Autores

Perfil

          Eu, Ambrozio Gonçalves de Souza, filho do Sr. João Maria de Souza e de Dona Edy Gonçalves de Souza, nasci aos 7 de dezembro de 1944, mas oficialmente, registrado em cartório, aos 3 de janeiro de 1945, na localidade denominada Vila Esteira, 8.° Distrito de Vacaria. 
          Estudei as l.a e 2.a Séries Primárias,  na Vila Ghetal,  pois na época meu genitor era funcionário dessa Firma. 
          Em 1956, mudamo-nos para a cidade de Vacaria, onde estudei a 3ª Série Primária no Colégio São Francisco, pertencente aos Irmãos Maristas.
          Em 1957, fomos morar na Capela Santo Antônio, também 8.° Distrito de Vacaria, onde levávamos uma vida simples, traba­lhando muito para podermos sobreviver, e por falta de professores, interrompi meus estudos, mas nossa saudosa mãe continuou a nos ensinar o que houvera aprendido em bancos escolares. 
           Somente em 1958 é que regressamos à Vacaria, onde meu genitor passou a ser Funcionário Público Federal, exercendo funções de Carpinteiro no então 3.° B Rdv, hoje 9.° Btl Eng e Const, sediado em Cuiabá- MT.
           No mesmo ano matriculei-me no Grupo Escolar Duque de Caxias, no qual em 1959 conclui o Curso Primário, e em 1960, após ter sido aprovado no exame de Admissão ao Ginásio, matriculei-me na lª Série Ginasial no Colégio Estadual de Vacaria, formando com outros 31 alunos, a lª Turma do refe­rido Estabelecimento de Ensino, dirigido na época, pelo hoje saudoso Sr. Soly Gonsaga dos Santos. 
          Em 1965, incorporei no 3.° B Rdv, para servir a Pátria, tornando-se realidade o meu grande sonho, o de ser Soldado. No mesmo ano, após um árduo Curso, fui promovido a Cabo, 14 Mai 1965. Ainda em 1965, fevereiro, comecei a frequentar os Fandangos do CTG Sentinela da Querência, onde até hoje sou sócio e fui Posteiro da Invernada Artística “Os Sentinelas”, missão que houvera recebido, com muita honra, de meu mestre e incentivador, hoje saudoso (Florentino Maciel Rezende, ao qual dedico toda minha obra), daí então começou a crepitar em Minha alma a chama Tradicionalista do nosso Rio Grande Gaudério e Xucro, a qual até então, estava apagada em minha vida. 
          Em 12 de setembro de 1966, tive que afastar-me dos meios Tradicionalistas, para deslocar-me até a capital do Estado de Santa Catarina, a fim de frequentar o Curso de Formação de Sargentos, no 14.° Batalhão de Caçadores, onde com um pouco de esforço e a ajuda do Patrão Velho lá de Cima, consegui lograr êxito ao lado de 30 colegas, no final do referido Curso.
         Voltando à Vacaria, embretei-me novamente com todo o ardor de minha juventude, na invernada do verso gauchesco e aqui estou de corpo e alma neste “Andejo”, para lhes apresentar alguns versos, nos quais encerro um mundão sem fim de sonhos e ilusões. Em minha nova investida literária, nesse meu andejar teatino, de todos os encantos Pátrios, reuni o cadinho representativo da raça brasileira demonstrando, em meus versos simples, mas eivados de amor à terra, à família e à Pátria, de modo insofismável, que um gaúcho será sempre gaúcho, no Sul e no Norte, no Oeste e no Leste, no Brasil ou fora dele.
        Tenho nas veias o sangue caracterizador do dono da terra. A marcante pigmentação melanínica, a altivez da postura, apesar da pequena estatura, a firmeza do olhar, o pelo duro, nem sempre obediente às ordens do pente, fruto da genealogia índia - seu avô era guenoa - hoje tenho o orgulho de proclamar-me gaúcho rio-grandense. Em 26 de outubro de 1968, contrai matrimônio com a jovem e lindaça TERESINHA MARIA DE SOUZA, por quem me apaixonei no dia 13 de janeiro de 1966, ao vê-la, pela primeira vez num ensaio da Invernada "Os Sentinelas". De nossa união nasceram: em 8 Mar 1969, Gislaine de Souza, em 9 Fev 1970, Gisele Bibiana de Souza, ambas em Porto Alegre, e em 18 Abr 1975, Gracielle de Souza, em Ponta Porã-MS. Minhas netas e neto: Gislaine gerou Carolline de Souza Ferreira Leite (24 Mar 1991) e Giullia de Souza Ferreira Leite (15 Set 1999); Gisele gerou Yasmim Anne de Souza Carvalho (7 Out 1996) e Yuri de Souza Henne (19 Mai 2007); Gracielle gerou Ágatha Gabrielle de Souza (15 Set 1991).
              Em 1972, lancei no IX Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria o Livro ANDEJO - Versos Gauchescos.
              Na minha andejada xucra, levei para além da fronteira gaúcha meu canto de amor à terra, à família e à Pátria. Na condição de militar, andejei de Vacaria, onde participei da fundação do CTG Sentinela da Querência a Três Corações, no Sul de Minas Gerais; conheci o Pantanal Mato-grossense, onde, e também, participei da fundação do CTG Sentinela de Amambai, mais precisamente em Amambaí; fui a Manaus e aos 13 de setembro de 1981, comecei ao lado do Chiru Gaudério, do Neuman e do Humberto Aquino, o programa "Gauchadas pela Rio Mar", programa que até hoje, através das ondas radiofônicas da rádio Rio Mar, leva aos mais recônditos rincões brasileiros nossa música, nossa poesia, nossa culinária e nosso autêntico modo de viver pampeano. Nesse mesmo ano, juntamente com minha esposa participamos da fundação do CTG UNIDOS PELAS RAIZES (nome sugerido por ela e aceito por todos).
              Conhecedor da terra, de seus mistérios e de seus segredos, em 1976 me fiz Guerreiro de Selva para defender, como militar e gaúcho o pedaço setentrional tão grande, cobiçado e, graças ao Patrão Velho do Universo, ainda livre de mãos alienígenas. Em 1981, tornei-me paraquedista e, para participar da implantação do Projeto Calha Norte, servi em São Gabriel da Cachoeira, de 31 de julho de 1988 a 8 de agosto de 1990; De lá, como guia, conduzi já pela terceira vez, uma equipe de militares ao Pico da Neblina, marco culminante do território nacional.
         Após andejar por Vacaria e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Três Corações, em Minas Gerais; Amambaí, no Mato Grosso do Sul; Manaus e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; e Rio de Janeiro, retornei à terra de Ajuricaba, na capital amazonense, em 1994, onde contei com a inestimável colaboração de meus amigos Humberto dos Santos de Aquino (Gaúcho Teatino), prefaciador e João Garcia (Xirú Gaudério), posfaciador, da elaboração final do Livro de Poesias gaúchescas: NENE BRASILEIRO (Manaus-AM, 7 de dezembro de 1995), lançado, numa edição amadora pessoal, em 1996, no Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria-RS.