Autores

Perfil

[em reconstrução]

No céu mais uma linda e brilhante estrela...


> Visite meu novo site:
acesse www.cleversongomes.recantodasletras.com.br
ou click em 'Links' (abaixo do perfil) e vá direto para a minha nova página.

Espero que gostem!!!


Nasceu em Macaé – RJ (23 de julho de 1930 d.C.), filho de Manoel da Silva Gomes e Delmira da Silva Gomes. Foi aluno interno no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), onde completou o segundo grau. Na Academia Militar das Agulhas Negras concluiu o seu primeiro curso superior, sendo declarado aspirante-a-oficial em 13 de agosto de 1953. Cursou também a UFMG onde se fez bacharel e licenciado em Letras Clássicas (Grego, Latim e Português). É ainda registrado no MEC como administrador escolar e professor de Educação Moral e Cívica (EMC).
Breve foi sua passagem pelas atividades da caserna, pois, já tenente, abraçou o magistério e, como capitão, foi nomeado adjunto de catedrático, após concurso público, com defesa de tese. Na capital mineira, ainda lecionou no Instituto de Educação e no Colégio Estadual de Minas Gerais, onde também foi diretor. Em Campinas-SP, ensinou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
Já Coronel, em Brasília, militou nos três graus do magistério. É um dos fundadores do Colégio Militar local, onde dirigiu o ensino, e para o qual concebeu a frase “Jovem casa de velhas tradições”, por se tratar, à época de sua fundação, do mais novo estabelecimento do Sistema Colégios Militares, e, portanto, o mais jovem herdeiro da gloriosa história do CMRJ (“Casa de Tomás Coelho”), que fora criado em 6 de maio de 1889, para amparar os órfãos de militares da Guerra do Paraguai. A frase se consagrou como símbolo do CM da Capital e dos demais, ulteriormente criados.
Fundador da Casa do Poeta e da Sociedade de Cultura Latina, ambas em Brasília, e membro da Academia de Letras de Uruguaiana-RS, é, ainda, verbete do “Dicionário dos Escritores de Brasília”, elaborado por Adirson Vasconcelos.
Seu primeiro livro de versos, “Cisnes Brancos”, teve edição particular e limitada (tinha 19 anos). Vem publicando, a partir de então, poemas e artigos em jornais, revistas e antologias, como, por exemplo, “Anuário da Poesia Brasileira/1995” e “Salvados do Incêndio” (ambas da Editora Codpoe). Seu “Mea Culpa” (2º livro) é um resumo resumidíssimo de milhares de poesias que vem compondo desde o primeiro decênio de vida. Está no prelo seu terceiro livro: “Eventos e Loas”.