TRAGÉDIA BRASILEIRA – UMA ABORDAGEM GREIMASIANA

TRAGÉDIA BRASILEIRA – UMA ABORDAGEM GREIMASIANA

Desirèe Paschoal de Melo

Emerson Rodrigues de Brito

Ulisflávio Oliveira Evangelista*

Resumo

Por meio do instrumental teórico greimasiano, este artigo propõe uma análise estrutural do texto “Tragédia Brasileira” de Manuel Bandeira através do percurso gerativo de sentido definido em três níveis: narrativo, fundamental e discursivo.

Palavras - chave: Tragédia Brasileira; percurso gerativo de sentido; Greimas;

1. INTRODUÇÃO

O lituano Algirdas Julien Greimas (1917-1992) a partir das bases teóricas de Ferdinand de Saussure, Louis Hjelmslev, Vladimir Propp e Claude Lévi-Strauss elaborou o livro Semântica Estrutural, obra fundadora da semiótica francesa (também conhecida como escola de Paris) publicada em 1966, com base em uma teoria de análise estrutural do texto por meio do estudo de sua significação. O objetivo desta teoria é de descrever e explicar “o que o texto diz e como faz para dizer o que diz” pelo meio da construção de sua própria estrutura e da relação entre suas unidades.

Nas décadas de 60 e 70, Greimas e seus seguidores, elaboraram o chamado percurso gerativo de sentido com a intenção de mostrar como a significação vai se construindo no interior do texto, a partir de um simulacro metodológico. O esquema representacional (figura 1) do percurso gerativo é formado pelos elementos explicados resumidamente abaixo:

a) Enunciador / Narrador: autor da enunciação;

b) Texto / Enunciado: discurso, mensagem;

c) Enunciatário / Narratário: leitor da enunciação;

d) Plano de Expressão: os elementos que compõem os textos;

e) Plano de Conteúdo: compreensão do sentido (significado);

Figura 1 – esquema representacional do percurso gerativo de sentido.

O analista do percurso gerativo de sentido pode “entrar no texto” e entender como o objeto se estrutura a partir de seu plano de conteúdo , na busca de um entendimento mais do caráter inteligível (cognitivo) do que do sensível, desenvolvendo assim, uma única metodologia que, independente da manifestação, pode ser utilizada para qualquer texto.

Esta análise do percurso gerativo de sentido concebe um processo de produção do texto metodologicamente , ou seja, do mais simples e abstrato (nível fundamental) até o mais complexo e concreto (nível discursivo). Sendo o plano de conteúdo hierarquizado em três níveis: nível fundamental, nível narrativo e nível discursivo.

Para efetuar a análise e aplicabilidade da semiótica greimasiana, será utilizado como corpus o poema "Tragédia Brasileira" de Manuel Bandeira. Vale ressaltar que não temos a pretensão de consumir detalhadamente o texto, pois é possível fazer várias leituras e interpretações deste mesmo corpus. Esta análise faz parte de sucessivos estudos vistos e aprendidos no decorrer das aulas da disciplina Semiótica: princípios e historicidade ministrada pelo Professor Doutor José Genésio Fernandes no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2. NÍVEIS DO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO: UMA ABORDAGEM NO TEXTO “TRAGÉDIA BRASILEIRA”

2.1. NÍVEL FUNDAMENTAL

Na análise do nível fundamental (base estrutural do texto) predomina em maior grau a abstração e simplicidade de um texto, estabelecendo uma rede fundamental de relações, relação esta de contrariedade, oposição e contraste, ou seja, um termo é o que o outro não é, são estabelecidas por traços comuns, partes de uma categoria. Por exemplo: categoria existencial – vida e morte, categoria da sexualidade – masculino e feminino.

2.2. NÍVEL NARRATIVO

No nível narrativo (sujeito/objeto) a análise descreve a estrutura da história contada, determina seus participantes e o papel que representam. Mas, para isso, se faz necessário ter um sujeito e um objeto, sendo que o sujeito mantém uma relação com o objeto.

2.2.1. Relação sujeito (S) e objeto de valor (Ov)

A relação entre o sujeito (S) e o objeto, também chamadas de funções (F) na semiótica greimasiana é entendida como enunciado elementar. Há duas diferentes relações: a junção (enunciado de estado) e a transformação (enunciado de fazer), sendo que a relação sujeito-objeto se dá por meio da perfórmance (®) em busca de um objeto de valor (Ov). Nesse ato de transformação que ocorre entre um sujeito (S) se faz presente um contrato veridictório .

Por exemplo: Misael (S1) quer a companheira (Ov) Maria Elvira (S2).

