Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VulGata




Apresentação


A tradução da Bíblia para o latim no século IV, levou o título de VULGATA. A palavra também significa a versão mais difundida de um texto ou aquela considerada autêntica. Noutras palavras, VULGATA quer dizer publicar, tornar publico. Daí o nome ser escolhido para o projeto, por contemplar seus objetivos de manifestação pública de obras e produções culturais e artísticas.

Sabe-se da força criadora que sempre despertou espíritos sensíveis e inquietos dos artistas ao longo dos tempos. Como também se sabe que somados a oportunidades como leis de incentivos, concursos e programas alternativos se têm condições de fato que um artista realize sua obra.

É notório que nos últimos dez anos o estado do Pará, em especial a sua capital Belém comporta muitos artistas estimulados, apresentando uma profusão das artes nas diversas linguagens.

Esse espaço virtual (Portal VULGATA) surge com objetivo central voltado para a difusão e estímulo desses artistas reconhecidos estadual, nacional e internacionalmente, mas sobretudo, como uma oportunidade para aqueles que ainda galgam seu lugar ao sol.

O artista usufruirá um espaço interativo, aperfeiçoando a idéia de que tudo o que se escreve, pinta ou compõe de um modo geral, tem seu impacto primeiramente na vida de seu criador, mas também seu sentido maior pode ser na relação com o outro.

Essa razão leva A criação do portal por onde trafegarão o artista e o público em geral.



FUNCIONAMENTO DO “VULGATA.COM.BR”

Um sítio litero-cultural através do qual todo e qualquer escritor, poeta, músico, fotógrafo, artista visual poderá se manifestar através da publicação diária e acesso pleno ao espaço de comunicação e interação semiolingüística e semiótica, onde as manifestações artísticas tomarão o lugar central e preponderante.

O portal conterá uma página principal onde será visualizada as orientações, serviços, modos de interação, homenagens, notícias e eventos culturais; concursos, autores cadastrados por ordem alfabética, publicações recentes, placar de leituras, usuários logados, número de artistas cadastrados, número de textos publicados, gêneros ou categorias. Conforme mostra o layout em anexo e em CDroom.

Os autores cadastrados poderão publicar em qualquer categoria. Exceto em entrevistas que serão feitas pelos administradores do sítio. Quinzenalmente um artista será entrevistado e mensalmente haverá uma homenagem artística.

As publicações do autor vão ao ar imediatamente após a inserção no portal. Serão páginas na linguagem PHP, carregadas automaticamente pelo autor e com possibilidade de edição ou exclusão pelo mesmo, a hora e ao tempo que desejar.

O banco de áudio será uma espécie de vitrine para aqueles que desejam mostrar seus trabalhos na área musical. Poderão inserir MP3 e o usuário do portal terá acesso à execução da mídia.

Todas as publicações terão espaço para comentários dos usuários, assim como todo artista poderá interagir com seu leitor ou apreciador através de endereço de email automaticamente agregado ao seu nome. Ainda o usuário será avisado, segundo o desejo de quem publica, sobre a postagem de nova manifestação artística.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 

CLASSIFICADOS – Será um espaço para professores, artistas e outros da área cultural anunciarem seus trabalhos e deixando seus contatos para interação com os interessados. 

OBRAS À VENDA – Um espaço para escritores, artistas visuais, animadores de eventos que queiram anunciar a venda de suas obras, ou suas apresentações. A comercialização ficará entre o autor e o interessado. O portal fará apenas a intermediação, ou seja, será apenas a galeria virtual, ou a vitrine, da obra, ou do trabalho do artista ou grupo.

PÁGINAS PERSONALIZADAS E EM DESTAQUE – o autor/artista cadastrado no portal, se desejar terá uma página personalizada e em destaque, um “Hot site”. Além das suas publicações serem visualizadas no portal, poderão ser visualizadas numa espécie de site daquele autor, sobre o qual ele terá o domínio para edição e atualização da página. 

NOTÍCIAS E EVENTOS CULTURAIS – terá um caráter informativo, levando aos que trafegam pelo portal uma espécie de agenda cultural da cidade, do estado e do país;

APOIOS CULTURAIS

O portal reservará um espaço para anúncios de parceiros culturais, com a presença de pequeno banners e trocas de links. Isto de forma criteriosa e com os devidos cuidados para evitar a poluição visual. 

PARCEIROS - O portal VULGATA procurará parcerias com outos sítios e instituições culturais, a fim de manter uma interatividade e buscar sempre mais espaço para o artista divulgar sua obra.



CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO 


DEZEMBRO E JANEIRO - CONFECÇÃO DO PORTAL
DEZEMBRO E JANEIRO - AGENDA DE CONTATOS A APOIOS CULTURAIS
A PARTIR DE 26 DE DEZEMBRO - ABRE-SE INSCRIÇÕES AOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROJETO 
SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO - LANÇAMENTO DO WW.VULGATA.COM.BR  COM UM COQUETEL DE LANÇAMENTO




SEGUNDA FASE DO PROJETO

Conforme o Portal for se consolidando, o projeto avançará para uma outra fase em que alem do espaço virtual, se pretende alcançar o espaço material com os seguintes serviços que serão detalhados em uma outra parte específica que abrangerá:

1 – Editora VULGATA – proporcionar aos escritores do portal a publicação de livros em pequenas tiragens;

2 – Consórcio do livro – organizar uma forma de publicações em que os custos sejam compartilhados por grupos de autores;

3 – Antologias – publicar antologia de autores participantes do portal;

4 – Realização de concursos literários;

5 – Criação do espaço físico VULGATA. 

O PROJETO ESTÁ ABERTO A CONTRIBUIÇÕES E COLABORAÇÕES PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO. TODOS E TODAS SÃO BEM-VINDOS À CONSTRUÇÃO DESTE ESPAÇO DE CULTURA E AMOR PELAS ARTES.

VULGATA - UM LUGAR DE INCLUSÃO E DIVULGAÇÃO DAS ARTES.

Edmir CARVALHO BEZERRA
Enviado por Edmir CARVALHO BEZERRA em 26/12/2005
Código do texto: T90615
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Edmir CARVALHO BEZERRA
Belém - Pará - Brasil
55 textos (5344 leituras)
5 e-livros (14875 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:40)
Edmir CARVALHO BEZERRA