Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Saúde Mental

                        PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL

            Ir mais além da Clínica Privada e da Prática na Escola. No mundo contemporâneo a Psicanálise participa do Campo da Saúde Mental junto aos outros profissionais, também trabalhadores de Saúde Mental.
             Na sociedade atual enfrentamos constantes mudanças, deparamo-nos com novas demandas e desafios que nos convidam a refletir, a participar a criar e a responder eticamente o que nos é demandado.
A sociedade capitalista, nascida industrial, transformou para sempre a história do mundo e as vidas das pessoas. Nos dias de hoje observa-se e sente-se o processo vertiginoso da transição do regime industrial para um novo tipo de capitalismo, globalizado e pós - industrial. As indústrias automatizadas desvalorizaram a mão-de-obra operária, o que trouxe uma crise mundial de desemprego.
 A sociedade contemporânea sê vê diante de modificações extremamente rápidas em todos os seguimentos. Os recursos tecnológicos  cada dia mais sofisticados, um mundo virtual que hoje é realidade inquestionável. Um volume enorme de informações em pouco espaço de tempo e nem sempre processadas.
Todo tipo de transformação se propaga aceleradamente. O capitalismo impera revigorado, numa era em que o consumo rege os costumes socioculturais.
             As ciências sociais, humanas e “ exatas” se sofisticam e evoluem no sentido de, produzindo “saberes”, desenvolver novos mecanismos de poder.
              O sujeito na sociedade contemporânea é um eterno consumidor e como tal homem condenado a pagar sua dívida-consumista eternamente.
Na sociedade do capital e do mundo globalizado tudo é padronizado Expectativas, desejos, emoções, sentimentos...
O imaginário prevalece no mundo atual. Desresponsabiliza o sujeito de seus atos. O sujeito responde por seu modo de gozo, é dominado pela imagem.
Tudo o que antes produzia subjetividade está desmontado.
Numa sociedade, onde o declínio da função paterna impera e a inconsistência simbólica, para que o sujeito se sustente, é um recurso descartado, há mal-estar.
Pensar em Saúde Mental é, em primeiro lugar, pensar na sociedade contemporânea como se apresenta.

Soraia Maria Lopes Martins.
SoraiaMaria
Enviado por SoraiaMaria em 02/04/2005
Código do texto: T9320
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SoraiaMaria
Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil
81 textos (350191 leituras)
3 e-livros (488 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 16:21)
SoraiaMaria