Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Áudio
Arrogante Poder, El toro Olé!
Publicado por: JUDD MARRIOTT MENDES
Data: 01/10/2017
Classificação de conteúdo: seguro
Créditos:
Arrogante Poder, El toro Olé! By Judd

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ( Créditos : Apeiron & Eduardo Amarantes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Texto

Um delegado da policial federal e sua equipe vão à Fazenda Boi Berrando em São Miguel do Araguaia, noroeste de Goiás, onde o estado faz divisa com o Tocantins e o Mato Grosso, no exercício de suas funções com mandado judicial são recebidos por um idoso senhor que se identifica como capataz e administrador da fazenda, responsável pelo local. Com certa arrogância, intimidação e prepotência o delegado se identifica.

- “Bom dia, somos da polícia federal, sou delegado e recebemos uma denúncia de plantação ilegal de maconha nesta fazenda. Precisamos investigar e fazer uma averiguação nesta fazenda. ”

O administrador diz: 
- “Pensei que vinham me ajudar porque fiz um boletim de ocorrência na semana passada, a respeito de roubo de gado aqui na fazenda. Não há plantação ilegal doutor, menos de maconha, aqui criamos e abatemos gado. Mas muito bem. Por favor fique à vontade, só peco que não vá a aquele pasto ali. ” 
...Apontando para um pequeno pasto ali perto. 

O delegado fica puto da vida enfurecido responde: 
- “O senhor sabe com quem está falando? Sou delegado chefe da polícia federal! Sabe que tenho aqui um mandado judicial e o poder e autoridade de entrar, investigar, verificar e inspecionar! ”
Tira do bolso a vermelhinha, dando uma tremenda carteirada no humilde administrador e segue dizendo:
- “ Esta carteira e o presente mandado me dá a autoridade de entrar aqui nesta fazenda onde eu quiser para investigar. Não preciso pedir nada ou responder a nenhuma pergunta, apenas notifico-lhe e cumpro o mandado.  Fui claro? Será que agora me fiz entender? “

O administrador todo educado e já intimidado pede desculpas, pede para a autoridade para ficar à vontade e volta para a lida e o que estava fazendo.

Poucos minutos depois o administrador ouve uma gritaria e vê o delegado da polícia federal correndo no pasto fugindo para salvar sua própria vida perseguido pelo “Boi Bandido do Araguaia”, o maior touro e reprodutor da fazenda.   
  
A cada passo o touro chegava mais perto do delegado, que parecia que seria chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O delegado estava desesperado. Corria como louco apavorado.

O administrador larga suas ferramentas, corre para perto da cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:

 
- “Sua funcional doutor! Mostra a ele a sua CARTEIRA, a vermelhinha doutor delegado.  CARTEIRA ele!
Use sua AUTORIDADE.”
 


Moral da historia:
 
"Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso. Infelizmente comum em altos cargos e funções no nosso pais, respeite para ser respeitado, nunca julgue alguém pelas vestes ou seu trabalho. “
Judd Marriott Mendes
Edição e adaptação de moral; Judd Marriott Mendes
Enviado por JUDD MARRIOTT MENDES em 01/10/2017
Reeditado em 01/10/2017
Código do texto: T6129841
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Créditos : Apeiron & Eduardo Amarantes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
JUDD MARRIOTT MENDES
São Paulo - São Paulo - Brasil
949 textos (19427 leituras)
266 áudios (2820 audições)
184 e-livros (3806 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/17 22:31)
JUDD MARRIOTT MENDES

Site do Escritor
Rádio Poética