A primeira relação é a de junção, em que o sujeito pode estar em uma relação de disjunção (È) – quando este está longe/separado do objeto, ou em uma relação de conjunção (Ç) – quando este está junto do objeto. Temos neste caso, um enunciado de estado.

Por exemplo: Misael (S1) está disjunto (È) do estado da companhia (Ov) de Maria Elvira (S2).

Esta relação pode ser representada através do diagrama abaixo:

S1 ® (S1 È Ov) = onde Misael (S1) está disjunto (È) da companhia (Ov) de Maria Elvira.

A segunda relação proposta por Greimas é a de transformação, ou seja, enunciado de fazer. Isto representa a passagem de um estado (1) para outro estado (2).

A maioria das histórias tem uma seqüência hierarquizada de enunciados de fazer com enunciados de estado. Um enunciado de fazer que rege um enunciado de estado forma um Programa Narrativo (Pn) ou Sintagma Elementar da Sintaxe Narrativa.

Por exemplo: O desejo de Misael (S1) é a companheira (Ov) Maria Elvira (S2) formando o Programa Narrativo de Base (Pn). Esta relação entre sujeito (Misael) e objeto de valor (companheira) é conhecida como função (F). O enunciado de estado de Misael é disjunto (È) da companhia de Maria Elvira (S2), ou seja, Misael está conjunto (Ç) da falta da companhia de Maria Elvira. O enunciado de fazer é explicado pela transformação do sujeito Misael (S1). No primeiro estado Misael (S1) quer a companheira (Ov) Maria Elvira, no próximo estado, Misael (S1) está acompanhado (Ov) de Maria Elvira (S2). Logo se percebe que existiu um aceite por meio de um contrato veridictório “de parceria ” entre os sujeitos.

Isto pode ser representado por meio do programa narrativo abaixo:

Pn [ F (S1 ® (S1 È Ov) ® (S1 Ç Ov) ]

Sendo que:

Pn = Programa Narrativo

F = Relação entre sujeito e objeto (Misael/ companheira Maria Elvira)

S1 = Misael (sujeito 1)

® = Perfórmance (ação de busca do sujeito pelo objeto de valor)

È = Disjunto (Misael não está acompanhado de Maria Elvira)

Ov = Objeto de valor (companheira Maria Elvira)

Ç = Conjunto (Misael está acompanhado de Maria Elvira)

2.3. NÍVEL DISCURSIVO

No último nível, o das estruturas discursivas, predomina o maior grau de concretude (ou de maior complexidade) do texto e apresenta os aspectos de atores, tempo e espaço . “É a forma de um enunciado que por sua vez é produzido por uma enunciação” (PIETRO FORTE, 2004, pág. 19).

No nível discursivo, os atores encontrados praticam ações no tempo e no espaço. Os sujeitos principais apresentam contradições recorrentes: Misael (S1) "funcionário da Fazenda", Maria Elvira (S2) "prostituída", destacando a oposição entre conforto e carência e a saúde em oposição à doença.

Outras contradições são apresentadas no texto por meio da posição sócio-econômica de Misael (S1) e dos cuidados indevidos de Maria Elvira (S2) como: "sífilis", "dermite" e "dentes em petição de miséria", os bairros reafirmam esta posição "Lapa" e "Estácio".

No texto "Tragédia brasileira" o apelo lingüístico é dado de modo figurativo. Por exemplo: o sujeito Misael (S1) é tido como um homem benevolente, queria e podia ajudar “Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura...Dava tudo quanto ela queria”. Já a representação dada ao sujeito Maria Elvira (S2) é de caráter pejorativo “Conheceu Maria Elvira na Lapa - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria”.

3. ANÁLISE DO TEXTO “TRAGÉDIA BRASILEIRA”

A análise será realizada aplicando o conceito de percurso gerativo de sentido no texto “Tragédia Brasileira” de Manuel Bandeira, apresentado abaixo:

TRAGÉDIA BRASILEIRA – Manuel Bandeira

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,

Conheceu Maria Elvira na Lapa - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.

Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura...Dava tudo quanto ela queria.

Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.

Viveram três anos assim.

Toda vez que Maria Elvira arranjava um namorado, Misael mudava de casa.

Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês do Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...

Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

3.1.DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS NO TEXTO

O recorte na análise do texto “Tragédia Brasileira” será feita a partir dos principais sujeitos S1 (Misael) e S2 (Maria Elvira) embora exista a presença de outros sujeitos coadjuvantes:

a) Sujeitos:

S1 – Misael;

S2 – Maria Elvira;

S3 – Médico;

S4 – Dentista;

S5 – Manicura;

S6 – Namorados / Amantes;

S7 – Polícia;

a) Relação Sujeito – Objeto (estado):

Misael (S1) está conjunto de (Ç):

· Vida

· Emprego

· Saúde

· Riqueza

· Estabilidade Financeira

· Status

· Posses

· Maturidade

· Inteligência e sentidos

Misael está disnjunto de (È):

· Morte

· Companheira Maria Elvira

· Doença

· Pobreza

· Instabilidade Financeira

· Juventude

· Inteligência e sentidos

Maria Elvira (S2) está conjunta de (Ç):

· Vida

· Prostituída

· Doença

· Pobreza

· Feiúra

Maria Elvira está disjunta de (È):

· Morte

· Companheiro Misael

· Saúde

· Riqueza

· Estabilidade Financeira

3.2. PROGRAMA NARRATIVO DE BASE

Entende-se por Programa Narrativo de Base a relação principal sujeito-objeto. Neste caso específico, o sujeito principal é o personagem Misael (S1) realizando a perfórmance (®) dele mesmo enquanto sujeito destinador em busca de seu objeto de valor (Ov) por meio da personagem Maria Elvira (S2).

Este programa pode ser representado pelo diagrama abaixo:

Pn 1 = [ F ( S1 ® (S1 È Ov) ® (S1 Ç Ov) ]

Sendo que:

Pn 1 = Programa Narrativo nº 1

F = Relação entre sujeito e objeto (Misael / Companheira)

S1 = Misael (sujeito 1)

® = Perfórmance (ação de busca do sujeito pelo objeto de valor)

È = Disjunto (Misael está sem a companheira)

Ov = Objeto de valor (companheira)

Ç = Conjunto (Misael está com a companheira)

3.3. PROGRAMA NARRATIVO MISAEL (S1) e MARIA ELVIRA (S2)

Seguindo a linha de observação filtrada nos personagens Misael (S1) e Maria Elvira (S2) se faz necessário traçar alguns programas narrativos (Pn) envolvendo os personagens principais.

3.3.1. Programa narrativo Misael (S1)

Misael (S1) está em busca de uma companheira representada por Maria Elvira (S2) desta forma disjunto (È) de um amor (Ov).

Este programa pode ser representado pelo diagrama abaixo:

Pn 2 = [ F ( S1 ® (S1 È Ov)]

Sendo que:

Pn 2 = Programa Narrativo nº 2

F = Relação entre sujeito e objeto (Misael / companheira e amor)

S1 = Misael (sujeito 1)

® = Perfórmance (ação de busca do sujeito pelo objeto de valor)

È = Disjunto (Misael está sem uma companheira e sem amor)

Ov = Objeto de valor (companheira e amor)

No próximo programa narrativo do sujeito Misael (S1) percebe-se a alteração do estado do sujeito. Esta alteração do sujeito (S1) se dá por meio da perfórmance (®), onde o objeto de valor (Ov) buscado é um amor.

Este programa pode ser representado pelo diagrama:

Pn 3 = [ F ( S1 ® (S1 È Ov) ® (S1 Ç Ov) ]

Sendo que:

Pn 3 = Programa Narrativo nº 3

F = Relação entre sujeito e objeto (Misael / companheira e amor)

S1 = Misael (sujeito 1)

® = Perfórmance (ação de busca do sujeito pelo objeto de valor)

È = Disjunto (Misael está sem uma companheira e amor)

Ov = Objeto de valor (companheira e amor)

Ç = Conjunto (Misael está com uma companheira e amor)

Na seqüência é identificado outro programa narrativo. O sujeito Maria Elvira (S2) trai o sujeito Misael (S1). Esta traição é apresentada no texto por 17 vezes, visto a mudança de local freqüente entre os personagens envolvidos. Estas traições caracterizaram a quebra do contrato veridictório firmado entre o sujeito Misael (S1) e Maria Elvira (S2). Nota-se também no texto que o sujeito Misael (S1) não agüentando a situação de quebra do contrato veridictório (traição) ficou desprovido de sentido e inteligência cometendo o assassinato de Maria Elvira (S2).

Estas duas situações podem ser representadas pelos Pn 4 e Pn 5:

Pn 4 - Programa Narrativo de Misael (S2) = com o amor (Ov) e no percurso sem o amor de Maria Elvira (traição)

Pn 4 [ F ( S1 ® (S1 È Ov) ® (S1 Ç Ov) ]

Pn 5 - Programa Narrativo de Misael (S1) = com a companheira (Ov) e no percurso sem a sua companheira (assassinato).

Pn 5 [ F ( S1 ® (S1 Ç Ov) ® (S1 È Ov) ]

3.3.2. Programa narrativo Maria Elvira (S2)

Maria Elvira (S2) no início da história está sem o companheiro Misael (S1) e conseqüentemente disjunta (È) de uma vida digna (Ov), onde esta “vida digna” é seu objeto de valor (Ov).

