Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O MARKETING E A PROPAGANDA

Definir o conceito de marketing não é tarefa fácil, embora tenha se tentado desde os primórdios do século XX. Apesar do surgimento de inúmeras definições, nenhuma traduzia exatamente o significado do termo, em virtude de sua complexidade aliada aos inúmeros aspectos abrangentes, essencialmente no que diz respeito ao planejamento estratégico.

Entende-se por planejamento estratégico um minucioso processo de estudo dos vários aspectos que abrangem a colocação de um determinado produto no mercado, levando-se em conta o preço, o momento adequado para dispô-lo ao consumidor e a real necessidade deste para com o produto.

Cada vez mais o conceito de marketing se ampliava. Na década de 80, por exemplo, o excesso de consumo desencadeou mudanças na forma de divulgar os novos produtos ao público, e a idéia de marketing foi repensada para contornar a situação que o mundo passava, visando a um controle do mercado.

A evolução do conceito emergiu a partir do final da 2ª Guerra Mundial, época em que as empresas começaram a perceber que a maneira de estarem a frente das concorrentes era descobrindo as verdadeiras necessidades e desejos dos consumidores, adequando-se e diferenciando-se para melhor atendê-los.

Iniciava-se uma concorrência acirrada em todos os setores em virtude, principalmente, da ascensão dos meios de comunicação, responsáveis por tornarem os consumidores mais exigentes na escolha de produtos e serviços. Assim, o objetivo maior das organizações tornou-se firmarem no mercado, abrindo mão de lucros excessivos por períodos curtos e buscando a perenidade com lucros moderados. Para atingir esse objetivo, faz-se necessário estabelecer um minucioso planejamento estratégico, verificando-se as características positivas e negativas e os devidos caminhos a seguir, visando à realização eficiente do trabalho. A eficiência resultará em lucros.

Finalmente, a definição de marketing que mais se enquadra no momento em que vivemos é a seguinte: processo de ligação entre um determinado produto ou serviço com o cliente, uma forma de realização de negócios. O cliente tornou-se o principal alvo das empresas, e é através de marketing bem elaborado que as mesma pretendem conquistá-los.

O processo de implantação de uma idéia na mente alheia, estratégia definida pelo termo propaganda, origina-se dos tempos mais remotos. As Cruzadas, por exemplo, forma de assegurar o domínio cristão sobre os locais sagrados da Palestina, constituía uma maneira de inserir na mente humana uma doutrina religiosa. A ascensão e os ideais nazistas somente obtiveram um certo êxito em virtude de uma campanha de propaganda, que transmitia ao povo alemão uma significação totalmente diferente das verdadeiras intenções do movimento.

Após a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no século XVIII, a implantação da imprensa e o surgimento de importantes meios de comunicação, a propaganda tornou-se uma necessidade empresarial de divulgação de idéias e serviços. Atualmente o termo funde-se com publicidade, entretanto é importante salientar que ambos possuem uma significação própria. Enquanto propaganda significa implantar uma idéia, publicidade compreende a elaboração de um processo para tornar pública essa mesma idéia.

Tanto o marketing como a propaganda estão inseridas dentro do processo de comunicação, existente desde os primórdios da existência humana e que viabilizou, não somente a evolução, mas também a perenidade do homem no planeta.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/12/2005
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T86587
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621782 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:46)
José Donizetti Morbidelli