Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que é Educar?

O que é Educar?
Primeiramente definamos o que  é Educar: Educar é como ensinar alguém a andar ou a falar (nada de metafórico existe nessa comparação).
O objeto da educação não está só no sentido literal do verbo “educar”, mas, sim, no modo como o fazemos, a forma como prosseguimos pensando, o tipo de distinções que apresentamos, a moral e a ética dos critérios em que baseamos o caminho a percorrer.
Ensinar a ler e a fazer contas é o início de tudo, porém o desenvolvimento humano vem com o amadurecimento do indivíduo,  que nada mais é que um erguer e um puxar, um indicar de possibilidades, um mostrar de mundos, um incentivar e ajudar, um responsabilizar, autonomizar e cuidar.
Em resumo, educar,  é ajudar o desenvolvimento do ser humano. Ensinar, no sentido de educar, é muito mais difícil do que aprender. Não apenas porque quem ensina deve dominar uma maior massa de informações e tê-la sempre pronta a ser utilizada, mas porque ensinar requer algo muito mais difícil, complexo e poderoso: deixar aprender.
Assim, a qualquer momento em qualquer mundo, uma palavra, um gesto ou um olhar pode entrar e não mais sair. Se tivermos sabido ou podido preservar e deixar preservar esses momentos, podemos muito bem tocar não apenas naquilo que no momento estamos fazendo, mas toda uma vida — e isso é verdadeiramente o objeto do educar.
Viver é aprender. O tempo muda-nos porque tudo nos ensina.
Valéria M de Oliveira
Enviado por Valéria M de Oliveira em 19/03/2008
Reeditado em 08/06/2008
Código do texto: T907559
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Valéria M de Oliveira
São Paulo - São Paulo - Brasil, 47 anos
650 textos (128990 leituras)
1 áudios (16 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/12/14 01:15)
Valéria M de Oliveira



Rádio Poética