O PODER TRANSFORMADOR DA LEITURA

A leitura abre uma possibilidade de o leitor compreender o mundo em que habita; expande seus conhecimentos e o transforma em protagonista de sua história e da sociedade à qual pertence.

Os livros desvendam os mistérios do cosmo, do sistema solar, do planeta, da biosfera, da história das diversas civilizações, da cultura, das línguas, e comportamentos.

Aprofunda o conhecimento da pessoa humana e amplia seus horizontes. Através da leitura, aprende-se a lidar com o próprio eu interior e com o próximo.

O livro é a ponte que liga o ser global às diversas formas de cultura e diminui a distância entre povos, línguas diferentes e facilita o inter-relacionamento das pessoas nos diversos paises.

Isso, sem contar com o desenvolvimento da imaginação e criatividade do leitor. O livro ainda é a melhor forma de lazer e cultura! Quem toma gosto pela leitura, tem a oportunidade entrar na atmosfera descrita nos livros de estórias infantis.

Descobre-se muitas histórias lindas e mágicas quando adquire-se o hábito de ler. Livros como A Dama das Camélias de Alexandre Dumas, Iracema, Guarani, Lucíola, a Senhora de José de Alencar; O pequeno príncipe e o Sentido da Vida de Exupéry, Policarpo Quaresma, O alienista ou as personagens de Monteiro Lobato. As revistas em quadrinhos que encantam as crianças de todas as gerações, a literatura de Cordel, muito popular no Nordeste, entre tantos outros livros que emocionam e expandem a sensibilidade humana.

Escritores nacionais como Machado de Assis, Artur de Azevedo e Aluísio de Azevedo, Jorge Amado, João Ubaldo e milhares de outros escritores brasileiros, que proporcionam leituras de todos os gêneros e gosto.

Ler faz bem à alma, liberta da alienação e transforma o ser político, responsável e consciente de seu papel na formação de uma sociedade coletiva, plural, justa e fraterna.

A leitura desenvolve no leitor uma consciência crítica do ambiente em que habita. Aqueles que têm o prazer de ler, vivem em processo contínuo de transformação tanto quanto pessoa humana, como ser político, ser social e, agente indutor e participativo nos destinos da sociedade.

Não é possível ser adepto à leitura e, simultaneamente, estar alheio aos acontecimentos trágicos como violação dos direitos fundamentais da cidadania, exploração do homem pelo homem, exclusão, agressão e degradação do ecossistema.

A leitura desenvolve a capacidade de indignação do indivíduo comprometido com a sociedade. O gosto pela leitura deveria ser tão importante quanto ar que se respira, a água que se bebe e o alimento que sustenta o corpo. O prazer de ler e o gosto pelas aventuras contidos nos livros alimentam a alma e o intelecto humano. A leitura é um ato de sabedoria.

No dia Mundial do Livro, deveríamos promover a maior oficina de leitura já registrada na história do livro. Só assim, valerá a pena comemorar o dia do livro.

Silvanio Alves

22/04/2008