Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DENTRO DO MUNDO

     

     O primeiro passo é sempre impreciso e inseguro.
     A insegurança em que vivemos é motivo de constante pesquisa e estudos, procurando encontrar uma resposta satisfatória para o problema social.
     O problema social atual é uma sala de pesquisa onde os cientistas fazem centenas de teorias e não conseguem achar a resposta.
     Como pessoa e parte de uma sociedade em constante fluxo e refluxo, não posso ficar à margem do processo de mudanças em que vive a sociedade.
     Não podemos limitar o ser humano a conceitos ou categorias.  Podemos, sim, enquadrá-lo dentro de certa categoria de acordo com seu status. Vivemos atualmente a fermentação social.
     Somos os vetores da transformação, somos as bactérias que azedam o leite e forma a coalhada. Essa massa mais ou menos uniforme, mas sem consistência, é a nossa sociedade em completa transformação.
     O homem nasce, cresce, morre e geralmente não se conscientiza do papel social que desenvolve na sociedade. Isto é a falta de uma verdadeira integração.
     Somos atualmente um amontoado de seres humanos que se choca, mas que não se conhece.
     As categorias sociais em sua luta conseguem apenas se manter, porém com uma falsa idéia de estabilidade.
     O homem procura o meio social para fugir ao conceito de eremita e dentro deste contexto social se perdem os valores tidos como fatores de segurança que fazem do homem um ser que pensa, mas que  ainda nem sabe o porquê da vida ou da morte.
     A grande massa que se amolda dentro do conceito de sociedade, procurando um lugar para viver apenas acha a morte.
     O êxodo rural um fato típico da sociedade brasileira tem mostrado que o homem procura sem sombra de dúvidas acharem seu papel dentro de uma sociedade desajustada pelo desnível social, cultural e econômico.
     Podemos ser até sociáveis, mas, vivemos muito longe de uma verdadeira interação social.
     O desnível cultural provoca os desajustes e a marginalização do homem do campo que pensa conseguir melhor nível de vida na cidade.
     Não basta vestirmos um macaco com roupas humanas para que ele se torne homem.
     Diante dos desajustes pela falta de integração, os homens, tentando sobreviver dentro da sociedade se coloca como massa de manobra que é levada de um lado para outro, tudo de acordo com os interesses de alguns que se colocam diante da sociedade como donos do poder e das almas.


20/05/1973 - VEM

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 02/01/2006
Reeditado em 09/04/2009
Código do texto: T93567
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vanderleis Maia
Imperatriz - Maranhão - Brasil
1412 textos (110799 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 10:15)
Vanderleis Maia