Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ASSIM, NÃO DÁ 1

Essa intermitência moral (isso mesmo) que assola o Brasil corre um sério risco de cair na perenidade. Tudo, amigo, parece  às avessas. Da esquerda, do centro, da direita, pipocam manobras rasteiras nas quais, com as devidas exceções, o fim é a difusão da mentira, da farsa, da empulhação.

As alegorias políticas ousam cada vez mais. Por exemplo, de um lado, postam-se os arautos do pensamento único – os “consentinos” – cuja síntese pragmática é: “a coisa é, e podemos explicar”. Aferram-se a uma espécie tacanha de fundamento da racionalidade na base do pesar, medir e contar. Destarte, nossa grande fatalidade é o mercado. Nessa perspectiva, o mundo vai muito bem, é uma verdadeira maravilha, basta termos juízo e mergulharmos nos sagrados jogos do custo-benefício.

Na outra ponta, esperneiam os “dissensóides”, levantando os dedos, dando sopapos no ar e vociferando: “negativo, as coisas não são bem assim”. O problema maior dessa turma é que fica no barulho. Tente encontrar um mínimo de identidade aqui e seu esforço será embalde. Falta, sim, um rosto, um programa consistente. Lamento dizer, mas não se enxerga um espectro sequer. Saem por aí sem forças, desorganizados, difusos. O pior é que cada um se julga o portador das verdadeiras saídas. No fundo, reina um tipo bem sem-vergonha de “sebastianismo”.

Assustados  (alguns, infelizmente, até de cócoras) estamos nós, o povo. Não reagimos, não levantamos nossas forças, não esmagamos essas baratas da politicalhice. Salvo engano, foi Rui Barbosa quem afirmou: “a politicalha é a malária de um povo cuja moralidade estragou”. Portanto, eu, você, todos nós, somos responsáveis também por tudo o que está acontecendo. Até quando vamos continuar fingindo? A cordialidade dos hipócritas é o encapotamento de seus truques.

Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 18/12/2005
Reeditado em 15/03/2007
Código do texto: T87826
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1005 textos (256747 leituras)
1 áudios (296 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 04:06)
Ary Carlos Moura Cardoso