Autores

Perfil

"Nascido na cidade mineira de Leopoldina em 09/08/1952, José Antônio Gama de Souza, passou sua infância e adolescência na mesma cidade, onde foi operário e auxiliar de escritório até 1969, e onde completou o segundo grau, quando foi para Belo Horizonte estudar para concorrer ao vestibular de arquitetura, seu sonho na época.
Lá estudou e trabalhou em empresas comerciais e de prestação de serviços e com base na sua formação em administração e planejamento fiscal, em 1990 montou seu próprio escritório de consultoria empresarial em Leopoldina, MG.
Desde a adolescência foi amante da literatura e da poesia, admirador de João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Honoré de Balzac.
Passou a gostar de escrever poemas para as namoradas reais e musas virtuais, e músico amador, começou também a tocar violão ainda adolescente, o que lhe propiciou compor suas próprias canções.
Participou de vários festivais de música no período em que esteve em BH, na década de setenta, época turbulenta cultural e políticamente, quando substituiu as letras românticas pelas de protesto, e onde escreveu uma peça teatral, - A VACILADA - encenada no âmbito estudantil e que apesar de censurada, foi gravada e representou o Brasil em congresso de assistência social no Chile.
Lutou democraticamente contra o regime da ditadura militar e por este motivo foi preso duas vezes, sofrendo tortura psicológica e as amarguras impostas aos assim chamados " subversivos ".
Mas o gosto pela poesia permaneceu e incentivado pela família e pelos amigos, abriu o baú de poemas, pensamentos e crônicas, escritos durante toda sua vida, guardados em fundos de gavetas e absolutamente inéditos. Alguns integraram seu livro "Vontade de Ser" editado em 2001. Adotou na Internet, por ser um crítico ferrenho da hipocrisia e dos costumes político-sociais, o nickname de Balzac, em homenagem ao escritor francês.
Teve seu poema "Poesia Realista Romântica Concretista" incluído no livro "Seleções de poetas notívagos" editado em 2002 e o poema "Vida" no livro Ensaio Poético editado pela AVBL Academia Virtual Brasileira de Letras em 2003.
É diplomado pela Academia de Letras de Barretos por sua participação em concurso com o poema " Tenho culpa; tenho medo!".
Seus poemas são diariamente lidos em programa da Rádio Cidade - FM de Leopoldina, MG.
Participa com seus poemas dos sites: www.laurapoesias.com, www.notivaga.com , www.secrel.com.br/jornaldapoesia, www.#40anos.com.br www.vivapoesiaviva.kit.net, www.portikoliteropoetiko.com.br, www.beltrano.com.br, www.orkut.com, www.mell.com.br, www.clubao.com.br, www.gazzag.com.br, www.msn.com, com as páginas pessoais: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3536590, http://www.beltrano.com.br/scripts/comunidade/comunidade.asp?idComunidade=56741, http://spaces.msn.com/poesiaeamizade/PersonalSpace.aspx?_c02_owner=1.
Apegado à sua terra natal onde tem profundas raízes, hoje aposentado e ambientalista amador, dedica-se à literatura, à ecologia, ao modo simples de vida, à família, às amizades e às boas relações humanas."