Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Boa Viagem !!!


Em linhas gerais admitimos que os pedágios estabelecidos em nossas estradas melhoram  a sua conservação e qualidade de sinalização. Acabei de constatar isto nas estradas pelas quais passei tanto na viagem que fiz a Brasília e posteriormente à minha terra natal, Belo Horizonte. As estradas esburacadas e desprovidas de atenção do poder público são, em potencial, aquelas que mais emergem na contagem dos acidentes nacionais.
Na realidade escrevo estas linhas por causa da proximidade do final do ano e das férias de verão, quando muitos se dão a aventuras quilométricas pelas estradas brasileiras sem se dar conta do real estado de sua trajetória pretendida. Algumas dicas importantes podem ajudar nesta hora.
Em primeiro lugar lembrar-se que as viagens noturnas estão sempre entre as mais perigosas apesar de aparentemente sugerirem a diminuição dos viajantes. A visibilidade, o sono, as faixas apagadas ou inexistentes, bem como a sinalização deficiente, se constituem em verdadeiras armadilhas nos períodos da noite. Se chover então os riscos multiplicam-se. Desta forma, evitar viagens noturnas pode ser atitude que expresse sabedoria e prevenção.
Motoristas que conseguiram obter sua carta recentemente devem optar por viajar com pessoas experientes ao lado. Na realidade nosso sistema de treinamento de novos motoristas vive certa deficiência, preparam os mesmos dentro dos ambientes urbanos não fornecendo treinamentos objetivos nas estradas. Apenas teorizando, os novos motoristas vão para as estradas todos os anos desconhecendo na pratica as técnicas de lide com riscos.
O verão sugere chuvas rápidas e intensas, assim pode se tornar comum enfrentar períodos de chuvas fortes e alternadas em viagens longas. Cuidar com a velocidade em ocasiões assim nunca é demais. Parar se for necessário é o recurso da prudência de quem desejar chegar.
Evite sair com hora marcada para chegar. Saia com a disposição de passear, sem o stress de uma viagem arriscada pelo desejo de chegar antes. Curta a viagem, faça mais paradas, tire mais fotos, leve um dinheiro a mais e durma em hotéis, dê qualidade ao seu passeio.
Bebidas na estrada só servem para estragar o passeio de todos. Não beba em hipótese alguma, pode ter certeza que quem bebe nas estradas tem chances multiplicadas de não chegar ao destino. De fato se a bebida fosse banida do dia a dia das pessoas não lhes faria falta nem traria prejuízo à sociedade humana. Quem bebe parado já se constituem em perigo potencial, imagine aqueles que bebem enquanto dirigem.
Cuidado com o uso de acessórios modernos, tais como mp3 ou dvds para automóveis, e também com a tentação de atender aos celulares, atitudes estas que desviam a atenção do motorista do seu foco principal, o ambiente em que transita. Não se cuide por causa das multas, mas por causa da vida de todos.
O estado geral do carro também influi sobre a performance da viagem. Ir para a estrada sem uma boa revisão no veículo, reflete ausência de malicia ou irresponsabilidade.
Dicas assim podem fazer das suas férias um período prazeroso e verdadeiramente digno de ser lembrado por muitos e muitos anos. Diz o texto bíblico no Salmo 121 que o Senhor guarda a nossa entrada e a nossa saída, mas Ele espera que façamos a nossa parte, no sentido de sermos inteligentes e prudentes. Abraços e muito sucesso!!!
Fernando Alberto
Enviado por Fernando Alberto em 23/11/2007
Código do texto: T749439

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fernando Alberto
Francisco Beltrão - Paraná - Brasil, 52 anos
67 textos (6275 leituras)
8 áudios (165 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/08/17 08:22)
Fernando Alberto