CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Relação entre a Arte Literária e a Realidade

   A literatura é uma forma artística de representação da realidade. E a própria literatura cria o real e o irreal: o que é irreal é considerado verdade ficcional dentro da obra, e mesmo essa verdade ficcional faz uma correlação com a realidade do mundo. Na literatura, para um leitor atento, pode-se compreender e identificar como ocorre a reprensentação da realidade; por exemplo: os adultérios da obra machadiana representam (é uma leitura de) um fato real da sociedade daquela época. Uma obra literária é sempre fruto da imaginação de seu autor, porém, podem representar seres ou situações que existem ou não na vida real.
   A arte literária é uma forma de manifestação artística que tem a palavra como matéria-prima. A palavra é o artefato da linguagem e, na literatura, é através da linguagem que todo um "mundo" é representado. As escolas literárias, por exemplo, são marcadas por características e idéias em comum, e através delas podemos fazer uma (re)leitura da sociedade da época, por mais que algumas escolas não buscassem retratar a realidade, imprimiam em seus textos os valores que eram levados em conta.
   O Realismo, escola literária que no Brasil ocorreu entre 1881 e 1922, vem mostrar a arte literária com um idário novo, cheio de filosofia e evolucionismo. É no Realismo que vamos encontrar a realidade mais visível, o cotidiano mais valorizado, a análise psicológica e a observação. Isso é a emoção do simples.
   E à luz de Afrânio Coutinho (1978), finalizamos este:
   "A literatura é, assim, vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a  vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são verdades da mesma condição humana".

REFERÊNCIAS
BOSI, Alfredo. história concisa da Literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
TUFANO, Douglas. Estudos de língua e leteratura. São Paulo: Moderna, 1998.
Carla Alexandre
Enviado por Carla Alexandre em 10/05/2008
Reeditado em 13/09/2008
Código do texto: T983709

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cartla Alexandre B Sousa). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Carla Alexandre
Recife - Pernambuco - Brasil, 33 anos
26 textos (24234 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/14 05:13)