Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A ERA DO ADMINISTRADOR

A Hora do Administrador
Por Maurício Moura

Certa vez, não me lembro bem se em 1993 ou 1994, então funcionário do departamento de exportação da Tilibra S.A., participando da convenção anual de vendas daquela empresa, pude assistir a palestra de Stephen Kanitz onde o mesmo falou-nos sobre “A Era do Administrador”.
A empresa, administrada por Administradores, sempre nos brindava com esses encontros, durante a realização das feiras e convenções. Era uma das poucas organizações que fazia esse tipo de investimento naquela época.
Kanitz, nos provava por A + B que nos próximos dez anos, até meados desta década atual, teríamos o Boom dos administradores no mundo corporativo e que isso, seria de vital importância para a profissionalização e qualidade das empresas.
O tempo passou, ganhei experiência e projeção na carreira, sendo que hoje, além de dirigir uma das organizações da maior importância para a região, a Estação Aduaneira de Bauru, também ofereço minha contribuição e experiência, aos alunos dos cursos de graduação em Comércio Exterior do IESB – Instituto de Ensino Superior de Bauru e, Administração de Empresas da UNIP – Universidade Paulista, Campus Bauru.

Contudo, se algo mudou em relação ao que Kanitz nos apresentou há uma década, foi para reforçar o seu ponto de vista. Vejamos, em relação ao número de faculdades que oferecem o curso de administração, se tomarmos somente a cidade de Bauru e região, há dez anos tínhamos uma única instituição. Hoje, temos nada menos que seis instituições somente na cidade e mais sete na região, considerando-se as cidades mais próximas (Agudos, Lençóis Paulista, Garça (2), Pederneiras, Barra Bonita e São Manoel). Algumas delas formando dezenas de administradores por ano.

Agora, chega até nossas mãos, mais uma situação proposta por Kanitz na mesma linha. Em artigo da revista Veja de 5 de Janeiro deste ano, Kanitz nos traz a situação atual e vai além: Afirma categoricamente que os Estados Unidos são bem sucedidos porque são administrados por Administradores.
Compara ainda os números, afirmando que 19% dos graduados em universidades americanas, são formados em administração. No Brasil, há dez anos tínhamos 350 cursos de administração, hoje temos 2.300, responsável pela formação de 18% dos universitários nos cursos de administração. Ou seja, estamos chegando lá.
O que isso significa? O  próprio Kanitz nos diz: “Uma nova era muito promissora. Finalmente seremos administrados por profissionais e não por amadores. Daqui para a frente, 75% das empresas não quebrarão nos primeiros anos de vida, e nossos investimentos gerarão empregos e não falências.”
A você jovem do ensino médio, ou mesmo aluno de Curso de Administração que ainda não está seguro da escolha que fez, contarei uma pequena estória vivida por mim:
Contava eu com 19 anos! De família simples e sem recursos, tinha o sonho de cursar engenharia elétrica, curso disponível na antiga FEB – Fundação Educacional de Bauru (Década de 1970). Período Integral! Curso em instituição particular! Combinação perfeita para afastar o indivíduo menos abastado! Se trabalha para pagar os estudos, não tem disponibilidade de horas durante o dia para o estudo. Se deixa o dia livre para ir a escola, não tem dinheiro para pagar. Financiamento? Não consegui! Na época, nem sabia como.
Minha primeira idéia foi lamentar minha falta de sorte e queixar-me do mundo e de sua crueldade. Por felicidade do destino, em uma de minhas mais calorosas lamentações, ouviu-a o gerente industrial da empresa para a qual eu trabalhava. Italiano, alto, risonho poucas vezes, carrancudo invariavelmente, entrou no assunto e me disse:
- porque fazer engenharia?
- -Porque eu gosto!-
- Como sabe se gosta se ainda não é engenheiro?
- Sempre gostei de engenharia!
- Ah! Ok! Pelo que entendi, o curso é muito caro! Não é?
- Sim! E não tenho como pagar.
- Posso dar uma sugestão? Faça Administração de Empresas! Você terá uma rica bagagem de grande utilidade para a vida toda. Se quiser, depois faça engenharia.
- Mas o senhor é engenheiro e administra a empresa.
- Sim! E no Brasil, há muitos engenheiros tomando o lugar de administradores. Mas só dos maus administradores!
E assim, aqui estou! Com a certeza que fiz a escolha certa e a segurança do futuro sempre melhor! Ah! A engenharia? Ainda não fiz!

Redigido em 24/02/2005
Mauricio Gonçalves de Moura
Enviado por Mauricio Gonçalves de Moura em 17/01/2006
Código do texto: T99918

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mauricio Gonçalves de Moura
Bauru - São Paulo - Brasil, 54 anos
22 textos (3416 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 07:07)
Mauricio Gonçalves de Moura