Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM

                                             Marcos Barbosa

      Jesus Cristo disse muito acertadamente que nem só de pão vive o homem. Podemos comprovar a veracidade da afirmação analisando a situação dos humanos, principalmente do homem moderno. Além do indispensável alimento espiritual, captado por aqueles que buscam um sentido de vida, na religiosidade, atualmente para se conseguir viver bem é preciso recorrer à indispensável e fastidiosa leitura de jornais, revistas e publicações especializadas concernentes à sua profissão. O homem vive de leituras, de práticas desportivas, de lazer, de religião e de filosofia também.
      O homem espiritualizado vive de idéias, idéias originais, por sinal. O pensamento de um ser superior não é um batalhar de antíteses provocado pela memória de informações armazenadas em seu intelecto. O homem idealista vive do pensamento que consegue produzir e do que  capta objetiva ou subjetivamente de outros seres.
 As idéias originais e criativas possuem uma espécie de registro espiritual daqueles que primeiro as acessaram. Porque não se cria o que já existe como arquétipo universal. Mas embora sendo assim, o direito autoral de idéias e projetos é tão sagrado como o direito de propriedade sobre objetos.
Por este motivo que os indivíduos acostumados a se apropriarem de idéias dos outros, os chamados "chupins" se dão mal. Se acham muito espertos, vivem alardeando que "o mundo é dos vivos" e no entanto vivem "dando com os burros n'água".
O homem bestializado se alimenta de leituras pornográficas e excitantes , é o rebaixamento do HOMO SAPIENS para o HOMO 'SEXYENS'. É assim que o homem alimenta o espírito naquilo que pensa e sente, à medida que interage em seu interior as pressões circunstanciais da sociedade.
Entre os que se alimentam de emoções  bestiais, há por exemplo os que se comprazem numa estéril discussão de futebol. Não querendo ser preconceituoso e sem condenar as torcidas sadias, sabe-se que esta é a segunda indústria sem chaminé depois do turismo. Infelizmente o esporte é utilizado para manter os homens alienados, massificados na mais santa ignorância, enquanto são explorados em seus sentimentos e emoções mais puras.
Sobre o  futebol no Brasil, há uma comparação feita pelo Dr. Maubássi em um de seus debates: " É como se você ficasse olhando uma pessoa a estudar dentro de uma biblioteca. Futebol e os esportes em geral são formas de se cultivar o corpo físico para não deixa-lo enferrujar e a leitura é uma maneira de cultivar a mente. Não se aprende alguma ciência somente pelo fato de observar alguém em seus estudos, se não seguir o exemplo do estudioso.
 A prioridade é praticar esportes sem discriminar a torcida.  Torcedores fazem parte da vida dos atletas e é saudável, principalmente quando a emoção reforça um vínculo sentimental. É o caso do sentimento de patriotismo despertado na Copa do Mundo.
Infelizmente os homens atuais se alimentam de mediocridade, de coisas fúteis. Cada vez mais notamos que ele esta doente, enfermo em seu aspecto mental. É o resultado da poluição mental. A principal fome não é física. Muita gente vive subnutrida ou desnutrida, fisicamente, mas em pior situação está aquele que vive sem alimentar o espírito, a alma, a mente.

                                      LANÇAMENTO DE LIVROS

     O escritor e "ex-jornalista" Marcos Barbosa retomou a publicação de seus livros, no formato tradicional, de papel, com o lançamento da coleção UNI-VERSO E PROSA DE MARCOS BARBOSA.
     O escritor decidiu não fazer o lançamento dos livros na forma tradicional que a maioria dos escritores fazem. Prefere fazer uma festa em sua chácara para comemorar as vendas quando esgotar esta primeira edição.
     contando com mais de treze mil leitores no Recanto das Letras, foi justamente este fato que o encorajou a fazer uma publicação no formato tradicional, de papel.
     São três livros de bolso, que serão vendidos inicialmente nas bancas centrais de Brasília e nas principais bancas de revistas das capitais do país, a R$ 5,00 apenas, para atingir também aos trabalhadores de baixa renda.
     Os contos publicados são: A MORTE DO SOL E O BURACO NEGRO; O Herói de "Mensagem a Garcia" e um livreto de poesias SAGA DA HUMANIDADE, todos  já lido por muitos "freqüentadores" do RECANTO DAS LETRAS.
     O escritor está estudando uma estratégia de marketing para que os seus livros não fiquem circulando exclusivamente na alta roda dos intelectuais. Marcos Barbosa quer ser lido por aqueles que mais precisam de leitura, o homem comum, do povo.

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616
Banco 232 - Bradesco
Conta corrente 0674315-3
Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO  EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.
OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A  PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.
SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS  ESCOLAS PÚBLICAS.
Dom Marcos Barbosa II
Enviado por Dom Marcos Barbosa II em 11/12/2005
Reeditado em 12/04/2013
Código do texto: T84332
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ( Autorizamos a publicação citando o autor e a fonte: Marcos Barbosa - www.recantodasletras.com.br/autores/marcosbarbosa). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Dom Marcos Barbosa II
Águas Lindas de Goiás - Goiás - Brasil, 59 anos
200 textos (33963 leituras)
11 e-livros (651 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 22:37)
Dom Marcos Barbosa II