Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que você está ouvindo?


Alguém já fez essa pergunta a você querendo saber que livro você está ouvindo?
O livro para ser ouvido não é novidade. Há poucos anos, podia-se aprender inglês ouvindo fita cassete ou ouvir histórias infantis em disquinhos coloridos. E já tem tempo também que são disponibilizados arquivos em áudio para deficientes visuais.

O que é novidade é a popularidade que o livro para ser ouvido vem ganhando com o tempo e atualmente há editoras e páginas na internet especializadas na venda desses chamados áudio-livros.

Aproveitando as tecnologias atuais de compactação de arquivos, o áudio-livro, em formato mp3, ocupa até 12 vezes menos memória que outros formatos. E ainda há a garantia de um som limpo, bem diferente das fitas e minidiscos.

Há um sistema de download com código específico criado para cada cliente e cada livro. Com o código, o cliente pode fazer o download, isto é, baixar o arquivo de áudio, onde e quando preferir. Há também a possibilidade de gravar os arquivos em CD ou copiar para os dispositivos de áudio portáteis pra ouvir quando quiser.

A grande idéia para vender o livro é que você pode “ler” enquanto faz outras coisas, diferente do livro convencional. Afinal, é bem difícil ler um livro enquanto está dirigindo, lavando louça ou levando o cachorro pra passear, não é?

Em uma propaganda, lê-se o seguinte: “...é possível completar a sua cultura geral, aprender uma técnica particular, estudar um assunto específico, se divertir ou simplesmente sonhar escutando uma história. “ Há disponíveis livros de auto-ajuda, filosofia, história, aprendizado de línguas estrangeiras e muitos outros gêneros, atingindo o grande público.

Rubem Alves disse, em uma entrevista sobre o lançamento de sua obra em áudio, que “nossos ouvidos também são Instrumentos para ler o mundo.” Conta também que recebeu carta de uma deficiente visual sugerindo a venda de seus livros em formato digitalizados, podendo assim chegar a mais pessoas.

Claro que não a todas as pessoas, pois tem sempre aquelas que não gostam das novidades, que não usam máquinas digitais, celulares e outras coisas que os avanços tecnológicos proporcionam.

Tudo bem, o livro de papel não está ameaçado de ser substituído pelo livro eletrônico, e não podemos negar a utilidade do áudio-livro.
Solange Firmino
Enviado por Solange Firmino em 09/01/2006
Código do texto: T96346
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Solange Firmino
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
194 textos (59251 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 10:00)
Solange Firmino