Este programa pode ser representado pelo diagrama abaixo:

Pn 6 = [ F ( S2 ® (S2 È Ov)]

Sendo que:

Pn 6 = Programa Narrativo nº 6

F = Relação entre sujeito e objeto (Maria Elvira / Vida Digna)

S2 = Maria Elvira (sujeito 2)

® = Perfórmance (ação de busca do sujeito pelo objeto de valor)

È = Disjunto (Maria Elvira está sem uma vida digna)

Ov = Objeto de valor (vida digna)

No próximo programa narrativo do sujeito Maria Elvira (S2) percebe-se a alteração do estado do sujeito. Esta alteração do sujeito (S2) se dá por meio da perfórmance (®), onde o objeto de valor (Ov) buscado é uma vida digna. A aceitação do sujeito Maria Elvira (S2) pelo objeto de valor (Ov) caracterizou um contrato veridictório por sedução, uma vez que Misael (S1) oferece uma vida digna (Ov) para Maria Elvira (S2), tornando-o um “destinador-manipulador”. A manipulacão de Misael está subentendida, pois ele queria e podia dar o que deu a ela, mas, em troca do conforto, queria fidelidade.

Este programa pode ser representado pelo diagrama abaixo:

Pn 7 = [ F ( S2 ® (S2 È Ov) ® (S2 Ç Ov) ]

Sendo que:

Pn 7 = Programa Narrativo nº 7

F = Relação entre sujeito e objeto (Maria Elvira / Vida Digna)

S2 = Maria Elvira (sujeito 2)

® = Perfórmance (ação de busca do sujeito pelo objeto de valor)

È = Disjunto (Maria Elvira está sem uma vida digna)

Ov = Objeto de valor (vida digna)

Ç = Conjunto (Maria Elvira está com uma vida digna)

Outro programa narrativo identificado é o da traição de Maria Elvira (S2) para com o sujeito Misael (S1). Estas traições caracterizaram a quebra do contrato veridictório firmado entre o sujeito Misael (S1) e Maria Elvira (S2). Nota-se também no texto que o sujeito Misael (S1) não agüentando a situação de quebra do contrato veridictório (traição) ficou desprovido de sentido e inteligência cometendo o assassinato de Maria Elvira (S2).

O sujeito Misael (S1) não consegue persuadir Maria Elvira (S2), que tinha outras sensações oníricas. Levando assim o sujeito Misael (S1) a loucura e à desilusão. A sanção aplicada por Misael (S1) realiza-se por meio do assassinato de Maria Elvira (S2).

Estas duas situações podem ser representadas pelos Pn 8 e Pn 9:

Pn 8 - Programa Narrativo de Maria Elvira (S2) = sem amante (Ov) e no percurso com o amante.

Pn 8 [ F ( S2 ® (S2 È Ov) ® (S2 Ç Ov) ]

Pn 9 - Programa Narrativo de Maria Elvira (S2) = com sua vida (Ov) e no percurso sem a sua vida.

Pn 9 [ F ( S2 ® (S2 Ç Ov) ® (S2 È Ov) ]

Ressaltamos que o texto permite várias interpretações, ou seja, é possível perceber vários programas narrativos diante de uma mesma situação. Para esta análise ficamos restritos nestes nove programas narrativos, sendo, um de base, quatro do sujeito Misael (S1) e quatro do sujeito Maria Elvira (S2). Entendemos assim, que estes noves programas narrativos representam as características e perfórmances mais evidentes no texto “Tragédia Brasileira” de Manuel Bandeira.

4. CONCLUSÃO

A conclusão que se chega desta análise não é definitiva nem engessada, por permitir outras leituras e releituras referentes ao percurso gerativo de sentido. Observamos que a narrativa desenvolvida pelo texto “Tragédia Brasileira” é ordenada por um conjunto de cadeamento lógico onde os sujeitos percorrem diferentes performances na busca de seus objetos de valores.

5. REFERÊNCIAS

BANDEIRA, Manuel. Meus poemas preferidos. São Paulo: Ediouro, [s.d].

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix / Edusp, 1973.

______.Sobre o sentido-ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.

______.Du Sens II; essais sémiotiques. Paris: Seuiul, 1993.

______.Semiótica – diccionario razonado de la teoria Del languaje. Biblioteca Românica Hispânica: Gredos, 1986.

______; e COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 9ª ed. 1983.

______; e FONTANILLE, Jacques. Semiótica das Paixões. Ática, 1993.

PIETRO FORTE, Antonio. Semiótica Visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

Ulisflávio Evangelista
Enviado por Ulisflávio Evangelista em 18/12/2007
Código do texto: T783564