Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

 LITERATURA: UM POUCO DA JORNALISTA E ESCRITORA ISABEL  ALLENDE


     Isabel Allende, sobrinha de Salvador Allende. Nascida ne Peru em 1942, viveu sua vida toda no Chile, até o golpe Militar de Augusto Pinochet. Naõ fosse o golpe Isabel poderia ter sido a jornalista que tanto amava essa profissão. Nesse caso, não teria se tornado  a mais famosa romancista contemporânea da America Latina.
     Com a morte de Salvador Allende, e clima de terror que se seguiu,  foi forçada a sair  do Chile , com sua familia, e buscou ajuda na Venezuela. Seu avô ficou no Chile e ela lhe escrevia longas cartas,  para manter contato , e  laços afetivos com ele.
     Essa carta foi que gerou seu primeiro romance A CASA DOS ESPÍRITOS em 1980, 
    Nesse romance vigoroso , ela narra a história de uma familia parecida com a sua, desde o inicio do século,  deixando tranparecer no romance o  espelho das que o país enfrentou. 
     Formalmente inspirado no realismo de  Garcia Márques, entretando sem deixar de tornar visível a realidade da sociedade chilena,o romance dá especial
relevo ao retrato de mulheres, que, sem terem o poder, possuem, contudo, poderes secretos possibilitando que a vida mais humana de modo a contrabalancear a autoridade dos tiranos domésticos. O livro tornou-se um êxito de vendas, sendo adaptado para o cinema: A CASA DOS ESPIRITOS,  que deu inicio a trilogia em que fazem parte FILHA DA FORTUNA, (1999) e RETRATO DE SEPIA,, sendo no conjunto, uma saga familiar onde aparecem,  vivências das sucessivas gerações, com os problemas de um Chile conturbado,  que a escritora havia escolhido como patria embora nascida no Peru. Vivendo finalmente nos Estados Unidos, surgiram outras obras como, o inesquecível romance DE AMOR E DE SOMBRAS, (1984) EVA LUNA (19867) O PLANO INFINITO (1991) AFRODITE (1994) e PAULA ( 1955) onde a autora cumpre o luto pela morte de sua filha, após longa doença. 
     Uma vez mais, a literatura como uma purificação, com resultados brilhantes e comoventes.

Bibliografia: Mulheres nas Letras , Mulheres nos Livros.

naja
Enviado por naja em 05/12/2007
Reeditado em 05/12/2007
Código do texto: T765515
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
naja
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
1207 textos (235378 leituras)
147 áudios (33059 audições)
525 e-livros (50943 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 05:46)
naja