Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TROPA DE ELITE: retrato do Brasil

          Fico impressionado como temos o costume de alimentar uma cultura de violência.
          O sucesso de bilheteria do filme Tropa de Elite reflete isso. Assistimos porque nos identificamos com a cultura de violência na qual vivemos.
          Pergunto para quem assistiu o filme: o que mudou, se é que mudou, no seu modo de pensar e ver o Brasil? Para alguns nada, pois se trata apenas de um filme, uma ficção. Será? Para outros reforçou o tradicional conceito que pobre é vagabundo e marginal e que tem que ser combatido a todo custo. Muitos ficaram indignados com o que viram, pois não sabiam que o Brasil estava nesta situação dramática.
          Sabe-se que é ficção, mas também tem muitas coisas relatadas no filme que acontecem no dia a dia. O filme mostra que também há corrupção na polícia e que muitos traficantes patrocinam o terror, as drogas e favorecem a propina. Tudo isso em vista do que? O dinheiro é a lei maior.
          Parece que o Brasil relatado no filme não existe, é pura ficção. Engano! O filme retrata a realidade de muitas cidades brasileiras. A desigualdade econômica e o descumprimento das leis do país produzem essa realidade violenta e corrupta. Essa realidade também é fruto da má qualidade da educação e da falta de punição para quem não cumpre a lei. A polícia não combate o crime porque não quer ou por que ela mesma está envolvida? Aí, a punição à violência seria uma autopunição.
          As vezes sinto medo de andar pelas ruas, pois nunca sabemos o que nos espera na próxima esquina. A vida do cidadão brasileiro não tem valor. A prova disso são os altos índices de morte por armas de fogo, sem falar do trânsito. O brasileiro vale enquanto pode pagar imposto para encher os cobres públicos sustentando assim esse sistema injusto presente no Brasil.
          Tropa de Elite: o rosto do Brasil que ninguém quer ver e admitir que existe!

Hermes José Novakoski
Porto Alegre, novembro de 2007

***********

ATENÇÃO: Nenhum texto, ou partes do mesmo, pode ser copiado e publicado em outros meios de comunicação ou mesmo pela Internet sem a autorização por escrito do autor.

@@ RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS @@
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 18/11/2007
Código do texto: T742067
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 36 anos
489 textos (400304 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (444 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/17 10:24)
Hermes José Novakoski