Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DA GRAMÁTICA DO PODER.

                   A você, NAZA BREEMAN, que traz, no
                   corpo e na alma, as marcas  de  um
                   poder absolutamente estúpido.


Todo pensar a partir da expectativa de poder (não importa em que nível) impõe, sem dúvida, dizeres de um só plano. Ou seja, o indivíduo tem de acreditar, digamos, em conceitos unívocos. A marca essencial, portanto, de sua gramática (poder) é manter semas através dos quais qualquer tentativa de análise crítica seja inviabilizada.

O tecido discursivo se fecha como se fosse possível cada signo conter uma definição precisa. Por esta razão é que a gramática de poder, uma vez estabelecidos os códigos, logo é alçada a instrumento eficaz de comando, ou melhor, de domínio. Ora, poder que é poder age e produz efeitos, daí as ameaças e as sanções.  A ordem passa, mesmo sob táticas, técnicas e manobras, ser absolutamente crucial.
                                   
Aos dominados, restam três atitudes: a acomodação, o inconformismo e a resistência.  Convém, antes de tudo, que estejamos conscientes de que o sentido é um fenômeno histórico, logo é construído, tem passado e se projeta num futuro. Não existe, assim, nada que seja proprietário privado do mesmo (sentido).  Destarte, cada um de nós deve estar bem atento àquilo que podemos chamar de “espaços de manobras” de poder nos quais os dominados podem se iludir à vontade, inclusive inconformados e resistentes.

A saída para não nos tornarmos vítimas da linguagem de poder é buscarmos as brechas, as frestas e as fissuras que toda e qualquer imposição possui.  A partir disto, não hesitemos em trapacear salutarmente produzindo efeitos de contra-sentidos vasculhando palavras e conceitos à procura de gestos semânticos profundos.  Afinal, amigo, a gramática de poder é, adrede, silenciadora, isto é, ela diz para não deixar dizer.



Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 25/12/2005
Código do texto: T90383
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1002 textos (256306 leituras)
1 áudios (293 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 18:35)
Ary Carlos Moura Cardoso