Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Profilaxia

Orson Peter Carrara

Os cuidados com a saúde são essenciais para uma vida equilibrada e feliz. Afinal, a saúde é o maior tesouro individual. Como descuidar dela?

      Muitos desequilíbrios, porém, surgem das ansiedades, que geram a depressão, o grande mal de nosso tempo. Depressão que vem da tristeza, da falta de perspectiva e de outras neuroses.

      Para evitar sintonia com as neuroses do dia-a-dia, principalmente nas dificuldades de relacionamento ou atropelos da vida corrida da atualidade, uma receita pode ser afixada na porta da geladeira (para os homens) ou no espelho (para as mulheres). Os locais indicados são apenas para "quebrar o gelo" do assunto, mas referem-se aos locais mais procurados por homens e mulheres. No caso de homens poderia até ser o sofá.

      Mas, vamos ao que interessa. Um cartaz poderia ser escrito com as três frases que indicaremos a seguir, pois elas resumem uma vida equilibrada em qualquer situação:


Não é comigo!, indicando para pararmos de dar tanta atenção às críticas ou ofensas que recebemos. Ora, se alguém nos agride, qual a melhor atitude: Não é comigo! Isso convida à tolerância, ao perdão. Para que se descontrolar com o desequilíbrio do outro. Se alguém nos agride, o problema é dele, não nosso... Esqueça!
Viva o dia de hoje! , como a indicar o combate às recordações amargas do passado, aos sentimentos de culpa e às ansiedades inúteis quanto ao futuro. O que foi, foi. O que será, virá em seu tempo. Para que sofrer com antecedência? Qual a utilidade. Planejar sim, mas sofrer antes, não! É uma verdadeira renovação mental que só nos fará bem.
Sempre o bem, mal nunca! Procuremos em nossos pensamentos, ações, comportamentos, buscarmos o bem geral de todos. Nada de pensarmos em prejudicar alguém, nada de pensar ou planejar o mal. Somos livres e toda ação gera conseqüências, que podem ser ruins. Melhor, então, é fazer sempre o bem.

      Se conseguirmos nos libertar dos sentimentos de culpa, das ofensas e neuroses que chegam e principalmente nos preocuparmos em fazer o bem a quem conosco convive, pronto! Tudo estará num caminho de equilíbrio. O que causa doenças é o desequilíbrio que nos permitimos.

      As três frases são do médico e amigo Aguinaldo Vasconcelos, de São José do Rio Preto, que transmitiu a receita em excepcional palestra proferida em Matão no último dia 25 de janeiro de 2004. Vale a pena pensar nelas.
Orson
Enviado por Orson em 12/01/2006
Código do texto: T97694
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Orson
Matão - São Paulo - Brasil, 56 anos
298 textos (94312 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 08:25)