, podemos a qualquer hora tomar as rédeas de nossa vida e escolher o verdadeiro rumo que desejamos dar a ela.

É através do desenvolvimento pessoal que aumentamos a nossa esfera de escolhas. Estar disposto a aprender sempre é fundamental para termos mais opções de escolhas, isto é, ampliarmos possibilidades. Mas, se me perguntarem o que se deve aprender, eu não saberia responder, mas diria que é essencial estarmos abertos para o novo, sempre. Como ter êxito diante de um mundo de crescente de insegurança, complexidade, ambigüidade e imprevisibilidade, também é uma escolha.

É isto ou aquilo, não há como fugir do caminho evolutivo porque a evolução é um processo ininterrupto e, conseqüentemente não é possível parar e deixar de fazer escolhas, embora essa também seja uma escolha. Somos o que escolhemos ser .  Pense nisso.

Jair A Pauletto
Enviado por Jair A Pauletto em 12/11/2007
Código do texto: T733948
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Pauletto J. A.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Jair A Pauletto
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil
806 textos (192940 leituras)
1 e-livros (2678 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 00:59)
Jair A Pauletto

Site do Escritor